Saiba se vale a pena manter determinado convênio médico em sua clínica

convênio médico

Saiba se vale a pena manter determinado convênio médico em sua clínica

Muitos médicos e demais profissionais da saúde têm dúvidas se compensa aderir a um convênio médico para a sua clínica. Desde a criação, o objetivo dos convênios foi o de baratear os custos de assistência à saúde para as famílias. As taxas regularmente pagas permitem que o paciente tenha desconto nas consultas, podendo ser benéfico. Mas, aos consultórios possui alguma vantagem em mantê-los? Há pontos positivos e negativos sobre essa questão que vamos listar a seguir.

Quais as vantagens dos planos de saúde na minha clínica

Um dos pontos mais positivos de se manter um convênio médico em sua clínica é que eles vão te ajudar a aumentar de forma extremamente rápida o número de pacientes do seu consultório. Esse é um ponto extremamente benéfico para profissionais da saúde que estão no início de sua carreira, assim contribui para uma fidelização de pacientes e, como consequência, constroem o seu nome.

Segundo dados do IBGE, em conjunto com o Ministério da Saúde, cerca de 30% da população brasileira tem algum tipo de plano de saúde. O que significa que há um grande público que está à procura de clínicas que possuam convênios. Na procura, alguns planos de saúde oferecem guias médicas, onde o paciente busca pelo consultório mais próximo que esteja oferecendo esse tipo de serviço, o que ajuda ainda mais na sua imagem.

Outro lado vantajoso é que você pode gerar mais rendas a partir de procedimentos médicos que o plano não cobre, mas precisam ser feitos. Se o paciente iniciou o tratamento a partir de convênio médico com determinado profissional e precisa manter procedimentos que o plano de saúde não cobre, ele deve optar em dar continuidade ao tratamento junto a esse profissional.

Quais podem ser os pontos negativos de manter um convênio médico

A maior desvantagem de credenciar sua clínica em um convênio médico são os altos valores pagos por procedimentos. Para ser cadastrado é preciso realizar uma prova e pagar um valor de cota que pode ser diferente em cada cidade. Muitas vezes esses valores pagos podem ser maiores do que os custos de manutenção da clínica.

Além disso, os profissionais da saúde terão mais e mais pacientes para consultar. Muitas vezes podem acarretar em um grande número de consultas ao dia e o médico e demais profissionais oferecerem serviços que não sejam de qualidade. Além de poder oferecer dias de trabalhos cansativos e desgastantes.

Também existe a questão burocrática. Muitos planos de saúde pedem uma alta documentação e exigem perícia antes de realizar o contrato. O que pode acabar sendo desconfortável.

Enfim, existem esses dois lados de manter um convênio médico na sua clínica. Não cabe a nós dizer se é realmente bom ou ruim manter esse tipo de serviço. O médico deve avaliar as suas condições e situações. Cada situação pode ser adequada para diferentes tipos de casos.

Se você gostou desse artigo tem mais assuntos de seu interesse no nosso blog. Confira!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: