Os hospitais podem trabalhar com agenda online?

As ferramentas de agenda online disponíveis atualmente tem facilitado a rotina de muitos profissionais de saúde tornando o processo mais conveniente para o profissional e a sua clientela.

Entretanto, a implantação deste sistema com base na internet tem aumentado consideravelmente entre as Instituições que prestam serviços de saúde, como grandes hospitais, clínicas e redes de laboratórios.

Estas Unidades de saúde inovam em facilitar a marcação de consultas de seus clientes disponibilizando em seu site este serviço de agenda online. Através dele o usuário pode agendar uma consulta pela internet, sem precisar entrar em contato direto com a central de marcação e no horário mais conveniente.

Quais as vantagens do sistema de agenda online para um Hospital?

O serviço de agenda online é também uma medida de gestão administrativa da instituição que busca facilitar a vida do usuário e também do próprio hospital. Além disto, os sistemas tradicionais de agendamento representam um ônus considerável em termos de recursos humanos para a instituição.

Grandes hospitais contam geralmente com um número considerável de especialidades médicas, além de uma variedade de exames que são realizados no local. Isto gera uma quantidade grande de ligações que são realizadas todos os dias nas centrais de marcação.

Mesmo com os eficientes sistemas de PABX disponíveis, o paciente ainda perde um tempo considerável esperando ao telefone até consegui a consulta com o especialista desejado, no dia, horário e local de sua preferência, gerando desconforto para o usuário.

A agenda online tem o diferencial de estar acessível 24 horas. Em muitos Hospitais, a central de marcação funciona apenas no horário comercial. Para quem tem uma rotina intensa durante o dia, este tipo de facilidade faz toda a diferença para o paciente.

Outra grande vantagem desta ferramenta de internet é que o paciente pode fazer o agendamento virtual através de qualquer computador ou dispositivo móvel (tablet ou celular). Além disto, esta ferramenta pode ser incorporada em sites ou páginas sociais (Facebook, Twitter, etc) da instituição, permitindo que seus usuários façam reservas a partir destes canais e no momento que lhes convier.

O paciente pode ainda fazer alterações em seu agendamento sem precisar entrar em contato com o hospital. Basta verificar a disponibilidade de um novo horário e fazer a modificação em tempo hábil. Além de toda a conveniência e controle de gastos, estas ferramentas auxiliam também na estratégia de marketing digital, transmitindo uma imagem positiva de inovação e eficiência da instituição de saúde.

Quais hospitais já utilizam o sistema de agenda online?

O Hospital Madre Teresa, localizado em Belo Horizonte/MG, é uma instituição de saúde de alta complexidade que dispõe de várias especialidades médicas e com uma estrutura completa de atendimento.

O hospital disponibiliza o serviço de agendamento online como aliado para a comodidade de seus usuários. Através do sistema o paciente pode escolher o médico, o horário mais conveniente e a unidade mais próxima.

Em São Paulo, o Hospital Adventista utiliza o agendamento online a serviço de seus clientes atendidos nas mais diferentes especialidades médicas. Da mesma forma, a rede de Hospitais Santa Helena Saúde, referência na região metropolitana do ABCD, já dispõe deste sistema para os seus usuários.

O Iamspe, dos servidores públicos do Estado de São Paulo, disponibiliza a marcação de consultas online nas especialidades que são mais utilizadas pelos usuários do Sistema de Saúde.

Algumas das grandes operadoras de planos de saúde particulares já disponibilizaram a agenda online nos portais de algumas de suas redes de atendimento. É o caso de algumas cooperativas da Unimed e também da Bradesco Saúde. Esta última disponibiliza o serviço em algumas cidades do estado de São Paulo.

Empresas como a ConsultaClick, a BoaConsulta e a CM Tecnologia, utilizam este serviço de internet de maneira independente, intermediando o agendamento de consultas entre pacientes e os profissionais de saúde ou instituições.

Os serviços de agenda online é uma tendência crescente entre as instituições de saúde pelas características absolutamente vantajosas para todos. Este sistema tem modificado de maneira positiva a rotina de grandes hospitais e de sua clientela.

Gostou deste texto? Então, não deixe de ler outros textos interessantes em nosso blog!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: