Software médico: o segredo dos consultórios bem sucedidos!

software médico

Não é nenhum segredo que a implementação de um software médico pode ser um desafio, principalmente em consultórios pequenos ou em grandes clínicas de multiespecialização. Embora haja muitas histórias de sucesso, muitos consultórios falham na implementação de um sistema médico, muitas vezes por que escolhem o software errado ou simplesmente por que não conseguem se adequar ao sistema.

No entanto, a verdade é que, um software médico de qualidade e implementado da forma certa, coloca um consultório (pequeno ou grande) no caminho para o sucesso.

Vários consultórios e clínicas utilizam algum tipo de sistema de gestão médica para auxiliar os médicos em seus fluxos de trabalho, gestão de pacientes e, principalmente, para gerenciar toda a instituição. Se você quer alcançar melhores resultados e reduzir os custos, um software médico pode lhe ajudar nesses e muitos outros pontos.

 

Qual é o componente mais importante para escolher um software médico?

A resposta é bem simples: o engajamento inicial dos médicos e funcionários.

Alguns médicos preferem deixar a escolha de um software médico nas mãos de pessoas que realmente entendam sobre softwares e coisas relacionadas. No entanto, a participação do médico na escolha de um sistema de gestão médica é fundamental.

Se um médico acha que o software médico deve conter determinadas funções para facilitar o seu fluxo de trabalho, ele deve estar envolvido na avaliação e seleção do fornecedor. A maioria dos softwares médicos é desenvolvido por programadores que entendem de programação, mas que não pensam da mesma forma que um médico.

Escolher o software médico certo é um dos segredos dos consultórios bem sucedidos. Para avaliar as opções disponíveis e identificar qual é o certo para o seu consultório, você precisa procurar pelos sistemas que oferecem aquilo que você precisa. E como identificar o que você precisa? Simples: converse com seus médicos e ouça-os (caso você atue individualmente, você mesmo deverá identificar suas necessidades).

E lembre-se: escolher o software médico errado pode afundar de vez o seu negócio.

 

Uma boa implementação encurta o caminho para o sucesso!

Se o seu consultório ainda está preso ao papel e caneta, você poderá enfrentar algumas dificuldades na implementação, mas nada que uma boa disposição para aprender não resolva.

Agora, se você já usa ao menos um software de agendamento de consultas ou faturamento, sua equipe se sentirá mais confortável com o novo sistema médico, o que acelerará o processo de aprendizagem.

A chave para implementar um software médico com sucesso e usufruir logo de início de todos os seus benefícios é ter um plano de implementação bem controlado. Este plano deve começar com a seleção de um software de qualidade (o que falamos logo acima) e concluir com a transição dos arquivos em papéis para a versão digital.

Para não afetar o seu fluxo de trabalho atual, você poderá usar o software médico para atender apenas novos pacientes, por exemplo, e ir fazendo a transição dos arquivos aos poucos, subindo alguns arquivos de manhã e outros na parte da tarde. Desta forma, em menos de duas semanas você já terá migrado por completo para o sistema.

 

O complemento ideal para atrair mais pacientes

Alguns consultórios esperam que, uma vez que eles implementam um software médico, eles serão capazes de atender mais pacientes em um dia, magicamente.

Obviamente, os softwares de gestão médica aumentam a eficiência e melhoram o atendimento, permitindo assim que você atenda mais pacientes em um dia. No entanto, não há como atender mais pacientes se eles não chegam até você, não é?

O que você não sabe sobre os consultórios bem sucedidos e os softwares que eles usam é que, a maioria dos softwares de qualidade oferece um “Módulo de Marketing” (como é chamado). Basicamente, é um módulo que lhe ensina a fazer marketing para consultório, a fim de conseguir mais clientes (pacientes), tanto os que estão vagando por aí a procura de um consultório quanto os que frequentam a concorrência.

Como se pode ver, o segredo dos consultórios bem sucedidos não se concentra apenas em um software médico, mas sim naquilo que ele pode oferecer (recursos e funções).

 

Software médico e o futuro

Hoje em dia, os softwares médicos são frequentemente utilizados e, com as inovações que estão por vir, estarão presentes mais e mais na medicina futuramente. Com a chegada dos softwares baseados em nuvem e o recurso de prescrição precisa de medicamentos, os softwares médicos serão, cada vez mais, responsáveis pelo surgimento de consultórios bem sucedidos – mais do que já é.

E você, está caminhando para o sucesso com seu software médico? Comente!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: