Psicologia: conheça 5 áreas de atuação para o psicólogo

psicologia

O profissional de psicologia apresenta um leque bastante interessante para futura atuação. Sendo voltado, sobretudo, para o exercício na instrução, o psicólogo demonstra bastante flexibilidade no mercado de trabalho. Tendo a opção de exercer a função no setor privado, público e até mesmo em salas de aula.

Quando se trata do psicólogo formado, muito se pensa em um divã, uma sala lotada de livros e a orientação pessoal. A psicologia clínica é, definitivamente, o estereótipo criado sobre o psicólogo. Entretanto, esse aspecto se perde ao ingresso na academia, quando se nota as diversas vertentes para que o psicólogo formado possa seguir.

O profissional, assim, pode atuar desde o trabalho em empresas de pequeno à grande porte, como o trabalho em instituições e universidades. O mercado é amplo, e conhecê-lo é fundamental.

As áreas de atuação do profissional de psicologia

Voltadas para áreas bastante distintas da comumente conhecida psicologia clínica, estas quatro vertentes a serem citadas envolvem o trabalho do psicólogo sob um aspecto mais instrutivo do estudo psicológico.

1) Psicologia Institucional: o trabalho, neste caso, foca no auxílio às instituições de trabalhos, sobretudo, com crianças excepcionais. Tais como a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e a Caps (Centro de Atenção Psicossocial), por exemplo.

2) Psicologia Acadêmica: ministrando aulas em Universidades, contribuindo para o futuro de maior número de psicólogos para o mercado de trabalho.

3) Psicologia Hospitalar: trabalho diretamente com a rotina de um hospital, atuando envolto de técnicas necessárias que fogem às encontradas em instituições de apoio, por exemplo.

4) Psicopedagogia: trabalho regular em escolas, auxiliando na potencialização do desempenho dos alunos. Além disso, servindo como apoio e conversa com os estudantes matriculados, como também à instrução a metodologia de ensino utilizada na escola.

A área voltada ao psicólogo organizacional

Trabalhando no modelo de empresas de pequeno ao grande porte. No setor privado, o profissional de psicologia atuará sob um aspecto de organização e seleção de quem ingressa e egressa da empresa. Uma forma de gerenciamento de pessoal.

• Recrutamento de pessoal: o profissional realiza uma triagem de pessoal baseada na recepção de currículos. Geralmente pautada em um número x de candidato/vaga, o psicólogo tratará por avaliar em dois momentos: curricular e entrevista.

• Seleção de pessoal: após a triagem de currículos, a seleção de pessoal focará na entrevista – também trabalho do psicólogo –, que fará a seleção baseada em uma pauta pré-pronta.

• Treinamento de pessoal: serviço que pode ser interligado à empresa, como também terceirizado por um grupo de profissionais da área. Servindo, assim, como treinamento de funções emocionais e cognitivas dos selecionáveis em entrevista.

• Departamento Pessoal: voltado a uma função de desligamento de funcionários, com avaliação da produção e função do empregado na empresa.

Portanto, o trabalho do profissional da psicologia se estende em duas áreas diferentes de atuação: instrução e organização. Enquanto que a instrução foca na psicopedagogia, em instituições, em hospitais e na academia, o organizacional foca no trabalho de gestão de pessoal no setor privado. Sendo completamente diferentes, mas com uma função em comum: o fundamental trabalho do psicólogo.

Por fim, é muito importante entender que, atualmente, a tecnologia é uma aliada fundamental para o bom desempenho do psicólogo, independente da área que você escolha seguir.

Você sabia que existem softwares médicos extremamente eficazes que auxiliam na gestão do consultório de psicologia e dos pacientes? E que inclusive podem ajudá-lo na parte estratégica e no marketing do consultório? Já pensou se, no seu software médico, além de gerenciar seus pacientes, você pudesse também criar e conduzir o seu próprio site e blog?

No iMedicina nós oferecemos essa possibilidade! Conheça nossa proposta visitando a nossa página e entenda melhor como informatizar o seu consultório de psicologia e atrair novos pacientes!

Se você gostou deste artigo, aproveite para ler nossos demais artigos sobre o assunto!

Compartilhe este conteúdo:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Compartilhe este conteúdo:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Artigos relacionados

O que achou? Deixe seu comentário!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Já está de saída?

Junte-se a dezenas de milhares de Médicos e receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.

Ao inscrever na nossa newsletter, você está autorizando o iMedicina a enviar conteúdos de seu interesse. Jamais fazemos spam! Confira nossa política de privacidade.

Junte-se a Dezenas de Milhares de Médicos

Receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.