Nutricionista x Nutrólogo: Saiba como explicar a diferença ao seu paciente

02

Muitos pacientes têm dificuldades ou incertezas acerca de qual profissional de saúde procurar quando buscam por atendimento e, de fato, o paciente, leigo não tem a obrigação de saber ao certo quais as características de cada área do conhecimento e as especialidades médicas e isso acontece na área da nutrição. Portanto, saiba diferenciar um nutrólogo de um nutricionista para esclarecer as dúvidas dos pacientes!

Ambas as áreas lidam com nutrição, mas as diferenças já aparecem pelo começo: a formação acadêmica. Um nutrólogo é formado em Medicina, posteriormente especializado em Nutrologia Médica. Os nutricionistas, por sua vez, são formados em nutrição. Desta forma, o nutrólogo é um médico e, como tal, diagnostica problemas do organismo do paciente relacionados à nutrição.

Médicos nutrólogos

Os nutrólogos também têm noções sobre as características dos alimentos e suas respectivas informações nutricionais, mas seus conhecimentos estão mais voltados principalmente aos défices ou excessos do corpo do paciente que possam levar ao problema que enfrenta. Ou seja, por trás de uma obesidade ou alguma desnutrição, os médicos nutrólogos podem diagnosticar patologias relacionadas a estes distúrbios que podem efetivamente exigir um novo tratamento para o paciente, tal como tumores, doenças crônicas e outros.

Também como médico, o nutrólogo é o único profissional capaz de prescrever medicações ao paciente ou ainda solicitar exames relacionados a seus problemas nutricionais. É também o médico responsável por fazer a ponte entre a nutrição e outras especialidades da medicina que possam auxiliar no tratamento das doenças.

Profissionais da nutrição

Os nutricionistas são formados em Bacharelado em Nutrição. Como área do conhecimento, esta ciência também possui diversas especialidades e divisões, como nutrição infantil, nutrição esportiva e outras. Assim como os nutrólogos, os nutricionistas também trabalham com a nutrição, mas sob outra ênfase: enquanto os nutrólogos são mais pautados pelas preocupações patológicas do corpo do paciente, os nutricionistas estão mais voltados às características da dieta que podem auxiliar na solução dos problemas do paciente ou de melhorar suas condições de saúde.

Assim sendo, os nutricionistas entendem muito mais das características dos alimentos do que os nutrólogos e seu trabalho é muito requisitado por pessoas que desejam emagrecer saudavelmente, ganhar massa muscular, aumentar a performance do corpo, no caso de esportistas, e até mesmo manter a forma com uma dieta que não faça mal ao organismo. Eles podem indicar também hábitos que ajudem no melhor aproveitamento dos nutrientes.

O trabalho de ambos os profissionais é diferente, mas se complementa. Nutrólogos cuidando das especificidades do corpo e nutricionistas cuidando das características dos alimentos, com o único intuito de aumentar a qualidade de vida dos pacientes.

Vale ressaltar que os profissionais são de setores profissionais diferentes e que, portanto, também atuam de maneira distinta. O médico nutrólogo terá como norte a manutenção da saúde do paciente. O nutricionista, por sua vez, se preocupará mais em analisar a dieta de forma minuciosa e apontar os nutrientes em sobra e em falta nos hábitos alimentares da pessoa atendida.

Independente do caminho escolhido, para se firmar no mercado é importante que o profissional da área de nutrição enxergue o seu consultório como um empreendimento que precisa de atenção estratégica. É preciso investir parte do seu tempo para planejar ações para divulgação do consultório e aumento da qualidade do atendimento.

Investir em uma boa gestão pode impactar bastante nos resultados que o consultório te oferece todo mês. Por isso, é importante começar a pensar em investir em tecnologia para centralizar todos os processos do consultório – administrativo, financeiro e estratégico – em um só lugar: um software de gestão e marketing para consultórios.

No iMedicina nós oferecemos essa possibilidade! Conheça nossa proposta visitando a nossa página e entenda melhor como informatizar o seu consultório de nutrição e atrair novos pacientes!

Gostou do artigo de hoje? Confira mais em nosso blog!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira:

Está faltando paciente no seu consultório?

Saiba como a Conexa iMedicina pode solucionar esse problema!