Quero implantar agendamento online na minha clínica: o que devo fazer?

Quero implantar agendamento online na minha clínica: o que devo fazer?

Agendamento online torna mais prática a marcação de consultas, diminui ausências e atrai pacientes

Antigamente, os consultórios médicos em geral faziam a marcação de suas consultas através de agendas de papel. Pouco práticas e inflexíveis, mas era a tecnologia que as clínicas tinham à disposição na época. Com a modernização e a popularização dos computadores, as agendas de papel passaram a ser substituídas por agendas eletrônicas, que demonstram mais agilidade e eficiência para fazer o serviço e organizar o dia a dia do médico.

Problemas de antigas tecnologias

Os tempos mudaram, passaram e, ainda há quem utilize as agendas de papel em um consultório médico com um número razoável ou até alto de atendimentos. Também existem profissionais que utilizam softwares obsoletos, pouco sofisticados ou ineficazes no “trabalho sujo” de reunir as atividades diárias dos médicos de uma forma prática para todos os envolvidos, sejam profissionais ou pacientes. Resultado: o médico vive e trabalha em função de uma agenda conturbada e imprecisa. Os pacientes, por sua vez, têm que lidar com atrasos e outros problemas de um agendamento confuso.

Isso acontece porque, mesmo utilizando o agendamento computadorizado, o consultório muitas vezes dispõe de um software antigo e que permite pouquíssimas opções de personalização. Além disso, a marcação das consultas está condicionada à comunicação entre o paciente e o (a) atendente, o que pode resultar em falta de clareza e incompreensões por qualquer uma das partes, seja do secretário ou do paciente. Quando isso acontece, é comum que o cliente se atrase, se ausente ou venha para o consultório em uma hora errada, isso quando ainda não joga a culpa no médico e cria um clima negativo para o ambiente.

Agendamento online é muito melhor

Mesmo ao já utilizar o computador, seria interessante ainda fazer o agendamento de uma forma que ele fique muito mais acessível ao paciente e sob total controle do profissional. Dessa maneira, foi desenvolvido o agendamento online. Com ele, o paciente não precisa necessariamente entrar em contato por telefone com o consultório, desafogando as tarefas do atendente, que pode dedicar mais atenção a quem já está na sala de espera. Além disso, com o agendamento pela internet, o paciente tem total precisão do momento em que sua consulta está prevista para acontecer, o que diminui a chance de erros ou furos.

Agendamento online é tendência e é o futuro na forma de se lidar com o paciente de maneira ágil e eficaz. Hoje muito mais pessoas têm acesso à rede mundial de computadores, e muito mais gente terá no futuro. Portanto, pacientes não faltarão. Além disso, realizar o agendamento online pode representar a chegada de mais pacientes, que terão uma boa impressão da clínica e dos profissionais que irão atendê-lo.

Muito bem! Você decidiu por implantar o agendamento online em sua empresa. Quais são os passos a seguir? Primeiramente, é necessário escolher um programa para coordenar e realizar o agendamento na internet. Existem muitos disponíveis no mercado, mas é sempre bom ficar de olho em suas características e possibilidades.

Quer dicas de como escolher? Primeiramente, veja se o programa tem prestígio. Se um software já for utilizado por milhares de profissionais no país, provavelmente terá uma boa qualidade. Pesquisa na internet pela satisfação dos médicos que já o utilizam, existem fóruns e redes sociais para isso.

Escolha um bom programa

Uma vez escolhido o software, entre em contato com a empresa responsável. Ele deve fazer jus às suas expectativas. Agende e solicite uma demonstração para que a companhia possa exibir o funcionamento do programa e como poder ser utilizado para solucionar problemas e situações reais do dia a dia de qualquer médico. Avalie também os valores estabelecidos pela empresa. Nem sempre o mais barato é o melhor. Faça uma boa relação de custo-benefício.

Uma vez escolhido o programa, assine o contrato e goze dos benefícios do agendamento online! Mas não esqueça de treinar seus funcionários na clínica para que eles possam utilizar também e lidar com a agenda em casos de necessidade. A integração nesse tipo de sistema é fundamental para o trabalho acontecer com a eficácia necessária para satisfazer clientes e profissionais.

Não seja refém de sua própria agenda. Prefira um programa flexível e personalizável, que permita a mudança de horários e durações de consultas em instantes. Escolha um software que lhe propicie economizar cliques, para assim economizar tempo e fazer uma gestão mais inteligente dos recursos e dos profissionais da clínica. Faça com que a agenda trabalhe para você e para os pacientes, e não o contrário.

Lembre-se também de que você não mora na clínica. Portanto, escolha um software com versões móveis que possibilitem a realização de alterações mesmo do conforto do sofá, apenas ao sacar o celular do bolso. Quer saber mais sobre esse e outros temas? Não deixe de acessar o nosso blog!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: