Saúde online: melhores cursos online para a área da saúde

Tempo de leitura: 4 minutos

Quer se aprimorar na sua área, mas não está com tempo para frequentar um curso presencial? Descubra alternativas de cursos sobre saúde online e faça atualizações e preparações para exames sem sair de casa.

Cursos de saúde online

Existem diversas alternativas de cursos de saúde online, e por mais incrível que pareça, alguns dos melhores são oferecidos gratuitamente por fundações e órgãos de governo reconhecidos. É o caso da Unasus. A Universidade Aberta do SUS existe desde 2010. Criada pelo Ministério da Saúde, seu objetivo é atender as necessidades que surgem entre profissionais da área que atuam pelo SUS em termos de capacitação e educação permanente.

A Unasus conta com uma rede colaborativa de instituições, sendo 35 de ensino superior, além de um sistema de acervo e uma plataforma específica. Os recursos são inseridos no Acervo de Recursos Educacionais em Saúde, o ARES, e a Plataforma Arouca é onde acontecem as provas online e a inclusão de certificados.

Há uma infinidade de cursos disponíveis, inclusive com temáticas bastante presentes, como sobre o aedes aegypti, mosquito responsável pela Dengue, Zika e Chikungunya. Também há formações específicas para cada uma das doenças.

Aperfeiçoamentos e capacitações em áreas como Atenção Familiar, Saúde da Pessoa Idosa, Saúde Auditiva, Saúde da Criança, Gestão Pública de Saúde, Oftalmologia na Atenção Básica, Odontologia, para pacientes com comprometimento sistêmico, Política de saúde LGBT, Saúde da População Negra, Vacinação contra o HPV, são alguns dos cursos.

Os interessados devem verificar no edital quais os requisitos e especificidades. Cada curso pode variar conforme o público alvo, o nível acadêmico desejado, localidade ou necessidade de aprovação pelo gestor responsável. Alguns cursos podem ser feitos por interessados de diversas formações e níveis de escolaridade, outros são exclusivos para médicos.

A Fundação Getúlio Vargas é outra instituição que oferece cursos online na área. O curso Sistemas de Saúde, por exemplo, tem uma carga horária de 30 horas com duração de 9 semanas.

O curso engloba conceitos, histórico, sistemas de saúde em outros países e comparações, o sistema brasileiro, com princípios, diretrizes, informações sobre implantação, evolução e desafios do SUS. Também inclui um módulo sobre saúde suplementar, mercado, falhas, regulação e legislação, entre outros tópicos.

O Centro de Educação Online em Saúde é uma iniciativa da Escola de Educação Permanente da Faculdade de Medicina da USP que inclui também uma série de cursos com certificado digital e conteúdo produzido pelos docentes do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP).

Os cursos são divididos em cursos multiprofissionais e cursos médicos. Estão incluídos congressos, preparatórios e outros cursos de saúde online exclusivos para médicos e residentes que procuram se aperfeiçoar e aprofundar em técnicas que estão sendo aplicadas à medicina moderna.

Um deles é o curso online preparatório para TSA – Título Superior em Anestesiologia, que atualiza conhecimentos enfatizando nos pontos para obtenção do título conferido pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia, com 300 horas e 210 dias de duração.

Também há cursos sobre atualização em vacinas que são oferecidas na rede pública pelo Programa Nacional de Imunizações, com 40 horas e 60 dias de duração. Manipulação de cateteres, sondas e drenos, é um curso de 80 horas e duração de 60 dias para profissionais e estudantes de enfermagem.

Se o assunto é Marketing, Planejamento Estratégico e Gestão de clínicas, consultórios ou estabelecimentos em saúde, não deixe de conhecer a universidade do iMedicina! Lá, temos inúmeras opções de cursos e mais de 400 aulas para profissionais de saúde que querem melhorar os resultados.

Cuidados ao realizar cursos de saúde online

Há muitas opções entre cursos públicos de saúde online, mas algumas instituições pagas também oferecem alternativas. Nessa hora, verifique se é uma faculdade ou fundação reconhecida na área.

Sempre que for procurar um curso de saúde online é importante verificar quem é a instituição por trás da sua organização, currículo e formatação, assim como professores e coordenadores, para garantir a idoneidade do conteúdo e a sua validade, especialmente se você precisa daquele certificado.