Neuropsicologia: como essa especialização pode alavancar minha carreira

gallery_img_2

A Neuropsicologia é uma área de investigação da Psicologia e da Neurologia que busca compreender os processos mentais e as suas relações com o comportamento e o desenvolvimento cognitivo de cada indivíduo.

O foco de atuação do Psicólogo especialista em Neuropsicologia é o diagnóstico e a reabilitação das alterações comportamentais e cognitivas influenciadas por disfunções e/ou lesões do cérebro.

Os conhecimentos da Neuropsicologia são baseados em estudos neurocientíficos e clínicos, os quais obedecem às mesmas metodologias científicas utilizadas nas pesquisas com ensaios experimentais ou de casos clínicos relacionados à Psicologia e Neurologia.

Uma especialização em Neuropsicologia é uma formação interdisciplinar continuada da Psicologia em nível de pós-graduação que tem como objetivos aprofundar os conhecimentos e capacitar o profissional no processo de avaliação e intervenção neuropsicológica.
No processo de avaliação das funções neuropsicológicas, esses profissionais utilizam instrumentos padronizados especificamente para investigar o comportamento cognitivo envolvendo habilidades como: atenção, linguagem, raciocínio, memória, aprendizagem, processamento de informações e funções motoras, entre outras. Neste processo, o profissional fornece dados clínicos e formula uma hipótese diagnóstica do funcionamento cognitivo e comportamental do paciente.

A reabilitação ou intervenção neuropsicológica é indicada quando o especialista verifica durante a avaliação um quadro de déficit de aprendizagem e das funções cognitivas. Esta hipótese diagnóstica orienta as ações e o plano de tratamento indicado para o desenvolvimento das habilidades cognitivas específicas.

Especialistas em Neuropsicologia: amplo campo de atuação na psicologia

O campo de atuação desta especialidade da Psicologia compreende atividades diversas em diferentes espaços como o trabalho de pesquisa e ensino nas instituições acadêmicas, o atendimento individual em clínicas ou consultórios privados e a atuação como membro de equipes multidisciplinares em hospitais, entre outros. Abaixo estão algumas destas funções principais e locais de atuação.

• Emissão de laudos neuropsicológicos: obedece a parâmetros preestabelecidos e tem finalidades diagnósticas clínicas, em processos forenses ou para fins de perícia. Auxilia nas decisões de outros profissionais de áreas interligadas, contribuindo e influenciando diretamente na decisão do tipo de tratamento escolhido, ou ainda, em um veredito de um processo judicial, por exemplo, cuja tomada de decisão esteja relacionada com questões de desempenho intelectual ou a capacidade de julgamento de um indivíduo.

• Na reabilitação neuropsicológica infantil. Estes profissionais buscam o desenvolvimento cognitivo e psicossocial de crianças e adolescentes. O trabalho é realizado tanto de forma individual, com o paciente, como pela integração dos pais ou responsáveis legais e educadores. As estratégias utilizadas envolvem jogos, tarefas e recursos que buscam o estímulo cognitivo visando a melhoria do desempenho pessoal na vida cotidiana.

• Auxiliar no diagnóstico diferencial das demências, que envolve a avaliação clínica e neuropsicológica. Em uma sociedade cada vez mais envelhecida, é ressaltada a importância do diagnóstico diferencial destas doenças que causam perdas cognitivas durante o envelhecimento, como a doença de Alzheimer e a de Parkinson, e outros tipos de demência como a vascular, a demência mista e por distúrbios metabólicos.

• No desenvolvimento e criação de materiais e instrumentos que auxiliam tanto no diagnóstico quanto no processo de reabilitação como novos jogos, testes e programas de computadores.

Título de especialista versus certificações em Neuropsicologia

Além dos graduados em Psicologia, há diversos profissionais de outras áreas relacionadas à Neuropsicologia como a Neurologia, Pedagogia, Fonoaudiologia, Linguística, Psiquiatria, Pediatria, Geriatria e da própria Psicologia, que buscam o desenvolvimento contínuo e o progresso desta ciência, tanto na pesquisa quanto na área clínica profissional. Não há uma graduação específica como pré-requisito para a atuação destes profissionais de saúde. Estes profissionais podem ser certificados em Neuropsicologia.

Com o aumento significativo de atualizações e especializações na área, é oportuno que estes profissionais multidisciplinares sejam certificados quanto à qualidade de sua formação. As certificações em Neuropsicologia são emitidas pela Sociedade Brasileira de Neuropsicologia.

Entretanto, vale salientar que a certificação em Neuropsicologia não equivale a um título de Especialista, o qual é concedido pelos Conselhos Regionais de Psicologia. As certificações apenas reconhecem e certificam o nível e a qualidade dos profissionais na área.

É muito importante entender que, atualmente, a tecnologia é uma aliada fundamental para o bom desempenho do psicólogo e também é uma ótima estratégia para alavancar a sua carreira.

Você sabia que existem softwares médicos extremamente eficazes que auxiliam na gestão do consultório de psicologia e dos pacientes? E que inclusive podem ajudá-lo na parte estratégica e no marketing do consultório? Já pensou se, no seu software médico, além de gerenciar seus pacientes, você pudesse também criar e conduzir o seu próprio site e blog?

No iMedicina nós oferecemos essa possibilidade! Conheça nossa proposta visitando a nossa página e entenda melhor como informatizar o seu consultório de psicologia e atrair novos pacientes!

O conteúdo deste texto foi relevante para você? Confira outros textos interessantes em nosso blog!

Compartilhe este conteúdo:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Compartilhe este conteúdo:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Artigos relacionados

O que achou? Deixe seu comentário!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Já está de saída?

Junte-se a dezenas de milhares de Médicos e receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.

Ao inscrever na nossa newsletter, você está autorizando o iMedicina a enviar conteúdos de seu interesse. Jamais fazemos spam! Confira nossa política de privacidade.

Junte-se a Dezenas de Milhares de Médicos

Receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.