Por que apenas um prontuário eletrônico não vai resolver os problemas do seu consultório

prontuário eletrônico

A tecnologia vem revolucionando a área médica há anos. E em um desses avanços destinados a gestão de consultórios e clínicas, surgiu o prontuário eletrônico, o software médico que facilita muitos processos no dia-a-dia dos médicos.

De lá para cá, ouvimos falar o tempo todo sobre os benefícios de se ter um prontuário eletrônico no consultório. Porém, apesar dos benefícios citados serem verdadeiros, um prontuário eletrônico por si só não vai resolver os problemas do seu consultório.

Informatizar o consultório médico vem sendo a solução encontrada por muitos gestores para acelerar o fluxo de trabalho, aumentar a produtividade, gerir melhor as finanças a fim de reduzir os custos e, consequentemente, resolver os problemas.

No entanto, para desfrutar desses e muitos outros benefícios, você precisa de um software médico completo, pois um sistema de prontuário eletrônico individual só auxilia no armazenamento e gerenciamento de registros médicos. Nada além disso!

No post de hoje, você verá o por que apenas um software de prontuário eletrônico individual não vai resolver os problemas do seu consultório ou clínica. Vamos lá?

Apenas um prontuário eletrônico não vai ajudá-lo na gestão financeira

Como em qualquer negócio, é importante ter um controle financeiro do consultório.

O prontuário eletrônico, por si só, não oferece recursos para a gestão financeira. Não há como atualizar pelo software as movimentações financeiras do consultório e nem realizar o controle de todo o dinheiro que entra e sai mês a mês (fluxo de caixa).

É claro que, você pode utilizar o prontuário eletrônico e manter o controle financeiro manual do seu consultório. No entanto, haverá momentos em que sua equipe estará completamente ocupada desempenhando outras funções importantes para o bom funcionamento do consultório, deixando assim de lado a gestão financeira.

Uma vez que a gestão financeira for esquecida, o desiquilíbrio financeiro ocorrerá.

Um prontuário eletrônico, individualmente, não ajuda no marketing

Assim como controlar suas finanças, é importante criar uma estratégia de marketing do zero a fim de atrair mais pacientes particulares para o seu consultório ou clínica.

Para criar uma estratégia de marketing inteligente e eficaz, é necessário conhecer muito bem o seu público. Sem esse conhecimento, a estratégia se torna inútil.

É claro que, com o software de prontuário eletrônico individual, você poderá conhecer melhor os seus pacientes, afinal, você terá nos dedos – literalmente – as fichas de cada um deles registradas digitalmente no sistema. No entanto, ainda não é o suficiente.

Abrir e analisar cada ficha e registro médico do prontuário eletrônico não é uma tarefa relativamente rápida e muito menos prática. O ideal mesmo seria ter acesso a todas essas informações em uma área específica, disponíveis de forma rápida e prática.

A segmentação é importante para qualquer estratégia de marketing, principalmente no marketing de conteúdo. Apenas com um prontuário eletrônico, você não conseguirá identificar para qual perfil de pacientes direcionar o seu marketing.

Um prontuário eletrônico, por si só, não reduz a taxa de faltas

A taxa de falta nas alturas é, sem dúvidas, um dos maiores problemas que qualquer empreendedor na área da saúde pode enfrentar. Se você está se esforçando e ainda sim a taxa de faltas do seu consultório está lá nas alturas, algo deve estar errado.

Os pacientes podem faltar a uma consulta por inúmeras razões, as quais vão desde má comunicação entre a secretária e o paciente até erros na marcação das consultas.

E o seu prontuário eletrônico, como um software individual, não poderia resolver esses problemas! Seria necessário um sistema de lembretes via SMS para lembrar pacientes de suas respectivas consultas, sistema o qual o prontuário eletrônico não oferece.

Então, qual é realmente o benefício do prontuário eletrônico?

O prontuário eletrônico, como quando um software individual, como o seu próprio nome diz, é um simples sistema de prontuário eletrônico, nada além disso.

Uma vez que o software é instalado, você pode armazenar e gerenciar melhor o histórico médico de pacientes e algumas informações sobre o consultório. De resto, ele não oferece nenhum recurso adicional para auxiliar a gestão de outras áreas.

E existe uma alternativa?

Sim, existe! O software médico.

O software médico é um software completo para a gestão de consultórios. Além de oferecer o prontuário eletrônico como um de seus recursos, ele oferece muitos outros.

Nele, você terá a sua disposição o módulo financeiro, o qual lhe oferecerá ferramentas para gerir as finanças do seu consultório, desde o fluxo de caixa até o livro de caixa.

Ainda no software médico, você também terá o módulo de marketing, onde aprenderá a criar uma estratégia de marketing do zero para o seu consultório a fim de atrair mais pacientes e, definitivamente, atingir a estabilidade sem depender de convênios.

Além desses dois recursos, você também terá um sistema de lembretes via SMS a sua disposição e um sistema de agendamento online. Esses dois recursos, quando em conjunto, podem reduzir drasticamente a taxa de faltas do seu consultório.

Enfim, se você quer definitivamente atingir a estabilidade financeira e melhorar os resultados do seu consultório, um software médico completo é a opção ideal.

Viu só como apenas um prontuário eletrônico, por si só, não vai resolver os problemas do seu consultório? Ainda tem dúvidas sobre o prontuário eletrônico integrado ao software de gestão médica? Deixe seu comentário e se interaja conosco!

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