O que a telemedicina vem trazendo para os pacientes nos últimos tempos?

A telemedicina, integrante da telessaúde, traz nos dias de hoje vantagens que estão atreladas não só aos profissionais que decidem apostar no segmento, como principalmente, aos pacientes. A seguir, confira quais são os principais benefícios da telemedicina para aqueles que mais precisam dela: os pacientes.

A telemedicina e seus avanços ao longo dos anos

A telemedicina deu os seus primeiros passos com o surgimento da rede de telefonia. Vamos considerar um exemplo: se o bebê engasgasse com algum objeto, a mãe poderia entrar em contato com o médico pediatra via telefone para que qualquer atitude emergencial fosse tomada instantaneamente. Os avanços se tornaram cada vez maiores, passando para a rede radiofônica e chegando até a transmissão de imagens médicas.

Porém, hoje a possibilidade de comunicação entre o paciente e o profissional da área de saúde ocorre por meio de numerosas tecnologias de ponta. Abriu-se espaço para a realização de videoconferências, surgiram programas para realização de diagnósticos e consultas em tempo real e, por vezes, há até mesmo a permissão para a realização de procedimentos médicos de modo remoto. E como o paciente pode se beneficiar dos avanços notáveis e cada vez mais expressivos da telemedicina?

Benefícios da telemedicina para o seu público final: os pacientes

Mesmo nos dias de hoje, em que a telemedicina já é melhor disseminada por todo o Brasil, muitos são os pacientes que ainda não sabem como utilizá-la a seu favor. A seguir, confira uma seleção dos diferenciais que a telemedicina vem trazendo para seus pacientes nos últimos tempos.

1. Maior acesso à medicina de primeira linha sem perda de qualidade
No Brasil e em vários outros destinos ao longo do mundo os serviços médicos custam caro. Porém, com o surgimento da telemedicina houve um barateamento no segmento sem que houvesse a queda na qualidade na prestação dos serviços.

2. Teleassistência
Com a telemedicina o paciente e sua condição de saúde passam a ser monitorados de qualquer espaço – que inclusive, pode ser a sua própria residência. Caso algo esteja errado, o contato com o médico é realizado à distância e o quanto antes.

3. Redução de tempo
A telemedicina também reflete em redução de tempo, tanto no sentido de acesso aos serviços médicos necessários, como também, no tempo de deslocamento do paciente até a clínica médica, hospital ou outro ambiente em questão.

4. Emissão de laudos via internet
O benefício, na verdade, serve tanto para os profissionais de medicina como para os pacientes. Com o auxílio da internet os laudos podem ser acessados via computadores, independentemente de qual seja o laboratório em que o exame tenha sido realizado.

5. Menor risco de contaminações/infecções
Pode até parecer raro, mas na realidade, não é. Por vezes, o paciente que busca uma clínica/hospital para tratamento de algo simples acaba saindo de lá “pior”, como no caso de infecções oriundas de agentes contagiosos que “vivem” no ambiente (tais como vírus e bactérias).

Gostou deste artigo? Para conferir mais sobre os avanços da telemedicina e como eles têm se tornado fundamentais na rotina dos pacientes atuais, não hesite em buscar pela palavra-chave “telemedicina” em nosso blog.

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: