Prontuário Eletrônico: Expectativas x Realidade

prontuário eletrônico

Criar expectativas é comum, é algo que faz parte do ser humano. E quando se diz respeito ao prontuário eletrônico, as coisas tendem a não ser muito diferente.

Muitas vezes, profissionais da área médica criam expectativas sobre seus softwares de gestão médica e, quando se deparam com a realidade, ficam completamente perdidos.

E você sabe como é: criar expectativas acerca de qualquer coisa pode lhe deixar muito frustrado e decepcionado ao perceber a verdadeira realidade por trás de tudo.

No entanto, quando o assunto é o software de prontuário eletrônico, o grande culpado pela sua criação de expectativas não é o software em si ou os benefícios incríveis que ele oferece. A verdade é que um software médico pode realmente ajudar-lhe a resolver seus problemas, mas a frustração pode vir por conta da sua má interpretação.

Pense comigo: se você interpreta da maneira errada os seus problemas, então, logicamente, será difícil encontrar uma solução eficaz para eles, certo? Então, se você não consegue identificar quais são as necessidades do seu consultório médico, como você encontrará um software de prontuário eletrônico que lhe ajude?

É aí que está o problema! O problema não está relacionado diretamente às suas expectativas, mas sim na ideia de adotar um software qualquer que não se adapta ao seu negócio (e sim, o seu consultório médico é um negócio como qualquer outro!).

Se você não sabe quais problemas deseja solucionar, automaticamente você escolherá qualquer prontuário eletrônico, o que levará, obviamente, a frustrações e decepções.

E aí, quando você adota um software médico qualquer, se depara com a realidade e vê que nada mudou, você simplesmente joga a culpa no sistema, alegando que o mesmo não passou de promessas. No entanto, não é bem assim, convenhamos…

 

Prontuário Eletrônico: Expectativas x Realidade

Para evitar criar expetativas sobre o software de prontuário eletrônico errado, você precisa identificar exatamente o que você realmente deseja para o seu consultório.

O que você pretende alcançar com um software de gestão médica? Quais são os seus objetivos? Como você irá usá-lo de forma estratégia para alcançar esses objetivos? Quais problemas você quer resolver? Como irá usá-lo para resolver esses problemas?

Depois de responder essas perguntas, é só procurar por um software de prontuário eletrônico que se encaixe perfeitamente em suas respostas – necessidades.

Para você entender melhor como funciona a criação de expectativas relacionadas ao software de prontuário eletrônico, vamos exemplificar duas situações logo abaixo.

Lembre-se que: nem sempre o fornecedor está errado, mas sim a sua má compreensão sobre as verdadeiras necessidades do seu consultório médico. Então, vamos lá!

 

Quando Você Quer Agilizar o Atendimento

Se você implementou um software de prontuário eletrônico na esperança de melhorar e agilizar o atendimento do seu consultório, não fique nervoso se a realidade foi outra.

Alguns softwares de gestão médica, especialmente os ultrapassados, exigem o preenchimento de campos extensos e completamente desnecessários, campos os quais você não precisava preencher no papel. E é aqui que você se sente frustrado, pois o seu atendimento não está mais ágil, muito pelo contrário.

Mas então, a promessa do fornecedor do software era falsa? Não, é claro que não!

A questão é que, o mercado de software de gestão médica é composto por diversos fornecedores, cada um com seus sistemas para diferentes realidades. E, a partir do momento que você deixa de identificar como você quer agilizar o seu atendimento, você acaba escolhendo um sistema que não atende às suas necessidades.

Identificar como você quer agilizar o seu atendimento com o prontuário eletrônico é o primeiro passo para escolher o sistema certo e desfrutar de um atendimento mais ágil.

 

Quando Você Quer Pacientes Fiéis ao Seu Consultório

Se você parou para pensar e identificou que o que você realmente quer é fidelizar os seus pacientes para obter uma renda estável, talvez o seu software de prontuário eletrônico lhe desaponte nesse quesito.

Fidelizar pacientes é muito mais do que oferecer um atendimento ágil e de qualidade. Ter pacientes fiéis ao seu consultório é tudo sobre relacionamento pós-consulta!

Portanto, antes de adquirir um software de prontuário eletrônico para o seu consultório, avalie se o mesmo possui recursos específicos para lhe ajudar nesse quesito, para que assim as suas expectativas não sejam frustradas.

Como já citamos, fidelizar pacientes vai além de fornecer um atendimento de qualidade. Se você realmente quer fidelizar pacientes, avalie como o software pelo qual você está interessado poderá lhe ajudar no relacionamento pós-consulta.

 

Conclusão – Recapitulando

Como vimos ao decorrer do post, você precisa identificar quais são as suas necessidades antes de criar expectativas, evitando assim se frustrar.

E ao identificar exatamente quais são as necessidades do seu consultório médico, seja agilizar o atendimento ou fidelizar pacientes, o ideal é encontrar um prontuário eletrônico que apresente recursos específicos para atender cada uma delas.

Um processo bem simples, mas que, obviamente, evita frustrações e decepções.

E você, ainda tem dúvidas de como o software de prontuário eletrônico certo pode ajudá-lo otimizar seus processos? Deixe seu comentário e se interaja conosco!

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