Por que devo aderir a planos de saúde na minha clínica?

planos de saúde

Planos de Saúde podem ser uma boa opção para a carreira dos profissionais de saúde. Médicos, dentistas e outros profissionais da área podem se credenciar às operadoras de planos de saúde e, assim, ter a possibilidade de conquistar mais pacientes.

Especialmente para os profissionais que ainda estão em começo de carreira, um plano de saúde pode ser uma escolha ainda melhor, visto que este médico ou dentista não tem ainda reputação e nome construídos perante a comunidade. Dessa forma, o plano de saúde faz com que mais possíveis pacientes tenham contato com a respectiva clínica.

Mesmo os profissionais mais tarimbados não costumam abrir mão dos planos de saúde. Ser credenciado a uma grande empresa de planos pode ser a garantia de uma agenda repleta de pacientes ao longo de toda a semana. E quando falamos em planos, não consideramos apenas os privados.

Os planos de saúde

Vamos aqui definir três tipos de planos de saúde aos quais o profissional pode se credenciar. Dois destes são de caráter público, enquanto que o outro é de iniciativa privada. Dos planos públicos, existe o SUS e os planos restritos a servidores.

Estes planos restritos costumam ser ofertados por repartições públicas a níveis municipal, estadual e federal a seus respectivos servidores. Com isso, os pacientes ganham descontos em procedimentos, e a clínica tem a estabilidade de um plano oferecido pelo Estado.

Já o SUS, por sua vez, funciona por meio de editais. Após concorrer e ser selecionado pelo edital, a clínica assina um contrato com o sistema, que costuma ter duração de dois anos, para prestar os atendimentos ao Sistema Único de Saúde.

Os planos públicos de saúde possuem uma estabilidade maior em relação aos privados. O médico se torna, mesmo que temporariamente, um servidor estatal.

Os planos privados são oferecidos por empresas privadas, as operadoras. Existem operadoras de diversos tamanhos e áreas de atuação, desde regional a até mesmo internacional. Suas condições de trabalho e suas exigências variam de companhia para companhia, mas a única forma de se credenciar a elas é procurar o site ou outro contato da empresa e preencher os requisitos solicitados pelo empreendimento.

 Contras

Atender pacientes de forma particular exige uma boa reputação e muita competência, mas o lucro é direto e sem intermediários. Quando a clínica passa a ser credenciada a planos de saúde, independentemente de seu tipo ou companhia, existe defasagem e burocracia na hora de receber pelas consultas ou outros procedimentos realizados no paciente conveniado.

Ao atender por planos, as clínicas preenchem guias que detalham minuciosamente o atendimento, os materiais utilizados e os valores a serem compensados ao profissional. Ao fim do mês, os consultórios enviam as fichas até as empresas, que fazem a análise dos documentos e o respectivo pagamento dos rendimentos. O pagamento em si também tem demora diferente em cada empresa. É importante consultar.

Para concluir, reitera-se: plano de saúde é uma boa escolha e quase todo profissional de saúde usa para trabalhar. São muito mais pacientes e possibilidades de crescimento em um menor prazo. Por outro lado, são necessários muitos atendimentos, visto que o rendimento é menor do que no particular, e as empresas costumam impor dificuldades aos profissionais na hora do pagamento.

Independente da sua decisão, é importante que o profissional da área da saúde enxergue o seu consultório como um empreendimento que precisa de atenção estratégica. É preciso investir parte do seu tempo para planejar ações para divulgação do consultório e aumento da qualidade do atendimento.

Investir em uma boa gestão pode impactar bastante nos resultados que o consultório te oferece todo mês. Por isso, é importante começar a pensar em investir em tecnologia para centralizar todos os processos do consultório – administrativo, financeiro e estratégico – em um só lugar: um software de gestão e marketing para consultórios.

No iMedicina nós oferecemos essa possibilidade! Conheça nossa proposta visitando a nossa página e entenda melhor como informatizar o seu consultório e atrair novos pacientes!

[posts-relacionados-gerais][/posts-relacionados-gerais]

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: