4 coisas que um prontuário eletrônico pode melhorar no seu consultório

prontuário eletrônico

A prestação de serviços de saúde está passando por uma grande evolução digital, graças à crescente adoção do prontuário eletrônico. Cada vez mais, os médicos estão parando de utilizar o papel e caneta para migrar para os softwares de prontuário eletrônico. Isso supostamente pelo fato de que os especialistas recomendam o software médico, pois acreditam que manter os registros eletronicamente leva a economias significativas de custos, diminuição de erros médicos e melhorias na saúde.

O prontuário eletrônico não só simplesmente armazena o histórico médico de um indivíduo. Há uma grande variedade de benefícios e recursos que o sistema oferece para ajudar a moldar o tratamento dos pacientes e melhorar a gestão do consultório.

E foi pensando nisso que, reunimos no post de hoje, as principais coisas que um prontuário eletrônico pode melhorar no seu consultório. Vamos lá?

1. Melhora a Produtividade

Uma das principais razões pelas quais os prestadores de cuidados de saúde resistem a adoção de um prontuário eletrônico é a crença de que usá-lo irá diminuir a produtividade do consultório, reduzindo assim o número de pacientes e, portanto, reduzindo a receita. No entanto, a verdade é que os softwares de prontuário eletrônico do paciente (PEP) são projetados justamente para simplificar o fluxo de trabalho e permitir que os médicos trabalhem de forma mais rápida e mais eficiente.

Com o prontuário eletrônico, você poderá reduzir o seu tempo médio de atendimento, já que os registros médicos de cada paciente podem ser acessados instantaneamente, ao contrário dos sistemas de gestão em papel. Acelerando o seu tempo de médio de atendimento, você aumentará a produtividade consideravelmente em seu consultório.

2. Reduz os Erros Médicos

Erros médicos evitáveis ocorrem com frequência alarmante em hospitais de todo o mundo. Exemplos de erros incluem cirurgias no local errado, diagnósticos imprecisos e prescrições de medicamentes equivocada. Normalmente, esses erros ocorrem por dois motivos: a existência de registros médicos incompletos e letra manuscrita ilegível.

No entanto, com a popularização do software médico com o recurso de prontuário eletrônico, esses erros simples, porém graves, estão sendo reduzidos drasticamente.

Basicamente:

  • O acesso confiável a informações pessoais de saúde completa é à base de um atendimento seguro, eficaz e longe de erros. Quando se diz respeito a entregar essas informações, o prontuário eletrônico é superior ao prontuário de papel.
  • Mais ainda, o prontuário eletrônico pode usar o seu poder de inteligência artificial para verificar automaticamente as informações pessoais e outras informações de um determinado paciente. Com esse recurso, os médicos podem ser alertados de forma automática sobre remédios que podem ser contraindicados por causa de alergias.

3. Melhora a Comunicação

Quando você se comunica melhor dentro do seu consultório, você cria um ambiente de trabalho mais eficiente. De médicos, recepcionistas até funcionários em diferentes setores, o seu consultório deve ter um fluxo contínuo de comunicação, que é onde o software médico juntamente com o prontuário eletrônico entra em jogo.

Com o prontuário eletrônico, vários departamentos do seu consultório terão acesso às mesmas informações, de plataformas diferentes e em tempo real. Isso significa que a sua equipe não ficará jogando de mãos em mãos os registros médicos dos seus pacientes, pois cada um deles poderá acessar o sistema, visualizar os dados e acrescentar informações quando necessário.

Vale ressaltar também que, como o prontuário eletrônico é baseado na Web (na nuvem), você poderá acessá-lo de qualquer lugar e a qualquer hora – certifique-se apenas de estar conectado à Internet. Com isso, você poderá se preparar para o seu dia antes de sair de casa ou enquanto estiver preso no trânsito, além de poder delegar tarefas aos seus funcionários antecipadamente e, novamente, de qualquer lugar.

4. Melhora a Experiência do Paciente

Todo mundo tem uma vida corrida e, geralmente, ir ao médico significa ter que esperar de 30 a 45 minutos para ser atendido pelo médico. Além disso, os novos pacientes são obrigados a preencher papeladas extensas antes de serem tratados.

No entanto, o prontuário eletrônico reduz o tempo de espera dos pacientes e agiliza a papelada que eles precisam preencher. Uma vez que muitos sistemas de prontuário eletrônico são completos, os registros médicos dos pacientes podem ser acessados e atualizados quase que instantaneamente. Com isso, o seu atendimento melhora e o seu consultório passa a oferecer uma experiência eficiente e positiva aos pacientes.

Prontuário Eletrônico: o Sistema Ideal Para o seu Consultório!

O prontuário eletrônico revolucionou a área médica. O sistema ajuda a melhorar a produtividade, reduz drasticamente os erros médicos, melhora a comunicação dentro do consultório e ainda lhe ajuda a atrair mais pacientes particulares a fim de dobrar o seu faturamento.

Se você conhece o prontuário eletrônico há pouco tempo e ainda tem dúvidas, deixe seu comentário e se interaja conosco! Será um prazer esclarecer todas suas dúvidas!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: