3 situações PÉSSIMAS que um prontuário eletrônico pode evitar na sua clínica

Situacoes-prontuario-eletronico-pode-evitar

O uso do prontuário eletrônico vem se popularizando a cada ano. No entanto, ainda existem clínicas que preferem continuar usando o sistema de gestão em papel. A maioria dessas instalações vê o prontuário eletrônico negativamente, como um software médico pouco confiável, muito caro e muito complicado de utilizar. Por conta disso, optam por ficar com seus sistemas desatualizados, no meio de muita papelada.

No entanto, não é bem assim…

A verdade é que o prontuário eletrônico é constantemente recomendado por médicos como a ferramenta que irá ajudá-lo a melhorar a saúde dos seus pacientes, reduzir os seus custos operacionais e, principalmente, evitar situações péssimas bem comuns nas clínicas e consultórios que ainda utilizam o sistema desatualizado de gestão em papel.

E é sobre isso que vamos falar no post de hoje! Acompanhe-nos agora e veja as 3 situações péssimas que um prontuário eletrônico pode evitar na sua clínica.

Vamos lá?

1. Vazamento de informações

Se a sua organização médica está resistindo à mudança para a eletrônica, talvez seja pelo fato de que você acha que os documentos em papel oferecem mais segurança. No entanto, a verdade é que o software de prontuário eletrônico é mais seguro.

Quando você usa um sistema de gestão em papel, é possível que uma pessoa não autorizada acesse-o sem o seu conhecimento. Se você já copiou arquivos importantes e depois facilmente se distraiu com um telefonema, você sabe como é fácil deixar um documento à mostra para alguém ver. Com um prontuário eletrônico, você poderá controlar com precisão quem tem acesso às informações dos seus pacientes.

Além disso, o prontuário eletrônico é protegido com métodos robustos de criptografia para manter as informações importantes do paciente e da clínica em segurança.

Sua clínica deve fazer todo o possível para cumprir os regulamentos de privacidade e o prontuário eletrônico torna mais fácil manter a confidencialidade dos documentos.

2. Perca de informações por conta de desastres naturais

Manter os registros dos seus pacientes em segurança é muito mais do que apenas controlar quem tem acesso às informações confidenciais. Você também precisa ter certeza de que os dados estarão disponíveis em situações extremas.

O prontuário eletrônico oferece muitos benefícios e um deles é a capacidade de recuperar registros de pacientes de forma rápida em casos de desastres naturais, como um incêndio, terremoto ou inundação. Uma vez que os arquivos estão salvos na nuvem, você só precisará de um novo dispositivo – se o seu atual foi danificado por conta do desastre natural – para acessar as mesmas informações de antes.

3. Erros médicos

Na gestão em papel, letra manuscrita ilegível e prescrições incorretas podem causar erros médicos. No entanto, com a mudança para a eletrônica, esses potenciais erros vão ser reduzidos drasticamente, já que o sistema contém recursos para a prescrição eletrônica de medicamentos e ainda conta um sistema de alertas para prescrições.

Com a prescrição eletrônica, a legibilidade será melhorada. E com o recurso de alerta, os médicos serão alertados com base nos registros médicos dos pacientes sobre os medicamentos contraindicados e alergias, evitando assim erros na prescrição.

Prontuário eletrônico: a opção mais segura para o seu consultório!

Como vimos no post de hoje, o prontuário eletrônico é capaz de oferecer mais segurança para as suas informações importantes, além de evitar erros médicos.

Os softwares de prontuário eletrônico ainda melhoram a qualidade global e acessibilidade da informação, de modo que os prestadores de cuidados de saúde possam oferecer um melhor atendimento e cuidado médico aos seus pacientes.

Usado em seu maior potencial e como quando um dos recursos principais de um software médico completo, o prontuário eletrônico vai melhorar a produtividade da sua clínica, melhorar a comunicação entre os médicos e funcionários, e ainda melhorar a experiência do paciente, já que o tempo de espera para ser atendido será reduzido. Além de tudo isso, lhe ajudará a atrair mais pacientes particulares, otimizar os processos do seu consultório e ainda dobrar o faturamento do seu negócio. Benefícios incríveis para um sistema só, não é?

Enfim, uma vez que você escolheu o prontuário eletrônico certo para a sua clínica, você desfrutará desses e de muitos outros benefícios que o software médico pode lhe oferecer. Ainda tem dúvidas sobre o prontuário eletrônico? Deixe seu comentário!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Quer atrair mais pacientes?

CONSULTORIA GRATUITA para acelerar o crescimento do seu consultório.

Preencha os campos abaixo e agende seu horário. As consultorias são limitadas!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: