Os Centros Médicos verticalizados que pagam por performance

Como financiar a prestação de serviços de saúde é algo muito discutido atualmente. Visando economia, lucratividade e um acesso mais fácil da população ao serviço de saúde, alguns gestores de saúde optam no investimento em centros médicos verticalizados, garantindo certo êxito no oferecimento desse trabalho.

Contudo, alguns se preocupam em como contratar profissionais e oferecer remuneração à altura de seus serviços. Com o crescimento desses centros, a forma mais conveniente tem sido o pagamento da equipe médica por performance.

Talvez você, como médico, se pergunte como isso pode funcionar e como pode se obter vantagens trabalhando dessa maneira.

Afinal, o que é pagamento por performance?

O pagamento por performance é considerada uma tática nova. Na década de 90, países como Canadá e Austrália iniciaram esse método relacionando a quantidade de trabalhos oferecidos pelo especialista e a qualidade proporcionada a seus pacientes. É uma medida que visa essa relação na realização de procedimento médico que os consumidores já esperam que ele faça seguindo as normas de seu contratante. Porém, garante mais comodidade ao profissional na hora de executar o trabalho.

De lá pra cá, muitos gestores e planos de saúde têm diversificado esse tipo de pagamento. Alguns têm escolhido essa forma de pagamento selecionando algum médico atuante de sua rede credenciada e pagando-o na mesma base financeira que ele recebia, seja por hora ou por consultório.

Outros sugerem a mão de obra terceirizada, contratando horas de um profissional em sua própria clínica e ofertando um valor mais atrativo. Até a concentração em serviços básicos é vista como uma boa alternativa condizente com esse tipo de pagamento.

Como trabalhar de maneira eficiente com pagamento por performance?

A princípio, essa tática parece arriscada e propensa a riscos. Entretanto, alguns cuidados podem ser tomados para tornar essa prática positiva.

É bom manter-se informado sobre avaliação de seu desempenho, ter divulgação clara e transparente de seu trabalho e criar estabilidade na inserção desses dados na experiência para produzir e fornecer toda essa informação.

Analisar modelos prospectivos de remuneração, como pagamento por carga horária, pode ser um ótimo começo para introduzir o método de remuneração por performance, uma vez que esse método é heterogêneo e contribui ao médico ou toda a equipe médica com salários baseados não só em carga horária, mas também em produção e qualidade e ligados à outras estratégias organizacionais.

Reorganizar e integrar especialidades básicas a outros tipos de serviços de saúde oferecidos também pode trazer vantagens para que o pagamento por performance tenha efeito positivo. Os dados assistenciais da empresa se tornam mais claros e fortes, e em conjunto com uma forte divulgação dos trabalhos ofertados, agregam valor tanto à empresa como também ao cliente.

Sendo assim, os pacientes se sentem mais confiantes em procurar esses centros médicos do que escolher uma rede credenciada. Com uma evolução crescente desses serviços e uma procura mais acentuada e prática dos pacientes, se torna necessário como profissional médico trazer variedade à sua equipe, que atuará com mais eficiência e os pacientes sentirão mais comodidade com o serviço.

Gostou desse artigo? Confira outros textos em nosso blog!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: