Quantos convênios médicos devo ter na minha clínica?

convênios médicos

Ter parceria com operadoras de convênio médico é importante para atrair mais pacientes até a sua clínica, já que milhões de brasileiros estão insatisfeitos com os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) e investem em planos de saúde. No entanto, muitos médicos e especialistas ainda ficam em dúvida sobre quantos convênios médicos devem ter no consultório, haja vista que o principal objetivo é oferecer facilidades aos pacientes e, ao mesmo tempo, ter parceria com as melhores operadoras.

Hoje, de forma geral, existe um descontentamento dos médicos em relação aos valores repassados pelas empresas de convênios médicos. Daí vem a importância de ser um médico referenciado pelas melhores operadoras de planos de saúde do país, já que é possível encontrar seguradoras que pagam desde R$ 12 até R$ 72 por consulta. De forma geral, o ideal é procurar pela parceria com as operadoras que oferecem mais vantagens à sua clínica ou ao seu consultório, sempre atento às características do seu público-alvo.

Mas você já sabe quantos convênios médicos deve ter em sua clínica? Então confira as dicas e informações exclusivas que temos para você neste artigo!

Veja abaixo:

• Com quantos convênios médicos devo ter parceria em minha clínica?

Não existe uma resposta específica para essa pergunta, pois você pode ser referenciado por um ou vários convênios médicos em sua clínica ou consultório. No entanto, vale a pena fazer uma análise para verificar quais são as empresas de plano de saúde que mais valem a pena para o seu estabelecimento. Para isso, é essencial que você conheça as características dos seus pacientes, já que você deve ter parceria com os convênios médicos que podem ser mais lucrativos para a clínica.

Nos consultórios, de forma geral, pode valer a pena atender por pelo menos uma grande operadora de convênio médico e uma empresa de plano de saúde local. Isso porque as grandes seguradoras, como Unimed e Bradesco Saúde, por exemplo, oferecem convênios nacionais, que podem levar pacientes de qualquer lugar do país até a sua clínica, enquanto as operadoras regionais, como a Clinipam, que é forte no Paraná, são ideais para atender o público da sua cidade e/ou do seu estado.

Além disso, se você percebe que será lucrativo atender por operadoras que oferecem convênio médico empresarial, não deixe de investir na parceria com essas empresas.

• Por que ter mais de um convênio médico na clínica?

Com a popularização dos planos de saúde no Brasil, atualmente, milhões de pessoas contam com um convênio médico proporcionado pelas mais diversas operadoras do mercado, como Unimed, Bradesco Saúde, Amil, Intermédica, SulAmérica, entre várias outras. Devido a essa característica, portanto, atender por mais de uma empresa de convênio médico é algo que pode aumentar o fluxo de pacientes em sua clínica, pois um maior número de beneficiários poderá contar com o atendimento do seu estabelecimento.

É muito provável que o seu público-alvo seja composto por pacientes das mais diversas operadoras de planos de saúde e, por isso, se restringir ao atendimento por apenas um convênio médico pode ser algo que não levará vantagens a sua clínica. Além disso, quando o seu consultório atende por mais de uma empresa de seguro de saúde, essa pode ser uma estratégia para popularizar a sua clínica e, ao mesmo tempo, contar com benefícios oferecidos pelas operadoras, como marketing e materiais de divulgação sem custo.

Conheça o seu público-alvo e invista na parceria com as empresas de planos de saúde que podem ser mais vantajosas para a sua clínica ou seu consultório.

• Como saber quais são os convênios médicos mais vantajosos para a clínica?

Como foi dito nos tópicos anteriores, é essencial que você conheça o perfil dos seus pacientes, isto é, o seu público-alvo, para analisar quais podem ser as empresas de convênio médico mais vantajosas para a sua clínica. Para isso, você deve estar atento às operadoras com maior número de beneficiários em localização. Em cidades pequenas, por exemplo, é comum que as seguradoras de planos de saúde locais e regionais tenham maior número de clientes, pois oferecem mensalidades mais baixas.

Nas maiores cidades e capitais do país, as maiores operadoras de convênio médico do mercado, como Amil e Unimed, são as que contam com maior número de beneficiários, haja vista que a população é maior e há mais empresas conveniadas aos planos de saúde, além de associações e sindicatos. Portanto, fique de olho nas características do seu público-alvo e, se necessário, aplique questionários e peça para os seus pacientes preencherem a fim de saber em quais operadoras eles são beneficiários.

Essa é uma forma de não cair no equívoco de ter parceria com uma empresa de convênio médico que não será lucrativa e não levará mais pacientes até a sua clínica!

Esse artigo foi útil para você? Confira outros textos em nosso blog!

[posts-relacionados-gerais][/posts-relacionados-gerais]

Compartilhe este conteúdo:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Compartilhe este conteúdo:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Artigos relacionados

O que achou? Deixe seu comentário!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Já está de saída?

Junte-se a dezenas de milhares de Médicos e receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.

Ao inscrever na nossa newsletter, você está autorizando o iMedicina a enviar conteúdos de seu interesse. Jamais fazemos spam! Confira nossa política de privacidade.

Junte-se a Dezenas de Milhares de Médicos

Receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.