5 técnicas para atrair mais pacientes particulares com o prontuário eletrônico do iMedicina

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Atrair mais clientes é essencial para o sucesso de qualquer negócio e, em um consultório médico ou clínica, não é diferente. Para que um consultório cresça eficazmente ao ponto de parar de depender de pacientes conveniados, o estabelecimento deve atender de 20 a 50 pacientes novos a cada mês. Além disso, para atrair mais pacientes, um consultório deve oferecer atendimento de qualidade e personalizado, o que também é possível alcançar com um prontuário eletrônico.

Embora seja importante manter um relacionamento com os seus pacientes atuais e que visitam o seu consultório com frequência, é igualmente importante focar na atração de novos pacientes. Claro, existem formas bem comuns de fazer isso, como o velho marketing, aquele em que você anuncia o seu consultório médico no jornal e distribui folhetos na rua. No entanto, há muito mais que você pode fazer!

Atualmente, devido a grande popularização dos softwares médicos, os pacientes, especialmente os mais jovens e amantes da tecnologia, estão optando por consultórios e clínicas completamente informatizadas. Agora, além do conhecimento do médico, os consultórios devem competir em todos os aspectos sobre a experiência do paciente.

Recentemente, a Accenture realizou uma pesquisa com 3.150 adultos para descobrir quem estava optando por consultórios informatizados e quem optaria. O tema da pesquisa foi agendamento online, sistema o qual permite que o paciente marque uma consulta pelo site do consultório sem sair de casa. E os resultados foram incríveis!

A pesquisa revelou que 17% dos entrevistados utilizaram, ao menos alguma vez na vida, um sistema online para marcarem suas consultas. 42% do mesmo grupo de entrevistados ainda disseram que teriam optado pelo agendamento de consulta online, mas que nunca encontraram um consultório médico ou clínica que oferecesse essa opção ou que nem mesmo sabiam que era possível agendar pela Internet.

Então, se você não oferece a opção de agendamento online, isso significa que você está perdendo potenciais pacientes para seus concorrentes que oferecem a opção.

Enfim, a verdade é que hoje os pacientes estão mais seletivos do que nunca quando se diz respeito a profissionais da saúde. Sendo assim, a forma como você interage com potencias pacientes e facilita a vida deles pode resultar em um paciente fiel ao longo da vida ou em uma oportunidade perdida. Portanto, é preciso se informatizar e, um software médico, como o iMedicina, pode lhe ajudar nessa transição, digamos.

E é sobre isso que vamos falar no post de hoje! Então, acompanhe-nos agora e veja como você pode atrair mais pacientes particulares para o seu consultório médico ou clínica com o prontuário eletrônico do iMedicina através de 5 técnicas. Vamos lá?

 

1. Conhecendo o Perfil do Seu Paciente

Antes de ir em busca de novos pacientes, você precisa entender os seus pacientes atuais.  Quando se tem a noção exata de como são os seus pacientes e o que eles esperam de um consultório médico, é possível moldar seus serviços para atraí-los.

Ao conhecer exatamente as dificuldades e necessidades dos seus pacientes, você tem informações riquíssimas em suas mãos para se promover como um profissional capaz de resolver esses problemas e atender essas necessidades. No entanto, a maioria dos médicos não possui esse tipo de informação sobre os seus pacientes.

Ok, preciso conhecer os meus pacientes, mas como fazer isso?

Conhecer o perfil do seu paciente ideal é muito mais do que analisar o prontuário eletrônico dos seus pacientes e fazer algumas perguntas pessoais durante uma consulta. Para verdadeiramente conhecer o perfil do paciente ideal para o seu consultório, você precisa criar o que chamamos de persona, o que é nada mais do que uma representação fictícia do seu paciente ideal, aquele que você deverá alcançar.

Nessa representação fictícia do seu paciente, você deverá identificar e listar quais são os seus hábitos, as suas necessidades e dificuldades, o que ele espera de um consultório médico, quais as redes sociais que ele mais usa, como ele está procurando pelos serviços que você oferece e muitas outras informações. Basicamente, a persona é uma forma de reunir em um só perfil as informações de todos os seus pacientes.

Dependendo do meio que você escolher, fazer uma “pesquisa de persona” pode ser um processo longo e complicado. Você pode, por exemplo, deixar uma pesquisa em sua sala de espera e pedir para que a sua recepcionista incentive seus pacientes a respondê-la enquanto esperam pelo atendimento. E, caso você possua um site médico e utilize o e-mail marketing, você pode enviar a pesquisa para o e-mail dos pacientes.

No entanto, tenha em mente que essas duas formas podem ser demoradas, pois o risco das pesquisas não serem respondidas por um número suficiente de pessoas é grande, afinal, muitos pacientes simplesmente ignoram o questionário.

Ok, mas como o prontuário eletrônico do iMedicina me ajuda nesse quesito?

No prontuário eletrônico do iMedicina, você consegue puxar relatórios sobre seus pacientes. Desta forma, instantaneamente você puxa informações relevantes para montar a sua persona, sem a necessidade de verificar prontuário por prontuário.

Durante uma consulta, por exemplo, você pode conversar com o seu paciente e até mesmo realizar algumas perguntas e, partir das respostas, marcá-lo no prontuário eletrônico com tags a fim de adicioná-lo a um grupo específico de pacientes.

Se você descobre que seu paciente tem o Facebook como sua rede social preferida, por exemplo, você pode marcá-lo como #facebook. Desta forma, após alguns meses de atendimento, você saberá exatamente quais as redes sociais mais usadas pelos seus pacientes, podendo assim adicionar essa informação a sua persona e, principalmente, utilizá-la para direcionar a sua estratégia de marketing. Incrível, não é?

 

2. Melhorando o Seu Atendimento

Com base nas estatísticas geradas pelo software de prontuário eletrônico, como o nosso iMedicina, por exemplo, você poderá direcionar o seu atendimento e esforços.

A ferramenta de estatísticas não ajudará apenas no ponto de vista do marketing, mas também no atendimento em si. Ao conhecer bem as características do seu paciente e quais são as suas principais dificuldades, você pode oferecer um atendimento e tratamento personalizando, aumentando assim o número de pacientes satisfeitos.

Além disso, o prontuário eletrônico, quando como o recurso de um software médico completo, facilitará a vida da sua recepcionista, o que dará espaço a ela para que ela consiga atrair os novos pacientes que ligam pela primeira vez.

Se sua recepcionista vive ocupada com a papelada e faz o agendamento de consultas à mão, os pacientes que ligam pela primeira vez podem sentir falta de mais atenção por parte dela. E, com o prontuário eletrônico integrado ao agendamento online, você elimina a papelada e facilita o agendamento de consultas, permitindo assim que ela se dedique ao que é mais importante em seu consultório: atendimento ao paciente.

Ok, mas por que melhorar o meu atendimento com o prontuário eletrônico do iMedicina irá fazer com que eu consiga atrair mais pacientes particulares?

É o que nós vamos ver agora…

 

3. Contribuindo para o Marketing Boca a Boca

Seja no caminho para a escola, no trabalho, na fila do banco, pelas redes sociais ou no churrasco de final de semana com a família e amigos, as pessoas conversam e trocam informações o tempo todo. É verdadeiramente uma necessidade humana.

E como as empresas e marcas estão presentes cada vez mais no dia-a-dia, é comum que, uma hora ou outra, os assuntos se direcionem a elas. Quem nunca compartilhou alguma experiência boa ou ruim sobre uma empresa ou marca com algum amigo ou familiar, não é? Isso é, basicamente, o que chamamos de marketing boca a boca, um dos instrumentos de marketing mais poderosos e que se mantém vivo até hoje.

O marketing boca a boca influencia positivamente ou negativamente a reputação de um negócio. Então, como utilizar essa ferramenta ao favor do seu consultório?

Seu paciente não vai reparar nos seus equipamentos de última geração, mas sim no atendimento que você oferece em seu consultório, desde quando ele entra pela porta da frente. Portanto, a partir do momento em que você melhora o atendimento em seu consultório com o prontuário eletrônico (técnica abordada logo acima), você contribui para o marketing boca a boca positivo sobre o seu consultório médico ou clínica.

Embora o marketing boca a boca seja um trabalho de médio a longo prazo, é uma maneira eficaz de fazer os seus pacientes trabalharem por você, indicando os seus serviços a amigos e familiares, resultando assim em mais pacientes particulares.

 

4. Facilitando a Vida do Paciente

Facilitar a vida do paciente é uma das maneiras mais eficazes de chamar a atenção de novos pacientes. Uma vez que você implementa um sistema de agendamento online, por exemplo, você permite que seus pacientes marquem consultas através do seu site médico, eliminando assim a necessidade de ficar pendurado ao telefone, afinal, hoje em dia raramente você encontra alguém que gosta de falar ao telefone.

Além disso, utilizando a tecnologia de agendamento online oferecida pelo software de prontuário eletrônico, você alcança aqueles pacientes que citamos lá no início do post, os mais conectados e que amam o quanto a tecnologia facilita as coisas hoje em dia.

É, definitivamente, uma maneira de tornar o seu consultório muito mais interessante na visão de potenciais pacientes, atraindo assim mais pacientes particulares.

 

5. Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo nada mais é do que uma estratégia para despertar interesse nas pessoas de forma natural, sem forçar vender um produto ou serviço logo de cara.

A estratégia consiste em fornecer conteúdo de qualidade e relevante para potencias clientes, criando assim um ótimo relacionamento com cada um deles, fazendo com que assim que eles precisarem de um serviço no qual você oferece, eles se lembrem imediatamente de você e do seu consultório, afinal, você estava o tempo todo, de forma indireta, lembrando-os diariamente sobre o quão profissional você é.

Ok, mas como o prontuário eletrônico do iMedicina pode me ajudar a aplicar o marketing de conteúdo a fim de atrair mais pacientes?

O mercado de software médico está em constante evolução e, por conta disso, é possível encontrar softwares mais completos, como o iMedicina, por exemplo. Diferentemente dos sistemas comuns que se limitam apenas a fornecer o recurso de prontuário eletrônico, hoje é possível encontrar sistemas médicos que auxiliam em diversas áreas, até mesmo na criação de uma estratégia de marketing do zero.

Uma vez que você encontrar um software médico completo que possua um módulo de marketing, você vai aprender passo a passo a como criar um site e blog para o seu consultório e, principalmente, aplicar o marketing de conteúdo a fim de atrair mais pacientes particulares para o seu negócio (sim, o seu consultório é um negócio!).

 

Mas enfim, como executar perfeitamente essas 5 técnicas com o prontuário eletrônico do nosso software médico, o iMedicina?

Como dito anteriormente, hoje é possível encontrar softwares médicos eficazes que auxiliam não só na gestão do consultório. Hoje, além de ajudar a organizar melhor o histórico médico dos seus pacientes, esses sistemas podem lhe ajudar a atrair mais pacientes, oferecendo recursos para você conhecer o seu público-alvo, melhorar o seu atendimento, contribuir para o marketing boca a boca, facilitar a vida do paciente com o sistema de agendamento online e ainda lhe auxiliar no marketing de conteúdo.

E nós, do iMedicina, oferecemos os recursos que você precisa para atrair pacientes!

Além do prontuário eletrônico, recurso no qual você poderá criar a sua persona, utilizá-lo para melhorar o atendimento e, consequentemente, contribuir para o marketing boca a boca do seu consultório, oferecemos um módulo de marketing.

O nosso módulo de marketing foi desenvolvido exclusivamente para você que quer atrair mais pacientes particulares e parar de depender do convênio. Reunimos nele informações valiosas para que você execute 3 estratégias de marketing ao mesmo tempo. E sabe qual a melhor parte de tudo isso? Sem consumir o seu tempo!

Através do módulo de marketing do iMedicina – nosso software de gestão médica – você aprenderá passo a passo a como criar um site médico para o seu consultório e integrá-lo a um blog. Também oferecemos um sistema de agendamento online integrado ao nosso software, o qual você poderá utilizar para facilitar a marcação de consultas. E, por fim, temos uma Universidade de Cursos, uma área preparada exclusivamente para te transformar em um expert em marketing digital. Através dos nossos cursos – os quais não exigem custos adicionais – você poderá aperfeiçoar seus conhecimentos em diversas áreas, como gestão financeira e administrativa de consultórios, planejamento estratégico e, principalmente, marketing digital. Cursos completos que vão lhe ensinar a como utilizar o marketing digital para atrair mais pacientes particulares e, finalmente, deixar de depender de pacientes conveniados.

Uma vez que você implementar o iMedicina em seu consultório ou clínica, você vai agilizar os seus processos, diferenciar-se da concorrência, gerir de forma mais produtiva seus funcionários e, principalmente, dobrar o faturamento do seu consultório através da captação de novos pacientes. Benefícios os quais você só encontra em um software de gestão médica moderno e completo.

E aí? Está preparado para aplicar essas 5 técnicas com o prontuário eletrônico do iMedicina para atrair mais pacientes e dobrar o seu faturamento mensal? Então, conheça agora o iMedicina! Fale aqui com um de nossos consultores.

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