Tecnologia no agendamento: como usar o meio digital a favor do seu consultório

agendamento

Século XXI e o assunto em maior evidência continua sendo a tecnologia. Cada vez mais de ponta, com modernizações que impactam o cotidiano das pessoas, é evidente que utilizá-la é uma excelente oportunidade dentro dos mais diferentes tipos de negócio. Nos consultórios e clínicas médicas, o agendamento através dos meios digitais é o destaque deste assunto.

Possibilitando inúmeras vantagens tanto para os profissionais, quanto para os próprios pacientes, trabalhar com ferramentas de agenda tecnológica é uma das principais alternativas para o barateamento dos custos diários de um empreendimento da saúde.

Neste artigo, falaremos justamente sobre esta oportunidade: a de investir na automatização dos processos do seu consultório, garantindo um excepcional atendimento ao seu paciente. Continue lendo!

A tecnologia no dia a dia dos consultórios e clínicas

Já se foi à época em que os médicos e demais profissionais da área da saúde, como dentistas e oftalmos, registravam os dados pessoais de seus pacientes em fichas avulsas que, posteriormente, eram arquivadas em ordem alfabética em alguma gaveta até a próxima consulta.

Com tantas tecnologias disponíveis e de fácil acesso, todos os procedimentos foram modernizados, garantindo uma maior qualidade e agilidade no atendimento dos pacientes que, graças a essas alterações, se sentem muito mais seguros e confiantes no profissional que está sentado do outro lado da mesa.

Outro ponto importante que vale ser ressaltado é que, com a aplicação de softwares específicos para consultórios e clínicas, o profissional consegue passar menos tempo se preocupando com a parte burocrática e administrativa, podendo dedicar-se mais ao atendimento e execução de suas tarefas de formação.

Vantagens do agendamento on-line

Perceptível redução de erros no agendamento

A primeira grande vantagem em oferecer o agendamento on-line de consultas e exames para os seus pacientes é a diminuição dos erros desta marcação já que, quando esta tarefa é feita no modo manual, são comuns os conflitos e equívocos, que acabam atrapalhando todo o andamento da rotina do profissional.

Através dos sistemas e softwares que oferecem tal ferramenta, fica evidente a maior organização da agenda. Assim, não existem jamais dois atendimentos marcados num mesmo horário ou num mesmo local;

Maior praticidade para o paciente

Sem dúvida, a vantagem que mais impacta e pesa no momento de decidir sobre a viabilidade da implantação do agendamento on-line é a praticidade, além da flexibilidade que essa opção oferece para o paciente, é espantosamente positiva e determinante nos consultórios.

Sem ter que telefonar, atentando-se aos horários comerciais, fica muito mais fácil para o paciente colocar suas consultas em dia através de pouquíssimos cliques que podem ser feitos em qualquer dia e horário da semana, até mesmo por dispositivos móveis como o celular;

Aumento da satisfação e da qualidade percebida

Outra vantagem de destaque da agenda on-line é a satisfação e a qualidade com que os pacientes avaliam o seu estabelecimento e, assim como estes são fatores determinantes do sucesso de outros ramos, dentro da área da saúde também são potencialmente capazes de elevar o nome de um médico e sua clínica ou de rebaixá-los.

Vale ressaltar que trabalhar com altos padrões é um dos requisitos básicos para quem quer consolidar a imagem no mercado;

Retenção dos custos do consultório

Observe sua conta telefônica, bem como a folha de pagamento dos funcionários que trabalham atendendo as ligações dos pacientes que querem agendar uma consulta. Com certeza, se você somar esses valores, perceberá o alto custo para manter este setor no seu consultório ou clínica, não é mesmo?

A partir do investimento no agendamento on-line estes custos são rapidamente reduzidos, passando a somar pequenas parcelas que pouco impactam na conta mensal do seu negócio;

Maior segurança para ambos os lados

Por fim, outra vantagem que pode ser destacada dentre as principais da agenda on-line é que existe uma gigantesca segurança por trás do programa que possibilita que este tipo de ferramenta fique disponível para o paciente.

Todos os dados inseridos são devidamente resguardados, sendo que as informações são armazenadas na nuvem para que nenhum dado seja perdido em eventuais panes e outros tantos contratempos.

Como funciona o agendamento pelos meios digitais?

O agendamento é uma praticidade disponibilizada no próprio site ou página virtual do consultório. Através de poucos cliques, que podem ser feitos a qualquer hora do dia, o paciente consegue deixar marcado quando irá se consultar ou realizar exames sem que para isso tenha que ficar pendurado ao telefone.

É importante ressaltar que a agenda on-line pode ser personalizada, solicitando informações e dados pertinentes para o atendimento ou para o preenchimento da ficha cadastral da pessoa, diminuindo, assim, seu tempo de pré-atendimento junto à recepção.

É possível, ainda, antecipar a forma de pagamento, questionando se será através de convênio, podendo, inclusive, solicitar foto da carteirinha para agilizar os procedimentos, ou se no modo particular.

No iMedicina nós oferecemos essa possibilidade! Conheça nossa proposta visitando a nossa página e entenda melhor como informatizar o seu consultório e atrair novos pacientes!

Se estas informações sobre agendamento lhe foram úteis, aproveite para ver outros conteúdos importantíssimos para a área da saúde em nosso blog!

[posts-relacionados-gerais][/posts-relacionados-gerais]

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: