Série [Estratégias]: Como analisar Resultados e Avaliar se Está dando Certo

Como-analisar-resultados

Sejamos simplistas:

Uma estratégia é ótima quando te gera um retorno superior ao valor investido.

A conta é simples:

Investimento no iMedicina + Investimento com mídias = gasto total com marketing

Receitas de pacientes que vieram através da internet = receita total do marketing

A segunda parte precisa ser superior à primeira. E se não for… algo está errado na sua estratégia. Simples assim.

Em geral, os primeiros resultados decorrentes de Marketing de Conteúdo começam a aparecer com 6 meses de estratégia instalada. Com até 12 meses, 97% dos nossos clientes passam a ter resultados positivos.

Os 3% que não conseguem nesses primeiros 12 meses, com um pequeno auxílio estratégico e um pouco de treinamento… costumam também chegar lá!

Logo, o fluxo é bem simples: comece pelo básico, siga os passos e faça a sua parte. Quando finalizar a configuração e ativar sua presença digital, chega a hora de começar a coletar e medir os resultados.

Adicione um processo em sua secretaria, que vai perguntar onde o paciente ficou conhecendo o seu consultório ou clínica. Dessa forma, vai ter resultados mais apurados.

Recomendamos, para início, um investimento próximo a R$400,00 por mês com mídia (anúncios). Mantenha fixo por 3 meses e depois avalie os números gerados.

Se estão satisfatórios, mantenha ou aumente. Se não, parta para uma análise mais detalhada. A pergunta é bem prática: onde está o problema? No anúncio ou no site?

Como saber? Se os seus anúncios estão com alta qualidade (um CTR maior que 1,5%… esse é um número que as ferramentas de marketing como Google Adwords e Facebook Ads te fornecem), o problema está na página. Se os anúncios estão com baixa qualidade, troque o texto e imagem dos anúncios. Temos várias aulas na Universidade que podem te ajudar com isso, basta perguntar para nossos consultores.

Se os anúncios estão bons, a página de destino pode não estar adequada. Altere os textos, imagens, chamada para o consultório… e rode novos testes por mais um ou dois meses. Seu resultado melhorou? Ótimo, mantenha!! Não? Altere novamente!

Em geral, 3 testes é a média que nossos clientes levam para conseguirem virar um resultado não tão satisfatório assim. Com o tempo, você sente também a reação do seu público alvo e entende melhor o que dá e o que não dá certo.

Dizem por aí que marketing digital “is a number’s game”. Ou seja: basta olhar para os números e otimizar a sua estratégia.

Com o tempo, você vai conseguir gráficos positivos que sustentam o seu investimento e a sua estratégia. E o mais comum é que você comece a receber pacientes no seu consultório que se identificaram com um artigo ou que te conheceram pelas redes sociais.

Além desses dados, é interessante ter alguns outros números em mãos, para medir se sua estratégia está bem mapeada! São eles: CAC, ROI, Churn e LTV. Como são assuntos mais aprofundados, fizemos um e-book bem completo sobre isso! Recomendamos a leitura nesse link aqui.

Esperamos que goste!

Para começar a colocar tudo isso em prática, faça um teste gratuito do iMedicina!

Experimente sem compromisso e veja como podemos te ajudar a conseguir melhores resultados!

Para ver os outros artigos dessa série, use os links abaixo:

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