software para consultórios de Psicologia

O setor de saúde é um dos que mais evoluem tecnologicamente. No caso dos profissionais de saúde mental, a implementação de um software para consultórios de psicologia traz diversos benefícios para a gestão do negócio.

Você conhece as funcionalidades que são essenciais para os psicólogos? Sabe como escolher o sistema mais adequado para o consultório? Então, recomendamos a leitura deste artigo. A seguir, explicamos tudo sobre o assunto.

Conheça as ferramentas essenciais em um software para consultórios de Psicologia

No dia-a-dia dos profissionais de saúde mental há um grande acúmulo de informações dos pacientes que precisam ser armazenadas corretamente. Isso porque são essenciais para o diagnóstico e o respectivo tratamento.

Porém, com a ausência de ferramentas digitais e automatizadas, todo o processo é feito manualmente, o que demanda tempo do profissional. Além disso, caso as anotações sejam perdidas, todo o seu trabalho pode ser comprometido.

Neste sentido, é fundamental dispor de funcionalidades que foram planejadas especificamente para este tipo de atendimento. A seguir, listamos as principais ferramentas que precisam constar em um bom software para consultórios de Psicologia.

Agenda

A agenda é o coração de qualquer clínica ou consultório da área da saúde e com os psicólogos não é diferente. Isso porque é nela que todos os compromissos do profissional estão registrados, garantindo a organização do dia.

No entanto, a manutenção de um documento físico pode se tornar um grande problema. Além da agenda de papel estar mais suscetível aos riscos de rasura ou perda, a anotação manual dos horários está exposta à falha humana.

Dessa forma, dispor de uma agenda eletrônica faz toda a diferença, pois, otimiza a gestão do consultório, facilita o trabalho da secretária/recepcionista e reduz a recorrência de erros.

Outrossim, quando integrada com um sistema de agendamento online, a agenda médica é atualizada constantemente. Com isso, o profissional e a secretária passam a ter a visualização em tempo real das marcações realizadas.

Prontuário eletrônico do software para consultórios de Psicologia

Antes do advento das tecnologias, o prontuário do paciente era físico, o que exigia o armazenamento de grandes volumes de papel. Assim, além de demandar tempo para a organização dos arquivos, havia a necessidade de espaço físico.

Contudo, com o desenvolvimento do prontuário eletrônico, os profissionais de saúde mental podem realizar todas as anotações necessárias em ambiente digital. Desse modo, os dados são facilmente acessados.

Ademais, esses prontuários possuem abas específicas para cada etapa do atendimento, como, por exemplo, a entrevista de anamnese e evolução do paciente. Além disso, conta com modelos prontos de formulários e receitas.

Visualização do perfil em timeline

O trabalho dos psicólogos têm algumas particularidades que demandam funcionalidades específicas, como é o caso da timeline, ou linha do tempo. Isso porque a cada sessão são colhidas novas informações que permitem avaliar a evolução do paciente.

Com isso, ao registrar as anotações no software para consultórios de Psicologia, o profissional precisa ter um formato de visualização otimizado. Com a linha do tempo, ele consegue ter uma rápida avaliação do quadro do paciente, além do fácil acesso aos seus registros, que estão organizados cronologicamente.

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

Agendamento online de consultas 

A dificuldade na marcação de consultas sempre foi um dos principais alvos de reclamações dos pacientes que, na maioria das vezes, não conseguia contato com a secretária. Para dar fim a este problema, surgiu o recurso de agendamento online.

Agora, o paciente passou a ter a autonomia para a marcar suas consultas, sem necessitar de intermediários. Basta acessar o site do psicólogo, verificar a disponibilidade da agenda e optar pelo dia e hora que lhe for mais conveniente.

Assim, este é mais uma das funcionalidades que você precisa procurar em um software para consultórios de Psicologia. Ao implementá-lo, você estará dando um grande passo para otimizar a sua gestão e melhorar a experiência do paciente.

Plataforma de telemedicina integrada

Embora o atendimento por telemedicina seja um conceito já utilizado no mundo, com a pandemia da Covid-19 essa modalidade se tornou ainda mais conhecida pela população. Além disso, esse período de dificuldade comprovou a eficiência e importância da ferramenta.

Neste sentido, se você não quer estar exposto ao risco de perder pacientes ou de ficar impossibilitado de atendê-los, utilize a telemedicina. Geralmente, essas plataformas são integradas ao software de gestão.

Como escolher um bom software para consultórios de Psicologia?

Agora que você já conhece os recursos que precisam estar presentes em um bom sistema, precisamos falar sobre os fatores que influenciam na escolha da melhor ferramenta. A seguir, saiba o que considerar para contratar o melhor software para consultórios de Psicologia.

Interface intuitiva e amigável

Atualmente, a principal preocupação no desenvolvimento de aplicativos e programas é a facilidade de uso. Quanto mais amigável e intuitivo for a sua interface, maiores as chances de conquistar mais clientes.

Dessa forma, ao pesquisar pelo software ideal para o seu consultório, peça um teste da ferramenta e avalie a facilidade de utilização, principalmente para os seus funcionários.

Segurança das informações

Com a necessidade de resguardar o sigilo médico e de atender à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), é fundamental escolher uma ferramenta segura. Na maioria dos casos, aquelas armazenadas na nuvem são as que apresentam o maior nível de proteção.

Isso porque todos os dados são armazenados em servidores externos e não no equipamento local do consultório. Com isso, contam com criptografia, backups e controle de acesso. Outro benefício é a acessibilidade do sistema, que permite o acesso às informações de qualquer lugar.

Outrossim, o sigilo dos dados dos pacientes deve ser uma preocupação constante dos profissionais de saúde. Neste sentido, o iMedicina desenvolveu uma ferramenta que se tornou uma referência na questão de segurança dos dados, sendo uma das plataformas mais seguras para psicólogos e outros profissionais da saúde.

Custo do software para consultórios de Psicologia

Embora essa aquisição precise ser vista como um investimento, é necessário avaliar qual sistema oferece o melhor custo-benefício. Além disso, existem softwares que possuem boas versões gratuitas, como é o caso do iMedicina.

Portanto, se você deseja implementar um bom software para consultórios de Psicologia, considere nossas orientações e faça uma avaliação dos sistemas disponíveis no mercado. A ferramenta ideal é aquela que melhor atende as suas necessidades.

O iMedicina gratuito foi desenvolvido para facilitar a gestão de profissionais da saúde que precisam atender melhor, dar mais segurança aos dados dos pacientes e gerenciar o crescimento do consultório. Por isso, cadastre-se agora mesmo e inclua todos esses benefícios na sua rotina!

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: