Como um prontuário eletrônico pode livrar o seu consultório de faltas e atrasos

Como-livrar-seu-consultorio-de-faltas-e-atrasos

É normal que alguns pacientes não compareçam às consultas, afinal, imprevistos acontecem com qualquer pessoa. No entanto, quando faltas e atrasos são mais frequentes do que o normal, é preciso tomar algumas atitudes. E é aqui que prontuário eletrônico entra, livrando o seu consultório de faltas e atrasos.

O prontuário eletrônico, integrado a um software médico completo, está se tornando cada vez mais comum nos consultórios como um grande aliado dos profissionais.

Sua popularização já não é mais uma surpresa, considerando que essa tecnologia oferece diversos benefícios não só para os médicos, mas também para os pacientes e para todo o consultório em si. Entre os seus principais benefícios, estão:

  • O paciente ganha praticidade e agilidade;
  • A recepcionista passa a atuar mais eficientemente;
  • Os custos do consultório são reduzidos drasticamente;

Mesmo com o melhor software de prontuário eletrônico do mercado em suas mãos, esses três benefícios só podem ser alcançados com a redução das faltas e atrasos.

Se o seu software não oferece recursos para livrá-lo de faltas e atrasos, seus pacientes continuarão faltando, sua recepcionista não saberá o que fazer e, consequentemente, você perderá tempo e, obviamente, muito dinheiro.

No entanto, o que fazer? Como um prontuário eletrônico pode livrar o seu consultório de faltas e atrasos? É sobre isso que vamos falar no post de hoje! Acompanhe-nos agora e veja como o prontuário eletrônico pode ajudá-lo a reduzir faltas e atrasos.

Vamos lá?

Agenda Médica Integrada

Uma agenda médica integrada ao software de prontuário eletrônico facilita bastante o dia-a-dia de um consultório médico. Com ela, é fácil atualizar os compromissos e se programar para que não haja nenhum atraso por parte dos profissionais de saúde.

Sua recepcionista conseguirá controlar bem os horários, dúvidas e cancelamentos.

  • Como aumentar a eficiência da recepcionista com o software médico?

Dinamizar os seus compromissos com a agenda integrada permitirá que você foque no atendimento dos seus pacientes, evitando assim atrasos e salas de espera lotadas.

  • Muitos buracos na agenda? Descubra como um software médico pode acabar com essa situação no seu consultório!

Sistema de Agendamento Online

Como vimos neste post aqui no blog, a maioria dos pacientes falta às consultas por conta da desorganização. O que acontece é que o paciente marca a consulta sem consultar antes a sua agenda. Assim, os horários dos compromissos podem entrar em conflito, fazendo com que o paciente priorize o outro compromisso e falte à consulta.

E é aqui que o sistema de agendamento online do prontuário eletrônico entra!

O agendamento online é, basicamente, uma nova forma dos pacientes marcarem consultas. Se você não o utiliza, obviamente você está perdendo muitos pacientes.

Neste outro post aqui do blog, vimos que as pessoas já não gostam mais de falar ao telefone, especialmente com pessoas desconhecidas. Por conta disso e pela má organização de suas agendas, o número de pessoas que não aparecem à consultas marcadas pelo telefone varia de 10% a 25%. Uma taxa bem alta, não é?

Com o sistema de agendamento online, você não precisa sugerir horários ao paciente, pois é ele quem escolhe o melhor horário. Desta forma, o paciente pode marcar uma consulta com base em sua agenda, de modo que não afete seus outros compromissos.

Lembretes via SMS

O meio mais eficaz de reduzir a taxa de faltas é, sem dúvidas, lembrando o paciente.

Uma pesquisa feita nos Estados Unidos pela Single Point, mostrou que 90% das mensagens via SMS são lidas dentro de três minutos e, cerca de 99% dessas mesmas mensagens, são lidas em algum momento do dia, independentemente da demora.

Agora, imagine o quão mais benéfico seria lembrar os seus pacientes de suas respectivas consultas via SMS do que atormentá-los o dia todo com ligações?

O prontuário eletrônico, quando integrado a um software de gestão médica completo, possui o recurso de Lembretes via SMS. Nele, os custos por SMS são baixíssimos e você ainda pode personalizar o texto da mensagem e automatizar (programar) os envios.

Prontuário Eletrônico: Muito Mais do que Apenas Registros Médicos!

O prontuário eletrônico, quando integrado a um software de gestão médica completo, é muito mais do que uma ferramenta para digitalizar registros médicos de pacientes.

Atualmente, esse tipo de software é mais completo, com recursos que auxiliam de diversas formas, desde a criação de um site médico para o consultório até a criação estratégias de marketing para atrair mais pacientes. Hoje, em pleno ano 2017, apenas um prontuário eletrônico não vai resolver os problemas do seu consultório.

Enfim, o prontuário eletrônico, quando como recurso de um software de gestão médica, lhe ajudará a reduzir a taxa de faltas e, consequentemente, dobrar o faturamento do seu consultório. Afinal, paciente presente é igual a dinheiro.

Ainda tem dúvidas de como o software de prontuário eletrônico pode livrar o seu consultório de faltas e atrasos? Deixe seu comentário e interaja conosco! Quer saber mais sobre o assunto? Que tal este artigo aqui:

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Quer atrair mais pacientes?

CONSULTORIA GRATUITA para acelerar o crescimento do seu consultório.

Preencha os campos abaixo e agende seu horário. As consultorias são limitadas!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: