10 dicas para o atendimento por plano de saúde funcionar bem

plano de saúde

O plano de saúde é uma opção que abre um grande leque de pacientes para os profissionais da área da saúde, tornando seus consultórios conhecidos e frequentados. Mas muitos desconfiam ou rejeitam qualquer plano de saúde, por desconhecer seu funcionamento e vantagens.

Os médicos que querem abrir um novo consultório se enchem de dúvidas sobre essa questão e o principal motivo é financeiro, já que os valores repassados são bem abaixo dos cobrados no mercado. Apesar dessa questão, há muito mais vantagens que desvantagens em aceitar integrar redes de convênios.

As Vantagens

Separamos dez dicas valiosas para fazer o convênio se desenvolver da melhor forma:

1 – Para médicos em início de carreira e que precisam já começar com certo fluxo de pacientes, os convênios são muito importantes para movimentar o novo consultório;

2 – Se para todos os médicos é importante aceitar convênios para ampliar sua rede de clientes, para os médicos iniciantes é ainda melhor. Através deles, os pacientes são indicados para o consultório e, ao ser bem atendido, os pacientes voltarão quando necessário e indicarão o médico para amigos e familiares;

3 – Treine sua equipe. Erros no preenchimento das guias, falta de conhecimento das cláusulas dos convênios, rasuras, confusão entre os tipos de plano de saúde, são alguns dos fatores que atrasam ou até impedem o pagamento dos convênios ao consultório. Quem preencher as guias deve ter a máxima atenção, já que na maior das vezes, os erros de cadastramento começam com a falta de preparo do funcionário, indo até a sua falta de atenção;

4 – Independente do tamanho do consultório, quanto mais organizado ele estiver, melhor será para seu funcionamento. As guias dos convênios devem estar acessíveis, assim como recibos e até informações;

5 – Para deixar ainda mais organizado, padronize os processos para facilitar desde o cadastramento do paciente até a documentação para o contador. Arquivos e pastas são opções simples e muito práticas;

6 – Faça pesquisas de satisfação com seus pacientes, para entender o que está ou não funcionando no atendimento do consultório. Qualquer problema que o paciente tenha com seu plano de saúde, acaba repercutindo com seu médico, por isso é importante entender a visão do conveniado e fazer as melhorias possíveis;

7 – Atender o paciente sem diferenciação entre particular ou por convênio. Pode ser tentador dar prioridade para os que pagam o valor de mercado, mas não é justo. E claro, provoca evasão de pacientes com convênios, que se sentem inferiorizados por um atendimento ruim;

8 – O faturamento de convênios é especializado, que diferem de um plano para outro. Quanto menos pessoas fizerem essa tarefa, maior será a chance de não haver erros, já que ela se responsabilizará pelo trabalho e vai procurar o máximo de informações para tudo dar certo;

9 –Outra situação que pode ser resolvida com a organização é que durante o balanço mensal, todas as guias dos convênios devem ser separadas, para não gerir atrasos e até falta de pagamento do atendimento já feito;

10 – Fique atento a validade dos documentos. Tabelas defasadas podem prejudicar bastante os processos.

Independente da sua decisão é importante que o profissional da área da saúde enxergue o seu consultório como um empreendimento que precisa de atenção estratégica. É preciso investir parte do seu tempo para planejar ações para divulgação do consultório e aumento da qualidade do atendimento.

Investir em uma boa gestão pode impactar bastante nos resultados que o consultório te oferece todo mês. Por isso, é importante começar a pensar em investir em tecnologia para centralizar todos os processos do consultório – administrativo, financeiro e estratégico – em um só lugar: um software de gestão e marketing para consultórios.

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