A propaganda é a alma do negócio: técnicas de divulgação para clínicas odontológicas

clínica odontológica

Divulgar uma clínica odontológica e conquistar novos clientes é um desafio cada vez maior para os profissionais da área. O grande número de profissionais e o aumento dos convênios odontológicos deixou a disputa mais acirrada no mercado. Há clínicas oferecendo preços muito baixos, que acabam atraindo muitos clientes mesmo se o serviço deixa a desejar.

Essa atual composição do mercado exige melhores estratégias de divulgação dos profissionais. Como muitos dentistas acham que isso é muito difícil, desistem e tendem a perder muito dinheiro. Mas, ao contrário do que eles pensam, a publicidade para clínica odontológica é algo simples de ser feito, mesmo se a empresa não contratar uma agência especializada.

Além disso, a importância da publicidade é um consenso entre especialistas do mercado. O consultório odontológico, se deseja aumentar o lucro, precisa ter uma divulgação focada e constante. Assim, poderá atrair mais clientes fiéis. Se o potencial consumidor já tem uma boa imagem do seu negócio, a probabilidade de ele contratar seu serviço é muito maior.

A publicidade é ainda necessária devido à sua flexibilidade em termos de custo. Ela não fica presa a um valor específico. Você pode adaptar a mensagem de acordo com a circunstância. O objetivo é enviá-la na hora certa e para a pessoa certa. Para isso, você precisará aplicar algumas técnicas importantes de divulgação. Nós as listamos e as dividimos em categorias.

1. Primeiros passos

Antes de aplicar as técnicas, é preciso conhecer os princípios. Existem dois pontos fundamentais para entender o começo do processo.

Descobrindo o público-alvo

Esse é o primeiro passo para qualquer negócio. Se você ainda não sabe qual é seu consumidor médio, deve investir em pesquisas para descobri-lo. A partir disso, você saberá como se destacar no mercado e como adaptar sua mensagem. Direcionando a divulgação da clínica odontológica para o público-alvo, você economiza em esforço e dinheiro e tende a aumentar a probabilidade de conquistar clientes.

Saber a idade, a porcentagem de homens e mulheres, a renda média e os hábitos é fundamental para traçar sua estratégia. Com esses dados, você também saberá como fidelizar os antigos clientes.

Planejamento de marketing

O plano de marketing envolve estratégias que buscam potencializar os pontos positivos da sua clínica odontológica e minimizar os negativos. Por isso, é importante conhecer a concorrência, para descobrir o que a sua empresa tem de único e que faz um cliente procurá-la. Pergunte-se: é a localização? A tecnologia empregada? Os profissionais mais bem capacitados? Esse diferencial será o foco inicial da divulgação.

Esse ponto é importante no começo da aplicação do marketing. Mas você não estará preso a ele. Mais tarde, você poderá focar nas vantagens que sua clínica oferece, como preços e bonificações. Depois, nos planos oferecidos, demonstrando ao consumidor por que eles terão um custo-benefício mais alto se procurarem sua clínica odontológica. O SEBRAE disponibiliza gratuitamente um guia para você realizar o planejamento de marketing da maneira mais eficiente.

2. Marketing tradicional

Essas são as técnicas de marketing tradicional úteis na divulgação da sua clínica odontológica.

Cartões de visita

Os cartões de visita, os meios mais tradicionais de divulgação, ainda são muito úteis. Mas é preciso inovar. A maioria dos cartões “normais” é descartada logo depois de entregue. Por isso, é interessante usar a criatividade. Um exemplo são os bloquinhos de notas, com informações da sua clínica em todas as páginas. Ou ainda um calendário. O objetivo é criar algo que as pessoas realmente usam durante o cotidiano.

Participação em eventos

Não é possível divulgar sua clínica odontológica se você se recusa a ir a congressos e conferências. Contrate empresas para criar folders e encartes interessantes. Coloque as informações de contato da sua clínica odontológica e informe sobre o seu serviço, promoções e outras novidades.

Sua estratégia de divulgação em eventos deve ser ainda mais planejada se você for um dos palestrantes. Nesse caso, você não poderá fazer propaganda explícita, então a tática deverá ser demonstrar a sua qualidade profissional, para influenciar o público de maneira subliminar. Em congressos, é importante mostrar que a sua empresa é moderna e está na vanguarda de todas as tendências da última década no setor.

Estratégias de mídia

Aparecer na imprensa é o objetivo de todo profissional do marketing. Isso porque uma reportagem tem mais credibilidade que a publicidade paga. É preciso então compreender os critérios de noticiabilidade utilizados por jornalistas. Para aparecer no jornal, no rádio ou na TV, você precisa de um fato novo e na hora certa. Profissionais especializados nisso, como assessores de imprensa e de relações públicas, podem ajudar a sua clínica odontológica a sair na imprensa.

Divulgação tradicional

A divulgação tradicional consiste em folders, banners, cartazes, merchandising e até comercias. Não é recomendável apostar em tudo. É ideal escolher qual é o melhor para a sua empresa. O seu público responderá diferente para cada uma delas. Nesse quesito, não há muito o que fazer, você precisará testar.

É recomendável que, de início, você crie folders com promoções, preços e outros benefícios da sua clínica odontológica. Pesquise a agência de publicidade mais bem-sucedida da sua cidade e contrate-a. É importante ter um bom material. O marketing tradicional pode até gerar menos resultado do que outras formas, mas é indispensável.

3. Marketing digital da clínica odontológica

A internet será uma ferramenta essencial na sua divulgação. Veja por quê.

Site

Sites e blogs são essenciais para publicar informações da empresa, fotos, esclarecimentos de dúvidas e suporte. Servem, inclusive, para realizar as vendas do serviço. No blog, você pode divulgar marketing de conteúdo, postando artigos interessantes sobre a área da odontologia. Isso atrairá visitas do Google, que conhecerão sua marca. Utilizando estratégias de otimização de sites (SEO), você conseguirá aparecer em primeiro lugar nos buscadores para várias pesquisas que o potencial público fará. Depois, basta fidelizá-los.

Redes sociais

Você provavelmente sabe que o público-alvo da sua clínica odontológica está presente nas redes sociais. Você só precisa saber quais ele mais frequenta. Depois, crie perfis para a empresa e divulgue informações, preços e promoções e interaja com o potencial consumidor.

As redes sociais como o Facebook e o Twitter podem servir também como canais de suporte ao cliente e de esclarecimento de dúvidas. Redes como o Instagram podem trabalhar a imagem do negócio. Além disso, divulgando conteúdo nas redes, você pode redirecionar um grande público para o site da clínica.

E-mail

Uma lista de e-mail é essencial para quem quer marcar presença na internet. Trata-se de uma tática eficiente e muito econômica, e muitas clínicas odontológicas já a fazem. Você pode obter o e-mail do cliente na hora do cadastro e do potencial cliente mediante uma amostra grátis (ver tática abaixo).

Depois que tiver uma lista de contatos, você pode enviar informativos, promoções, artigos novos do blog, entre outras coisas. É importante manter um contato e oferecer bons conteúdos, pois isso valorizará sua marca. Você pode descobrir, com o tempo, o que seu público gosta de saber através das postagens mais visualizadas.

Amostra grátis

Um e-book com informações úteis é um bom exemplo de amostra grátis. Isso porque, ao mesmo tempo em que os clientes confiarão na sua empresa por dar material gratuito, você pode obter, em troca, informações essenciais. Na hora de fazer o cadastro para receber o e-book, eles colocarão dados úteis para estipular o seu público médio. A tática da amostra grátis é perfeita para novos negócios.

4. A divulgação por meio dos clientes

Os próprios clientes da sua clínica odontológica poderão divulgar seu negócio. Essa tarefa não é só útil, como fundamental. Veja como fazer isso.

Atendimento único

Como você também é consumidor sabe da importância do bom atendimento. O marketing pode ajudar a sua clínica odontológica, mas não fará muita coisa se a sua equipe não for especializada. A empresa deve se mobilizar para conquistar o cliente. A sua equipe deve ser experiente e atenciosa, demonstrando profissionalismo e serviços de primeira qualidade. Além disso, devido à natureza do ramo, é de extrema importância passar segurança aos clientes.

Bons profissionais ajudam a criar a imagem de uma empresa de qualidade. A capacitação é uma vantagem extra, pois os clientes saberão que tratarão com pessoas que estudaram muito. Mas só isso não basta. Não adianta ter doutores em sua clínica odontológica se eles são ríspidos com os pacientes. A soma de técnica e profissionalismo fará os clientes trazerem os conhecidos deles para sua clínica.

Atenção ao cliente

No atual mercado, em que o preço baixo parece pesar mais na escolha do produto ou serviço, é importante aplicar técnicas para conquistar o cliente. Você pode fazer isso enviando cartões de aniversario e de outras datas especiais. Mas tudo de maneira informal, para os clientes se sentirem especiais. Uma nota escrita à mão fará toda a diferença, pois ele saberá que você se lembra dele.

Conclusão

Listamos inúmeras maneiras de você divulgar sua clínica odontológica, de engajamento por parte dos clientes ao marketing tradicional. Você pode começar testando poucas técnicas, sempre tendo como foco o público-alvo. Quanto mais informações você tiver sobre ele, mais saberá quais técnicas serão mais úteis.

A divulgação deve ser feita constantemente. Com o tempo, você descobrirá onde vale a pena investir. A experiência em publicidade é essencial para fidelizar clientes antigos e sempre atrair mais clientes. Com o tempo, a sua clínica odontológica não só irá lucrar mais, mas também será a líder do segmento em sua região.

É muito importante entender que, atualmente, para garantir seu espaço no mercado, o dentista deve estar sempre atualizado e investindo em ações que aumentem a visibilidade de sua clínica odontológica, através de uma estratégia de marketing e de um bom atendimento e relacionamento com o paciente.

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