Os centros médicos mais antigos do Brasil

É claro que a qualidade de um centro médico também se mede com base em seus anos de experiência. Você já parou para pensar em qual é a idade do principal centro médico do Brasil? Se ainda não, chegou ao lugar certo. Confira neste artigo quais são os centros médicos mais antigos do Brasil.

Os centros médicos mais antigos do Brasil

Os centros médicos são locais dedicados à prática de medicina especializada. Basicamente, é onde acontecem as consultas na área de oncologia, otorrinolaringologia, neurologia, cardiologia, dermatologia, ginecologia, ortopedia, pediatria e assim por diante.

A seguir, confira quais são os centros médicos mais antigos do Brasil.

1. Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre

A Santa Casa de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, abriga um dos centros médicos mais velhos do país. Ela foi inaugurada em 1803 e mantém-se em pleno funcionamento até hoje. Sua principal especialização é no transplante de órgãos, como coração, rins, córneas, pâncreas e transplantes conjugados.

2. Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad

Já o mais antigo centro médico especializado em ortopedia e traumatologia é o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad. Localizado em São Paulo, ele foi inaugurado em 1943, sendo o seu primeiro nome “Hospital Central de Acidentados”.

3. Hospital Israelita Albert Einstein

O Albert Einstein, por sua vez, abriga não só um dos mais antigos centros médicos do Brasil, mas também um dos mais completos. Ele é especializado em problemas de tireoide e é uma referência em todo o Brasil no tratamento de doenças oncológicas, cardiológicas, neurológicas e infecciosas de modo geral.

4. Hospital Alvorada

O Hospital Alvorada, especializado em serviços de emergência e cirurgia, também está entre os mais antigos do Brasil. Ele foi inaugurado em 1961 e está localizado em São Paulo capital.

5. Hospital da Mulher Professor Doutor José Aristodemo Pinotti

Foi com o objetivo de atender com exclusividade as demandas de saúde do público feminino que o Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti foi criado. Ele é especializado principalmente no tratamento de câncer ginecológico e no câncer de mama.

Apesar de estar na lista dos centros médicos mais antigos do território brasileiro, o Hospital da Mulher nasceu em 1986, sendo razoavelmente novo. Desde então, o centro médico já é responsável pelo atendimento de mais de 1,5 milhão de pacientes mulheres.

Centros médicos x hospitais mais antigos

Como você deve ter notado, a grande maioria dos centros médicos destacados anteriormente é hospital. Mas, afinal, qual será a diferença entre eles?

Um hospital é um complexo de medicina que abriga centros médicos, leitos para internação e cirurgia, pronto socorro e uma série de outros espaços. Sendo assim, os maiores centros médicos do Brasil estão localizados dentro de hospitais grandes e renomados.

Após conhecer os centros médicos mais antigos de todo o Brasil e um pouco mais sobre suas histórias e especialidades, que tal aproveitar para explorar a guia ‘centro médico’ do nosso blog? Aqui, temos todas as informações que você procura!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: