Site médico: 9 exemplos para você se inspirar e criar o seu

Tempo de leitura: 10 minutos

Quando o assunto é construir e fortalecer sua presença digital, é claro que ter um site médico atrativo e focado em resultados é indispensável. Perceba que não basta que o seu cartão de visitas na web seja bonito, da mesma forma que incluir inúmeras informações sobre todos os seus serviços na página não garante uma boa comunicação com o público (excesso de conteúdo, inclusive, pode significar problemas de navegabilidade).

A boa notícia é que, a partir da experiência que acumulamos no iMedicina, conseguimos avaliar e definir qual é a anatomia do site médico ideal, ou seja, a estrutura que performa melhor e assegura uma imagem online bem-sucedida ao profissional de saúde.

Antes de apresentar, diretamente do nosso portfólio, 9 sites para você se inspirar, vamos fazer uma rápida revisão do formato ideal para o site médico.

Acompanhe com a gente:

  • O site deve ser voltado para conversão, ou seja, o site médico perfeito é aquele que gera resultados ou agendamentos de consultas para o profissional. Simples assim;
  • Nessa perspectiva, o formato One-Page é o que mais converte; o tipo de site que tem comprovadamente a melhor performance;
  • CTA’s (calls-to-action) chamativos e bem posicionados, um bom trabalho de storytelling e headlines atrativas também integram o combo do site médico ideal.

Se você está perdido nos conceitos, pode se tranquilizar: todas essas orientações podem ser visualizadas, aplicadas na prática, nos exemplos a seguir. Para recapitular, uma das ferramentas fundamentais do site médico é justamente a possibilidade do agendamento online, um sistema que facilita a vida do paciente e gera os tais resultados diretos e mensuráveis para o profissional (ou o percentual de pessoas telefonando para o seu consultório para marcar um horário).

Já a estrutura One-Page é um tipo de organização de site: é aquela que dispõe todas as informações em uma única página extensa. Desse modo, o paciente não precisa navegar no portal e clicar em links para acessar os serviços oferecidos e demais conteúdos.

Ao longo dos nossos diversos testes, constatamos que a performance desse tipo de site médico chegou a ser 3x maior do que a dos modelos convencionais que distribuem o conteúdo em abas e menus.

Nessa disposição ideal de página extensa única, somente uma seção foge ao padrão: a página do blog do médico, na qual o profissional tem mais espaço para tratar dos assuntos que mais lhe interessam e pode se firmar como autoridade na área por meio de produção de conteúdo relevante.

Quanto aos CTA’s (calls-to-action), eles são as chamadas que vão direcionar o paciente/usuário a concluir determinada ação (no nosso caso, agendar uma consulta!). Como você pode imaginar, é bastante importante que essas chamadas sejam atrativas e realmente induzam o paciente a aproveitar a oportunidade de marcar um horário com você/na sua especialidade.  

Para que sejam eficientes, no entanto, é interessante que esses CTA’s estejam contextualizados em um boa estratégia de storytelling (que se refere ao modo como você dispõe as informações no site, criando uma história cativante para o usuário e incentivando-o a converter).

Confira, agora, 9 sites médicos que seguem essa estrutura para você se inspirar e criar (ou melhorar!) o seu:

Dr. Jonas Bueno, Dermatologista em São Paulo

O site do Dr. Jonas Bueno é um bom exemplo da estrutura One-Page e da organização estratégica das informações para o visitante. Observe a primeira seção do site:

site médico
A seção de apresentação é também a primeira impressão causada pelo seu site, a “área de chegada” do seu paciente, na qual ele vai decidir se continuará ou não navegando. Aqui, temos uma foto de qualidade do profissional (a preferência é realmente para uma foto sua, tendo em vista a credibilidade gerada).

Note também a pequena apresentação à direita, reunindo informações de destaque da carreira do médico. No curto trecho, ele informa sua experiência e menciona alguns números relevantes da sua trajetória de atuação. O botão de “agendar consulta” (que direciona o usuário para o formulário de contato, ao final da página)  e o telefone disponível são extremamente estratégicos nesse “momento inicial” do site, já estimulando a conversão. O CTA de agendamento de consulta se repetirá ao longo da página, mantendo-se acessível ao usuário.

Observe que a especialidade também aparece em destaque – isso é fundamental, tanto do ponto de vista das normas do CFM quanto para o paciente, que obviamente deseja se informar.

Dra. Mariana Dubrull, Dermatologista em Araraquara

Mais um site dermatológico! O site da Dra. Mariana Dubrull, além de conter todas as recomendações que listamos acima, conta ainda com alguns detalhes interessantes: a apresentação da médica, por exemplo, merece destaque. Uma das seções do site, sob a frase “ Excelência em Dermatologia”, traz um depoimento de tom pessoal da especialista, no qual ela enfatiza o que mais a fascina na profissão.

No site médico, esse tipo de abordagem é extremamente positivo, uma vez que promove a proximidade entre o profissional e o leitor, “quebrando a distância” e humanizando a relação médico-paciente. Confira:

site médicoO site da Dra. Mariana também traz outra ferramenta interessantíssima para aumentar a credibilidade e a autoridade do site: dados estatísticos. É bastante recomendável lançar mão de pesquisas e números relevantes que tenham relação com a sua especialidade. Desse modo, é possível acionar o interesse e o senso de urgência no paciente. E nem é preciso dizer que esses dados devem ser embasados e verídicos, certo?

Vale a pena acrescentar que esse tipo de informação compõe um trabalho de storytelling bem feito, envolvendo e cativando o usuário. Veja:

site médico

Dr. Antônio Luiz Boechat, Reumatologista em Manaus

Falando em storytelling, o site do Dr. Antônio Luiz Boechat é um exemplo bem-sucedido da técnica. Perceba como a estrutura do site explora a especialidade pouco conhecida pelo público leigo (no caso, a Reumatologia), envolvendo o leitor de forma gradativa para que agende a consulta já ciente das principais informações da área:

site médico
site médicoNas seções acima, o leitor é exposto a uma estrutura argumentativa interessante, que a um só tempo tira as dúvidas a respeito “do que faz” a especialidade médica em questão e também explicita o tipo de problema que motiva uma consulta na área.

Na seção posterior, o site apresenta a primeira solução, uma vez que explica o funcionamento de uma consulta médica reumatológica. Em seguida, a página introduz a divisão de serviços ou tratamentos oferecidos pelo médico:

site médico

Dra. Lanna Gomes, Endocrinologista em Goiânia e Anápolis

Neste site, além de uma imagem atrativa como “porta de entrada” para o leitor, observamos também a presença de uma seção “problemas” (“Por que procurar um endocrinologista?), estatísticas para ressaltar a importância/urgência da especialidade e um CTA acompanhado de argumentação sólida que reforça os valores/qualidades do atendimento oferecido pela Dra. Lanna. Veja:

site médicoRepare como, ao invés do simples uso da expressão “Agendar consulta”, os pontos fortes ou diferenciais da endocrinologista foram abordados como argumento motivador do agendamento da consulta médica. Isso denota construção e organização estratégicas do conteúdo do site. Veja como ele, assim como os sites acima, tem uma coerência total, como se de fato contasse uma história.

Dr. Fernando Araújo, Psicólogo em Maringá

O site do Dr. Fernando também conta com um depoimento em tom pessoal do médico, resultando no efeito de aproximação com o leitor que já comentamos. Além disso, explicita a metodologia do tratamento psicológico que o profissional utiliza em seu consultório:

site médico

Outro aspecto interessante do site é o depoimento único de um paciente centralizado e em destaque em uma única seção:

site médico

Dr. Weslei Vicente de Lima, Osteopata em São Paulo

O site do Dr. Weslei é a prova de que investir em fotografias profissionais para divulgação digital (principalmente o site médico!) faz mesmo toda a diferença. Imagens de qualidade e alta resolução do próprio profissional e dos ambientes da clínica/consultório contribuem significativamente para a construção de autoridade do site e dos serviços oferecidos pelo profissional. Confira algumas das imagens:

site médico

A seção de blog da estrutura One-Page, localizada ao fim do site, direciona para a única página avulsa do portal do médico, disponibilizando conteúdo relevante de saúde para o público em questão:

site médico

Dra. Letícia Mosca, Cirurgiã de Cabeça e Pescoço em São Paulo

Do site da Dra. Letícia, é interessante destacar como a médica detalhou as formas de atuação da sua especialidade (aqui, Cirurgia de Cabeça e de Pescoço) em uma seção, educando os visitantes a respeito do foco do atendimento antes de divulgar seus serviços e procedimentos:

site médico

Comum a todos os sites médicos da lista, a seção de currículo merece menção por conferir credibilidade à carreira e à expertise do médico, divulgando seus principais títulos e capacitações. É importante que as informações venham acompanhadas de uma foto de boa qualidade do profissional:

site médico

Dr. André Navarro, cardiologista em Uberlândia e Ipameri

O endereço do Dr. André Navarro também conta com um exemplo interessante de CTA (call-to-action) para o agendamento de consultas, visto que divulga informações relevantes  e não somente convida o usuário a marcar o horário:

site médico

É importante destacar que todas as informações de localização, contato, telefone e formulário para agendamento online devem estar bem claras e visíveis no site do profissional:

site médico

site médico

Dr. Carlos Augusto Costa Marques, cirurgião da coluna vertebral em Cuiabá

Por fim, mais um site bem construído para você se inspirar! Na página do Dr. Carlos Augusto, destacamos um detalhe: a presença de uma frase de destaque ou citação relevante para a especialidade ou atuação do médico, reforçando o impacto positivo do site:

site médico

E então, o que achou da nossa lista? Para informações mais detalhadas e aprofundadas sobre sites médicos, não deixe de conferir gratuitamente nossos materiais completos sobre criação e otimização desses ambientes digitais tão importantes.

Para mais informações sobre nossos serviços de criação de sites médicos, marketing, prontuário eletrônico e mais, é só acionar um dos nossos consultores e logo entraremos em contato para conversar com você!

banner-fale-consultor-1

Até a próxima!