Que tipo de registro preciso ter para ser médico fora do Brasil?

Após a formação superior, alguns profissionais médicos projetam metas para atuar em outros países. A recepção de especialistas em medicina é positiva em diversos lugares.

Frequentemente, embora certos países tenham passado por mudanças relacionadas à imigração, a procura de trabalho em outros lugares cresceu consideravelmente e o cuidado em contratar esses técnicos fazendo consulta CRM também. A falta de atuantes em medicina é comum nos continentes.

Você pode até pensar algumas vezes, seja durante a graduação ou até mesmo depois de formado em aderir a essa ação. Alguns pensam ser um investimento arriscado e não veem como algo promissor devido a questões culturais, sociais e até econômicas. Talvez grande parte desse receio seja pelo desconhecimento de como conseguir chegar lá.

REVALIDA. O que é e como ter um

O pontapé inicial é ter o registro que garante sua atuação no exterior. Após obter seu CRM, é necessário garantir a aprovação no REVALIDA. Esse registro se baseia num exame realizado para qualquer profissional médico de qualquer nacionalidade que deseja atuar em outro país. Esse registro garante confiabilidade, eficácia e agilidade no processo de contratação do especialista que vai trabalhar no exterior. O REVALIDA aprova seu diploma de acordo com os critérios propostos pelos órgãos responsáveis de saúde em cada país.

Para obtê-lo, prepare seus dados. Leve seu histórico escolar, diploma da faculdade, diploma de residência, formulário preenchido para pedido de validação, comprovação da atuação em sua especialidade se a residência tenha duração menor que cinco anos.

Todos esses documentos precisam estar traduzidos na língua do país que deseja trabalhar. Preferencialmente, levar esses documentos também na língua inglesa pode ajudar. Além disso, deve-se levar a cópia do passaporte e efetuar o pagamento da taxa do registro.

Como o REVALIDA é feito?

Após a consulta CRM e a entrega de todos os documentos para análise e processamento do pedido, é hora das provas. Sim, provas. A maioria dos países realiza mais de uma prova, duas ou até mais, abordando questões genéricas da área de saúde e detalhes mais específicos da especialidade que o profissional queira atuar.

Quem deseja trabalhar nos Estados Unidos, depois da consulta CRM, o REVALIDA é composto por três etapas. Cada uma com provas teóricas e práticas e até mesmo com avaliação ao vivo que dura de duas a oito horas, simulando casos comuns em hospitais e consultórios. Essa é uma das metodologias adotadas.

Outros países fazem a consulta CRM e concentram suas avaliações em serviços médicos que comprovem a capacidade do profissional em atuar na sua especialidade, como por exemplo, trabalhar em áreas rurais. Chile e Cuba costumam usar esse método. Havendo problemas na aprovação do profissional, ocorre a realização de provas para apresentar um bom rendimento e entregar o REVALIDA.

Outras referências como uma proposta pronta de emprego, estágio ou residência também facilitam o requerimento e o recebimento do REVALIDA. Mas o mais importante é sempre fazer a consulta CRM e atualizar todas as suas informações. Traçando um bom planejamento e se preparando para as provas, fazendo buscas e estudando para as provas, a obtenção desse registro se torna mais fácil.

Gostou desse artigo? Confira outros textos em nosso blog!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: