Saúde online: os melhores portais para pesquisa

A internet é um mundo de informações. Todos os assuntos podem ser encontrados em sites de pesquisa, mas nem sempre com a credibilidade e a veracidade esperadas. Os sites de saúde online são ainda mais vulneráveis a informações equivocadas e quem segue as orientações oferecidas por eles, sem buscar auxílio de um médico, podem ter consequências graves na saúde.

Mas é possível encontrar sites de saúde online confiáveis e que prestam um serviço para a população, com informações relevantes sobre doenças, sintomas e dicas para prevenção. Portais escritos por médicos ou sob sua orientação, sem pretensão de substituir o profissional, mas sim dar informações relevantes, inclusive de campanhas e epidemias.

Em saúde online, é preciso pesquisar

Cerca de 85% das mulheres e 77% dos homens buscam na internet mais informações sobre diagnósticos médicos. Mas apenas um quarto procura conferir se as informações são confiáveis. Esse dado é grave, já que essas pessoas acabam tendo uma conclusão precipitada de seu problema e pode se automedicar de forma equivocada.

É necessário pesquisar e buscar referências confiáveis para pesquisas médicas, mas o mais importante é sempre se consultar com um profissional. Só ele pode detectar o tipo de doença e o tratamento adequado.

Melhores sites de saúde online

Analisando possíveis sites fraudulentos ou com informações frágeis, nossa peneira listou dez deles, partindo do princípio da qualidade das informações e dos fundamentos científicos.

1 – Para Todos (http://portalsaude.saude.gov.br/)

O Ministério da Saúde disponibiliza várias páginas para elucidar dúvidas, como o “Saúde é bom saber”, que lista as especialidades médicas e suas principais doenças. Já o “Saúde para você” pede a identificação da idade e do gênero do navegante, para lhe dar informações mais precisas. Há ainda páginas especificas da saúde de homens, mulheres, crianças, idosos e adolescentes, com todas as suas doenças e dúvidas específicas.

2 – Coração em dia (http://cardio.br)

A Sociedade Brasileira de Cardiologia aborda as doenças do coração e suas causas. Nele, há como se prevenir, ter mais qualidade de vida e até ter acesso a receitas saudáveis com baixa caloria e colesterol.

3 – Dr. Drauzio (https://drauziovarella.com.br/)

O médico é conhecido do público por ter escrito o livro sobre o período em que trabalhou como voluntário do Carandiru. O site é um dos mais procurados de toda a internet e fala sobre doenças sexualmente transmissíveis, depressão, obesidade e sobre todos os assuntos relativos à medicina, com uma linguagem simples e direta.

4 – Câncer na mira (http://www.oncoguia.org.br/home/)

O site aborda o câncer de forma clara e objetiva. Fala sobre sintomas da doença, tipos de tratamento, direitos legais dos pacientes, qualidade de vida, alimentação, mitos e verdades e muito mais. O site é tão completo que inclui em suas informações dicas de onde comprar perucas e próteses.

5 – Primeiros socorros (https://www.einstein.br/Pages/Home.aspx)

O “Espaço Saúde” do Hospital Albert Einstein ajuda a prestar os primeiros socorros em acidentes e mal súbito, até que a ajuda médica apareça. Ainda há informações sobre gravidez, tipos de doenças e tratamentos, nutrição e bem-estar, tudo com vídeos interativos.

6 – Diabetes em detalhes (http://www.diabetes.org.br/)

O site fala tudo sobre diabetes, desde causas até tratamentos, experiências de pacientes, exames adequados e tudo sobre essa doença que cada vez atinge mais brasileiros.

7 – Cuidados com a família (http://revistavivasaude.uol.com.br/)

O site apresenta informações sobre saúde familiar, como nutrição, bem-estar, tipos de doença, etc.

8 – Minha Vida (http://www.minhavida.com.br/)

Seu conteúdo abrange saúde, bem-estar, beleza, fitness, dietas e família em temas populares e doenças com alto contágio no momento, além de notícias relevantes sobre remédios e ação do governo.

9 – Força na dieta (http://www.abeso.org.br/)

Voltado para pessoas acima do peso, é organizado pela Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica.

Dá dicas úteis em como não errar na educação alimentar dos filhos, para evitar a obesidade infantil, que a cada dia cresce mais no país. Tem também receitas lights e criativas para manter a dieta em dia.

10 – Para a mulher (http://www.gineco.com.br/)

O mundo da saúde feminina está em seu conteúdo, de forma esclarecedora e direta. Nele, há um programa, criado exclusivamente para a internet, onde profissionais são entrevistados para falar sobre tudo relacionado ao bem-estar da mulher.

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: