O papel determinante de uma profissão: dentista

Tempo de leitura: 3 minutos

O profissional da odontologia não deve ser lembrado apenas no dia do dentista. Por seu papel ativo na sociedade, trata-se de alguém cuja importância ultrapassa a sua área de abrangência no trabalho.

As visitas periódicas que devemos fazer aos dentistas não são obrigatórias apenas porque precisamos manter um bom sorriso. Para além da vaidade, estamos nos preservando de doenças e problemas de saúde. Dentes estragados afetam todo nosso organismo, pois cada um tem uma função na boca.

No dia do dentista costumamos parabenizá-los. Mas temos a noção do papel determinante que ele tem no cotidiano?

A função determinante do dentista

O papel da saúde é um dos mais importantes desde o início da sociedade. Afinal, profissionais dessa área tratam o valor da vida, que é o direito fundamental e o mais sólido pilar do conceito de sociedade.

Para que um organismo político se sustente, é preciso que haja uma estruturação de papéis que serão exercidos por membro da sociedade. Eles devem viver respeitando código de conduta recíproco. Para manter a harmonia, a população precisa ter ligações profundas com todos os membros. Ela se dá através de um passado comum, de valores e até mesmo uma religião.

O dentista é um daqueles profissionais que atua em uma área delicada da sociedade. Seu trabalho envolve muitas responsabilidades profissionais, legais e éticas. Como a área sofre constantes mudanças, o profissional deve aliar os valores do ato odontológico e as mudanças que o mundo sofre. A forma como ele administra essa relação ditará os rumos de sua carreira profissional.

O dentista, portanto, é um profissional que ajuda a estruturar os serviços básicos de uma sociedade. Seu papel primordial é garantir um ótimo sorriso para todos, e isso tem o poder de mudar racialmente a vida de uma pessoa. Quem está feliz com o próprio sorriso tem autoestima, pode conquistar bons postos de trabalho, e suas relações pessoais são mais intensas.

A ação simples do dentista tem um impacto psicológico profundo. E, como mostramos, seu papel vai além disso. Durante sua atuação, ele preza cada pormenor da saúde bucal, que altera o bem-estar. Dessa forma, podemos dizer que a atividade odontológica também abrange, indiretamente, atos terapêuticos.

O Dia do Dentista

No dia 3 de Outubro comemoramos o Dia do Dentista. A data faz referência à criação do primeiro curso que formava odontólogos. Foi nesse dia, do ano de 1840, que em Baltimore, nos Estados Unidos da América, deu-se o primeiro passo para a formação de uma turma de especialistas.

Trata-se de uma data importante porque muitas pessoas, inclusive dentistas, subestimam a importância da profissão. Mas os casos em que a relação entre profissional e paciente se tornou uma grande amizade são muitos. O cliente busca o dentista para resolver seu problema bucal, mas pode descobrir uma excelente pessoa, passando a respeitá-lo e admirá-lo.

Dizem que o dentista, em razão disso, possui duas satisfações na sua vida. Trabalhar e ser recompensado financeiramente por isso e ver a gratidão na vida das pessoas. E a influência que exercem na sociedade certamente não tem preço.

Nesse dia do dentista, não esqueça de parabenizar os profissionais que tanto fizeram por você. Aproveite para realizar um check up! Para ter mais informações sobre a área odontológica, visite outros posts do nosso site.