Telemedicina: a saúde para além das barreiras físicas – saiba como integrar esse meio

A telemedicina é, hoje em dia, considerada um grande avanço no que diz respeito as tecnologias envolvidas no ramo da saúde. Por meio da atuação da telemedicina, atualmente é possível que médicos, consultórios, clínicas e hospitais tenham condições de obter exames e diagnósticos precisos, contribuindo ainda mais para o bem-estar e a melhoria dos pacientes.

De uma maneira geral, a telemedicina tem por base a utilização das atuais tecnologias digitais, que funcionam integradas a sistemas on-line. Devido a essa característica, por exemplo, um médico pode acessar laudos de diferentes locais, basta ter acesso a um computador. Além disso, diante dessa tecnologia, é possível efetuar até mesmo conferências e aulas. Ou seja, na telemedicina, a tecnologia elimina as barreiras físicas, aproximando médicos e pacientes e agilizando ainda mais os processos de tratamentos.

Os benefícios da telemedicina

Graças ao advento das tecnologias virtuais e digitais, a medicina pode atingir locais distantes e de difícil acesso. É nesse contexto, por exemplo, que pacientes que moram em zonas rurais afastadas dos grandes centros urbanos podem ser beneficiados.

Sendo assim, é por meio de tecnologias como a internet, vídeos, entre outros, as barreiras no atendimento médico são deixadas de lado, dando espaço para uma medicina cada vez mais integrada. Até mesmo a comunicação entre os médicos e enfermeiros de uma equipe se torna mais acessível.

Um exemplo disso é que a telemedicina pode ser utilizada com fins acadêmicos, com o intuito didático de dar aulas, sendo bastante importante para a formação profissional dos estudantes de medicina e também para o aperfeiçoamento de médicos já inseridos no mercado.

As vantagens para os pacientes são evidentes, entre elas é possível citar ter mais acesso aos tratamentos e também a exames e diagnósticos mais exatos.

Para os profissionais, é possível citar a integração de comunicação e também a possibilidade de atender de diferentes regiões e cidades do país.

A integração feita pela telemedicina

A telemedicina já possui regulamentação em nosso país, sendo dessa maneira regulamentada pelas regras da Associação Americana de Telemedicina, que, inclusive, conta com o reconhecimento dos conselhos de medicina do Brasil.

Em nosso país, aos poucos, essa tecnologia já está angariando posição de destaque. Para conseguir usufruir com eficiência das grandes vantagens proporcionadas pela telemedicina, é pertinente que, por exemplo, a clínica médica, hospital ou clínica tenha um sistema de software de gestão.

Por meio de tais softwares médicos, a equipe de profissionais obtém um total controle acerca de horários de consultas, prontuários, reuniões e, até mesmo, um melhor controle em relação ao fluxo de caixa financeiro.

Ao obter um software de gestão que seja completo, dinâmico e de fácil entendimento, existe assim um melhor preparo para a integração que a telemedicina proporciona.

A telemedicina veio para trazer agilidade e também para sanar as dificuldades impostas pelas barreiras de distância que impedem muitos pacientes de terem acesso a um atendimento de qualidade. Por isso, é importante estar a par de todas as suas possibilidades e vantagens.

Se você gostou desse artigo, não deixe de ler este conteúdo completo que preparamos com tudo o que você precisa saber sobre telemedicina. Até a próxima!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: