Programa A Arte na Medicina: saiba tudo sobre ele!

“A arte na medicina de vez em quando alivia, às vezes cura, mas sempre consola” é um dos programas médicos mais reconhecidos do Brasil e esteve entre os projetos premiados pelo Ministério da Cultura (MinC) em 2009 e 2010, com o Prêmio Cultura e Saúde. Nessas edições do prêmio, podiam participar apenas as opções de projeto medicina que apresentassem ações que utilizavam a cultura como forma de promover a saúde dos brasileiros. E foi exatamente isso que o projeto de medicina da Universidade de Pernambuco (UPE) fez.

No entanto, muitos profissionais da saúde, ainda, não conhecem tudo sobre esse programa médico relevante para a humanização na medicina. Quer saber tudo sobre o “A Arte na Medicina”? Confira abaixo todas as informações que temos para você! Veja:

Afinal, o que é o projeto medicina “A Arte na Medicina”?

Orientado por Paulo Fernando Barreto Campello de Melo, o programa médico da UPE, desde o ano de 1996, usa as manifestações artísticas para incentivar a humanização na medicina e a arte-terapia na recuperação de pacientes com as mais diversas enfermidades. O projeto medicina dispõe de diversos programas destinados aos pacientes, como “Oficina de Contos de Fadas”, “Aprendendo com Arte”, “Humanização pela Linguagem” e “Cirurgia Musical”, entre diversos outros.

Dessa forma, levando a arte-terapia para dentro de clínicas e laboratórios, o “Arte na Medicina” tem melhorado a vida de pacientes com os mais variados tipos de doença, proporcionando uma importante ajuda para os que mais precisam. O foco do projeto medicina da UPE é, sobretudo, em relação às crianças e adolescentes com câncer e cardiopatia, jovens usuários de drogas, alunos de medicina e profissionais da área, como médicos e professores de universidade.

Por que é importante se inspirar em um projeto medicina?

Nesse artigo, especialmente, abordamos o programa “A Arte na Medicina” com o objetivo de inspirar você, profissional da saúde, a adotar programas médicos em sua clínica, laboratório ou casa médica a fim de melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Não é à toa que o projeto medicina da UPE foi premiado dois anos consecutivos pelo MinC e se tornou um dos programas médicos de mais importantes em termos de arte-terapia.

Ainda hoje, a arte-terapia não é tão valorizada quanto deveria ser. Muitas vezes, tudo o que falta na sua clínica é oferecer um atendimento mais humanizado aos pacientes e, ao mesmo tempo, levar a arte como forma de terapia para os que mais precisam. Embora a arte-terapia tenha sido descriminada pela Ciência durante algum tempo, hoje é inegável os benefícios que esse tipo de projeto medicina pode levar aos pacientes, como idosos, crianças e adolescentes portadores de doenças graves/terminais.

Por isso mesmo, o “A Arte na Medicina” é mais um programa médico para você se inspirar e pensar em novos modelos de atendimento e terapia para proporcionar aos seus pacientes em seu consultório ou casa médica. Afinal, a humanização na medicina, além de auxiliar o paciente em sua recuperação, é algo que também melhora o funcionamento e a credibilidade do seu espaço de trabalho.

Quer conhecer outras opções de projeto medicina para se inspirar? Não deixe de ver os outros textos sobre o tema em nosso blog!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: