Serviços online oferecidos para médicos e demais profissionais da saúde

Tempo de leitura: 3 minutos

O avanço da tecnologia da internet vem auxiliando no trabalho de diversos profissionais, e os que atuam na área da saúde também podem contar com a ajuda da rede para usufruir de uma grande variedade de facilidades. Nos portais do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Medicina de cada estado, por exemplo, é possível ter acesso a alguns serviços oferecidos online para médicos e demais profissionais de saúde.

Outras organizações, como planos de saúde e empresas farmacêuticas, assim como hospitais públicos e privados, também podem disponibilizar em seus portais serviços voltados especificamente para esse público, todos com o objetivo de tornar mais práticos e automáticos alguns procedimentos da rotina de trabalho da área da saúde.

Confira a seguir alguns serviços que podem ser consultados e usufruídos por médicos e outros profissionais da saúde online.

Serviços disponibilizados pelos Conselhos de Medicina para profissionais de saúde online

Nos portais dos Conselhos, tanto o federal como os regionais, é possível realizar vários procedimentos, como inscrições, recadastramentos, transferências para outros estados, procedimentos administrativos legais através dos quais o status do médico é alterado de ativo para inativo e atualização de documentação motivada por mudança de nome ou de nacionalidade, com expedição de nova cédula de identidade médica.

É possível também realizar requerimentos de várias naturezas, como consultas, sindicâncias, processos, transformação de médico militar em civil, expedição de identidade médica, emissão de guias para pagamentos de anuidades e carteiras de identidade de conselheiro, assim como inscrição de médicos militares.

Pode também ser solicitada pelo profissional de saúde online a emissão de certidões cadastrais e negativas (nada consta), de antecedentes éticos e de quitação de anuidades, bem como declarações para entidades do exterior.

Se o profissional for estrangeiro, há também a possibilidade da realização de serviços como obtenção de autorização especial para ministração de atividades didáticas e/ou assistenciais, visto de permanência temporária e inscrição e regularização como profissional refugiado, asilado político ou territorial e formado no exterior ou no Brasil com visto permanente.

Serviços relacionados às especialidades de atuação dos profissionais, como reconhecimento oficial e divulgação nos portais dos conselhos, também podem ser realizados online, assim como comunicados de extravio, perda ou roubo de documentos médicos, como carteira e cédula de identidade médica, carimbo, bloco de receituário e diploma. Também podem ser emitidos boletos de várias naturezas.

Serviços oferecidos nos portais de planos de saúde online

A central do plano, que grava todos os registros dos beneficiários do convênio, é um exemplo dentre os variados serviços oferecidos online, assim como o acesso ao sistema de Troca de Informação em Saúde Suplementar (TISS), no qual informações relacionadas à produção médica podem ser enviadas pelos profissionais e armazenadas através de sistemas de base de dados.

Os portais dos convênios de saúde também permitem que sejam realizadas autorizações de procedimentos, impressões de documentos e demonstrativos de pagamento e visualização de informações relacionadas a índices, metas, imposto de renda, consulta de elegibilidade, guias e manuais. Tudo de forma prática, pelos profissionais de saúde online.

Este artigo foi útil para você? Não deixe de conferir outros artigos em nosso blog!