Os melhores dentistas do Brasil: quem são eles?

Tempo de leitura: 4 minutos

O brasileiro é conhecido por seu sorriso fácil, e esta é uma fama que de fato se confirma. Não é a toa que o mercado odontológico nacional está entre os três maiores do mundo, ficando atrás apenas do dos Estados Unidos e da China. Naturalmente, nossos dentistas estão entre os melhores do mundo, com palestras e trabalhos reconhecidos em diversos países.

O brasileiro investe tanto em saúde bucal quanto na saúde do corpo, e não poupa tempo e dinheiro para ir ao dentista e seguir os tratamentos recomendados. É algo bastante comum ver adolescentes com aparelhos nos dentes, e cada vez mais comum também encontrar adultos na mesma situação, o que é um bom sinal para a Ortodontia. Os sorrisos brancos ainda confirmam o aumento da procura por tratamentos de clareamento e prótese dentária, especialidades da Odontologia Estética.

Vamos ver então quem são os melhores dentistas do Brasil e o que estão fazendo para merecerem este título:

Newton Fahl

O Dr. Newton Fahl Jr. é um dos grandes nomes da Odontologia Estética, com reconhecimento nacional e internacional. É famoso pelo talento artístico, que mescla criatividade e técnica, inspirando muitas gerações de profissionais. Dirige um instituto próprio em Curitiba (PR), onde além de atendimentos, também ministra cursos de formação. Ele é graduado pela Universidade Estadual de Londrina, com especialização e mestrado na Universidade de Iowa (EUA). Além de integrar o corpo editorial de diversos periódicos da área, é membro da “American Academy of Esthetic Dentistry”, membro fundador e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE), fellow da “Fundação MCG-Hinman” (EUA) e já recebeu diversos prêmios pelo seu trabalho. Suas principais especialidades e interesse são em odontologia estética adesiva e restauração em resinas compostas.

Nelson Mucha

O Dr. Nelson Mucha é uma referência em Ortodontia, com atuação em estabilidade, resultados de tratamentos, incisivos inferiores, mini implantes, biomecânica e ceramic brackets. Ele é graduado pela Universidade de Passo Fundo, com mestrado e doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde atuou por muitos anos como professor da graduação e da pós-graduação. É professor titular da Universidade Federal Fluminense (UFF) e professor convidado em outras universidades. Além disso, promove palestras pelo mundo, é consultor de revistas científicas brasileiras e estrangeiras, é membro de diversas associações profissionais como o “Board Brasileiro de Ortodontia e Ortopedia Facial”, a SBO, a “American Association of Orthodontists”, entre outras.

Ederson Betiol

Especialista em prótese dental, o Dr. Ederson Betiol graduou-se pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e concluiu o mestrado e o doutorado em Prótese Dental pela Universidade de São Paulo (USP). Também participou de diversos cursos de atualização em instituições nacionais e internacionais. É professor da UFPR e atende em Curitiba, onde atua principalmente com os temas prótese fixa, planejamento, biomecânica, implantes e estética dentária.

Sidney Kina

Focado na estética e harmonia, o Dr. Sidney Kina é especializado em Odontologia Estética, Prótese Dentária e Odontogeriatria. Atua em consultório particular em Maringá (PR) e também segue carreira acadêmica, ministrando e coordenando cursos de especialização e de pós-graduação em instituições brasileiras. É formado em Odontologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e mestre em Clínica Odontológica na UNICAMP. É ainda consultor de revistas científicas, membro honorário da SBOE e membro da Academia Brasileira de Odontologia Estética (ABOE).

José Mondelli

Referência em Clínica Odontológica, Dentística e Estética, é professor titular da USP desde 1963. Além disso, é professor Honoris Causa em diversas universidades brasileiras e estrangeiras, e membro honorário em sociedades odontológicas de outros países. Paralelamente, dirige o seu próprio instituto de Odontologia em Bauru (SP), onde ministra e coordena cursos de especialização.

Maria Salete Nahás Pires Corrêa

É uma das principais referências nacionais em Odontopediatria, com ênfase em aspectos psicológicos, primeira infância e erosão dental. É graduada pela UNESP, com mestrado e doutorado pela USP, onde é professora de Odontopediatria. É membro do corpo editorial e também revisora de diversos periódicos científicos da área, e tem uma extensa lista de apresentação de artigos em eventos e publicações em revistas especializados.

Gostou desse artigo? Leia outros em nossa página!