Prontuário eletrônico do paciente: tudo o que você precisa saber!

prontuário eletrônico

Nosso mundo digital está sempre em constante expansão. De computadores para smartphones, há uma riqueza de informações disponíveis na ponta dos nossos dedos. Os consultórios modernos, por exemplo, já utilizam softwares de prontuário eletrônico para facilitar o registro e gerenciamento de informações de seus pacientes. O que foi iniciado lá atrás, hoje é mais real do que nunca: a medicina e a tecnologia lado a lado.

O prontuário eletrônico está aqui para ficar! Além de ser um software seguro que permite aos médicos registrarem eletronicamente as informações sobre seus pacientes, ainda oferece recursos para melhorar a qualidade de atendimento, fidelizar pacientes e gerir tanto a área administrativa quanto a área financeiro do consultório.

A tecnologia do prontuário eletrônico está viva na maioria dos consultórios modernos. Portanto, se você já ouviu falar no sistema, mas ainda não conhece muito sobre os benefícios potenciais dos softwares de prontuário eletrônico e como eles funcionam, esse post é para você. Acompanhe-nos agora e veja tudo o que você precisa saber!

Vamos lá?

 

O que é o prontuário eletrônico?

O prontuário eletrônico, na sua forma mais simples, é a versão digital do prontuário médico de papel. No entanto, quando como um dos recursos principais de um software médico completo, totalmente configurado e funcionando, é mais do que isso.

O prontuário eletrônico disponibiliza informações instantaneamente, sempre e onde você quiser através do armazenamento em nuvem. Eles reúnem em um só lugar tudo sobre a saúde dos seus pacientes e as informações do seu consultório médico.

Os softwares de prontuário eletrônico podem:

  • Conter informações sobre o histórico médico de um paciente, diagnósticos, medicamentos, alergias, imagens radiológicas e resultados de testes.
  • Oferecer acesso a ferramentas adicionais: agenda, gerenciador de tarefas, módulo financeiro, sistema de agendamento online, marketing e relacionamento, etc.
  • Automatizar e agilizar o fluxo de trabalho.
  • Aumentar a organização e a precisão de informações do paciente.
  • Auxiliar a atrair mais pacientes e até mesmo dobrar o faturamento do consultório.

 

É uma opção segura?

Por ser um software baseado na Web, preocupações relacionadas à segurança do sistema surgem, afinal de contas, os hackers estão por toda a Internet. Como em qualquer outro formato digital, essas preocupações são válidas. No entanto, a verdade é que o prontuário eletrônico é mais seguro do que o sistema de prontuário de papel, especialmente pelo fato de que os documentos eletrônicos não podem ser extraviados ou perdidos. No máximo, podem ser deletados por engano, mas em contrapartida, podem ser recuperados rapidamente através dos backups diários que são realizados.

Se as pessoas querem roubar alguma coisa, é muito mais fácil roubar informações em papel do que informações eletrônicas altamente criptografadas.

 

O prontuário eletrônico influencia o atendimento ao paciente?

O prontuário eletrônico é um lugar recheado de informações precisas e completas sobre os pacientes. Fazendo o uso dessas informações precisas e completas, os provedores podem dar o melhor atendimento possível, no quesito cuidado médico.

Então, digamos que você vai atender um paciente pela segunda vez e, desta vez, vai prescrever um medicamento que ele é alérgico. Ao jogar no software médico, o prontuário eletrônico emitirá um alerta na tela informando que o paciente é alérgico a aquele medicamento. Esse tipo de coisa nunca seria possível no prontuário de papel.

Com isso, você poderá proporcionar ao paciente a melhor experiência possível e, o mais importante, entregar o melhor cuidado médico possível e livre de erros médicos.

 

O prontuário eletrônico oferece suporte a documentos antigos?

Ao implementar um software de prontuário eletrônico em seu consultório, você não só coletará os registros médicos dos seus novos pacientes, mas também poderá digitalizar suas versões antigas de papel e armazená-las na nuvem.

 

Ele possui funções adicionais?

Outra vantagem significativa do prontuário digital é que, na maioria das vezes, o sistema não vem como um software individual. Em outras palavras, ele é integrado com um software de gestão médica completo para ajudar tanto na gestão dos registros médicos quanto na gestão financeira e administrativa do próprio consultório.

Portanto, o software médico irá fornecer a função de prontuário eletrônico como um dos seus principais recursos, mas funções e recursos adicionais como agenda, gerenciador de tarefas, sistema de agendamento online, módulo financeiro, e módulo de marketing e relacionamento, também estarão disponíveis no sistema.

 

Conclusão – Recapitulando

Se você é um prestador de cuidados de saúde e está à procura de um prontuário eletrônico para o seu consultório, você deve se manter bem informado sobre os recursos, benefícios e como o software em si funciona. Temos certeza que as informações abordadas aqui abriram mais ainda a sua mente sobre tudo o que não pode faltar no seu prontuário eletrônico. E se restou alguma dúvida, deixe nos comentários e se interaja conosco!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: