Principais maternidades públicas no Brasil para trabalhar

Ter um filho é um momento único, muito especial e que é ansiosamente aguardado pelos pais do bebê que está prestes a vir ao mundo. E você sabia que, de acordo com a Secretaria de Saúde, tem crescido o número de gestantes que preferem dar à luz em maternidades públicas?

Isso porque, segundo a opinião dessas mulheres, além dos gastos reduzidos em utilizar o serviço da Secretaria de Saúde, nessas instituições é menos comum que o parto cesariano seja forçado, como acontece em alguns hospitais particulares.

Mas, é claro, nem tudo são flores! Com este evidente aumento na procura pela rede pública para o parto, a superlotação das maternidades tem sido uma preocupação constante para a Secretaria de Saúde que, segundo seus representantes, já tem iniciado os investimentos com a construção de novos hospitais completos e prontos a receber os recém-nascidos.

Enquanto isso não sai do papel, você pode aproveitar para conhecer neste artigo quais são as melhores maternidades públicas do Brasil. Se sua especialidade for esta, ou se estiver estudando para ser, vale a pena ir mais a fundo neste conteúdo! Vamos lá?

As melhores maternidades públicas estão em São Paulo!

Segundo pesquisas feitas no início desta década, as melhores maternidades públicas brasileiras estão localizadas no estado de São Paulo, sendo que o primeiro lugar é o Hospital Santa Marcelina, localizado dentro da capital metropolitana.

Veja algumas outras maternidades que ganharam destaque como as melhores públicas neste mesmo estado:

  • Hospital Geral de Itapecerica da Serra;
  • Hospital Estadual de Vila Alpina;
  • Centro Integrado de Atendimento à Saúde do Hospital das Clínicas.

É claro que outros os estados contam com excelentes maternidades públicas, cabendo uma pesquisa mais detalhada sobre cada região diretamente em sua respectiva Secretaria de Saúde.

São Paulo, entretanto, tem sido destaque na área de saúde pública há muitos anos. A Secretaria de Saúde do estado é composta por 17 departamentos regionais que estão espalhados por todo o território estadual e que colaboram com uma melhor prestação de serviço à população.

Além disso, São Paulo também é referência no que diz respeito a pesquisas e estudos médicos, tendo os melhores cursos de graduação em medicina em seu próprio território.

Todos esses fatores somados colaboram para o bom posicionamento das maternidades públicas de São Paulo neste ranking, tornando-as atrativas para se trabalhar, devido às melhores práticas e políticas de remunerações para os médicos e à excelente estruturação.

Ministério da Saúde: O cuidado federal com as gestantes e os recém-nascidos

O Ministério da Saúde é o órgão competente em nível federal que repassa parte dos valores destinados à área para as Secretarias de Saúde providenciarem melhorias no trato dos cidadãos.

Atualmente, a agência tem promovido muitas campanhas sobre o combate à cesariana desnecessária, visto os potenciais riscos para mãe e criança por pura imprudência. Não são poucas as manchetes do apoio ao parto normal e humanizado envolvendo o Ministério.

Entretanto, espera-se do governo federal novas medidas que colaborem com a saúde em estados menos abastados, como é o caso daqueles localizados no norte e no nordeste do país. Lá, muitas gestantes enfrentam uma verdadeira batalha para encontrar vaga em hospitais públicos para ter seus bebês.

Você quer atuar em maternidades públicas brasileiras? Gostou das informações obtidas neste artigo? Aproveite para acessar nosso blog e veja assuntos importantes da área da saúde também!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: