Principais publicações online na área médica: se informe!

Tempo de leitura: 3 minutos

Principais publicações online na área da medicina: se informe!

A medicina não para um minuto sequer! Com inúmeras pesquisas e estudos sendo realizados ao redor do mundo todo, o ritmo da informação só tem a aumentar e os profissionais que quiserem ter sucesso nesta área terão de se manter em dia com tanto conteúdo e avanço. E sabe qual é a melhor forma de fazer isso? Através da saúde online!

Com a tecnologia a favor, os profissionais tendem a se desenvolver cada vez mais e é exatamente sobre isso que falaremos neste artigo. Como manter-se atualizado em meio a um mar de conteúdo digital?

Saúde online: veja como manter-se atualizado

Hoje, de uma forma ou de outra, tudo vai parar na internet. No campo profissional, seja ele qual for, e não apenas na medicina como estamos tratando neste artigo, o universo virtual é um grande facilitador das informações, permitindo que todos acessem e acompanhem o que está acontecendo online.

No campo da medicina, é a saúde online que torna os mais diversos estudos e pesquisas disponíveis para acesso de todos os médicos. É um dos modos mais simples de nunca ter o seu conhecimento ultrapassado.

Acessar sites e blogs reconhecidos dentro desta área é um dos primeiros passos para estar sempre atualizado sobre o que está acontecendo no meio médico.

E é importante destacar, dentro deste contexto, que o acompanhamento dessas informações deve ser em nível mundial, afinal, boa parte das descobertas e avanços da medicina ocorrem dentro das universidades e dos laboratórios internacionais, não é mesmo?

Um bom profissional, por fim, deve estar de olhos abertos para aprimorar suas técnicas!

Utilizando a tecnologia a favor da atualização: dicas

Com tanta informação sobre saúde online, como é possível manter-se alinhado apenas aquelas que realmente são importantes e verídicas? Se esta é uma preocupação sua, saiba que também é de muitos outros profissionais.

Nem tudo o que lemos na internet pode ser considerado como verdade ou pode ser colocado em prática. São inúmeros os erros e deslizes cometidos durante a estruturação de um texto e outros tantos querem apenas ter visualização, atraindo com títulos mentirosos.

Então como confiar no que você está lendo? Profissionais de bastante renome dentro da área médica, como Dr. David Sackett e Dr. Gordon Guyatt, indicam que antes de qualquer coisa, todo médico faça algumas leituras simples, elencadas abaixo, que servem como filtro para manter-se posteriormente atualizado com os conteúdos que estão sendo publicados. Veja:

• Como ler artigos científicos, de Trisha Greenhalgh;
• Diretrizes para a utilização de literatura médica, de Gordon Guyatt;
• Bioestatística, de Valter Motta;
• Ciência: da filosofia a publicação, de Gilson Volpato;
• Epidemiologia clínica: Como realizar pesquisas clínicas na prática, de David Sackett; e
• Delineando a pesquisa clínica: Uma abordagem epidemiológica, de Hulley.

Essas leituras são passos obrigatórios para o profissional que deseja saber como filtrar aquilo que está na internet!.

Gostou das informações e dicas dadas neste texto sobre a saúde online? Então aproveite para conhecer outros de nossos artigos que falam sobre a sua área profissional! Acesse nosso blog.