A pior indicação de prontuário eletrônico que eu já recebi!

prontuário eletrônico

Nos momentos em que as coisas não vão bem, costumamos buscar maneiras de economizar, a fim de controlar um pouco a situação. E em um desses momentos, me deparei com a necessidade de gerir o meu consultório de maneira mais produtiva e, definitivamente, dobrar o faturamento do meu consultório, mas ao mesmo tempo sem ter que aumentar o investimento. E foi aí que eu recebi a pior indicação de prontuário eletrônico em toda a minha vida: um software de gestão open source gratuito.

Embora o software de prontuário eletrônico open source pareça ser uma opção bem atrativa pelo simples fato de ser, obviamente, gratuito, o sistema em si pode resultar em perca de pacientes, complicações na administração e perca de dinheiro.

Já ouviu falar que o barato sai caro? Pois bem, foi exatamente isso que eu vivi. De nada adianta adotar um sistema de prontuário médico a fim de economizar se você escolher a primeira opção que achar, sem investigar o que está por trás disso.

Para você entender melhor o que aconteceu comigo, listarei logo abaixo dois dos motivos pelos quais eu considero o software open source a pior indicação que eu já recebi. Vejamos:

1. Não Há Segurança

Um software de prontuário eletrônico open source possui código aberto. Isso quer dizer que qualquer pessoa poderá baixá-lo e usá-lo sem custo. 

O problema disso é que você não contará com nenhuma ajuda para barrar possíveis ataques e invasões, a não ser que contrate um programador para customizar a sua versão e tomar as medidas necessárias.

Ou seja, as informações dos seus pacientes e até mesmo as do seu consultório correm o risco de serem acessadas por outras pessoas. Além de antiético, isso ainda pode fazer com que você tenha problemas legais. 

2. E Nem Suporte

Imagine que você implementou um software de prontuário eletrônico gratuito open source em seu consultório e finalmente migrou todos os seus dados para o sistema, com ajuda de um desenvolvedor que você já teve que pagar uma vez.

Depois disso, contece algum problema inesperado com o software e você perde grande parte dos registros médicos dos seus pacientes. Como você poderia solucionar isso?

Com um software open source, solucionar isso será praticamente impossível, a não ser que você pague novamente o programador para trabalhar nisso. Como você pode notar, mais uma vez você está desembolsando dinheiro para corrigir problema de um sistema que teoricamente não teria custos. 

Este é, sem dúvidas, um dos maiores riscos de se utilizar um prontuário eletrônico open source, pois uma vez que o sistema apresentar problemas, isso será sinônimo de gastos. Infelizmente, isso aconteceu comigo.

Prontuário Eletrônico Gratuito: Fique Longe Desta Furada!

Viu só como eu só colhi prejuízos ao utilizar um software de gestão médica open source?

Definitivamente, esse tipo de sistema não oferece segurança alguma e, caso algum problema ocorra por conta do mau funcionamento do software, você ainda tem que custear a manutenção, pagando altos valores a especialistas em TI. 

Portanto, caso necessite de uma solução gratuita, lembre-se de pesquisar todas as suas características antes de usar. 

Então, qual a solução?

Prontuário eletrônico gratuito pode sim ser uma boa opção para a sua clínica ou consultório. Basta investigar a fundo as alternativas disponíveis no mercado e fugir dos sistemas open source.

O ideal é optar por um software de prontuário eletrônico gratuito baseado na nuvem, o qual lhe oferecerá mais segurança, suporte e os recursos que você realmente precisa.

Escolher o prontuário eletrônico certo para o seu consultório lhe ajudará em muitas áreas, desde o marketing médico para atrair mais pacientes até a gestão precisa para dobrar o faturamento do seu negócio. O que, ficou surpreso? É meu amigo, hoje o prontuário eletrônico não é mais apenas um sistema para armazenar informações! Pode ser uma alternativa abrangente para gerir o seu consultório e, o melhor, sem custo!

O iMedicina tem um sistema completo que atende a todos os requisitos éticos e de segurança. Acesse este link e comece a testar hoje mesmo. Não é necessário inserir os dados do seu cartão para começar a usar. 

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: