Por que contratar uma agência de marketing médico nem sempre é a melhor opção

marketing médico

Aplicar estratégias de marketing médico no seu consultório é fundamental para que você atraia mais pacientes e mantenha a agenda cheia.

Ter ciência dessa necessidade é o primeiro passo para uma gestão mais profissional da sua clínica. O próximo, como é de se imaginar, é escolher o fornecedor que prestará esses serviços para você.

Engana-se quem pensa que contratar uma agência de marketing médico é sempre a melhor opção. Neste post, vamos contar o porquê dessa escolha nem sempre ser a ideal. Vamos lá!

Papel da agência de marketing médico

Em primeiro lugar, é preciso explicar o que é uma agência de marketing médico e qual é o papel dela.

Esse tipo de negócio funciona como uma espécie de agência de publicidade, sendo responsável por ações como:

  • criação de site;
  • gestão das redes sociais;
  • produção de conteúdo para blog;
  • criação e otimização de anúncios para o Google e para Social Ads;
  • desenvolvimento de identidade visual;
  • produção de vídeos;
  • redação de e-mails marketing;
  • otimização de buscas.

O grande diferencial das agências especializadas apenas no atendimento de médicos é o domínio das limitações de Publicidade Médica estabelecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Dessa forma, você não corre o risco de ser penalizado por nenhuma atividade antiética. 

Outro fator atraente é o volume de clientes atendidos. Como o dia a dia dos profissionais de agência é entrar em contato com diversos profissionais, eles acabam adquirindo conhecimento para lidar com diferentes especialidades em nível aprofundado.

Além disso, cada cliente é abordado de forma única, o que permite um grau muito alto de personalização, de acordo com os problemas levantados. Os projetos não são dados por encerrados até que você os aprove completamente e se dê por satisfeito. 

Qual é o problema?

Tudo isso pode parecer muito animador, não é mesmo!? Contudo, precisamos ressaltar que níveis mais altos de especialização e customização têm seu preço.

O que costuma acontecer, na maior parte dos casos, é que as agências de marketing médico acabam cobrando valores altíssimos para os seus serviços.

Além do custo da implementação das estratégias, normalmente, há ainda uma taxa mensal para manutenção das ações. Ela é chamada de fee mensal e tem valor variável, de acordo com o seu projeto e as suas necessidades. 

Na prática, o que acontece ao contratar uma agência de marketing médico é a descapitalização do seu consultório. Esse fato acontece no momento do fechamento do contrato e mês após mês, enquanto os primeiros resultados não aparecerem.

O agravante aqui é que as estratégias de marketing médico só dão resultado em médio prazo. Ou seja, isso pode significar meses de espera, desembolsando um valor que nem sempre é adequado para a sua realidade financeira.

E se eu mesmo cuidar disso?

A este ponto você provavelmente deve estar se perguntando se há alguma forma de investir em marketing médico sem gastar tanto.

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Em primeiro lugar, é importante dizer que dificilmente você conseguirá implantar as estratégias por conta própria. A não ser que você esteja com a agenda realmente vazia e esteja disposto a investir o seu tempo em estudar o assunto em vez de atrair pacientes.

As táticas de marketing médico são muito dinâmicas e exigem conhecimento aprofundado para funcionar. Por isso, improvavelmente são realizáveis por um profissional de saúde que se divide entre o atendimento do consultório e a gestão do próprio negócio.

Mesmo que você consiga configurar as primeiras ações, tenha em mente que o acompanhamento dos resultados deve ser diário. Sem essa vigilância constante, você correrá o risco de estar desperdiçando o seu dinheiro em campanhas falhas.

Qual a solução então?

A boa notícia é que já existem no mercado alternativas que integram estratégias de marketing médico com funcionalidades de softwares para consultório, como é o caso do iMedicina.

O grande diferencial de contar com uma solução integrada como essa é fazer a gestão do seu negócio de ponta a ponta. 

Adotando essa prática, as estratégias de marketing ficam muito mais conectadas às suas necessidades reais e são capazes de gerar insights para melhoria do atendimento e da retenção de pacientes.

Os planos Premium do iMedicina incluem metodologias de presença digital com excelente custo-benefício. Por meio deles, você poderá ter acesso a:

  • site médico de alto padrão;
  • cadastro de domínio próprio;
  • postagens mensais nas redes sociais com a sua identidade visual;
  • artigos da sua especialidade para uso no seu blog, publicados também em suas redes sociais;
  • setup e configuração de redes sociais e Google Meu Negócio;
  • gestão automatizada de anúncios no Google Ads, para atrair pacientes;
  • sistema de agendamento online integrado ao site;
  • relatórios automatizados de desempenho das campanhas;
  • acesso aos consultores do iMedicina para discussão de estratégias mais personalizadas.

Uma das maiores vantagens de aderir a um desses programas é o valor da mensalidade em comparação com o pago a uma agência de marketing médico.

Enquanto a agência incluiria cada um dos serviços acima ao orçamento de maneira individual, no iMedicina você paga apenas um valor fixo por tudo. E o melhor: ainda tem acesso a um software de prontuário eletrônico.

Método iMedicina

O método iMedicina vai além das ações de marketing digital, inclui também um módulo de relacionamento no sistema. Por meio dele, você será capaz de centralizar os dados da sua base de pacientes e implementar ações para a sua fidelização.

Um exemplo dessas possibilidades é a criação de e-mails automáticos personalizados, sejam eles em datas comemorativas ou sobre atendimentos recorrentes do seu consultório. 

Como você pode perceber, há uma gama de opções que podem ser aplicadas pelos clientes do iMedicina, de acordo com a necessidade. Todas elas colaboram para que a sua clínica se digitalize e gere mais lucros no final do mês.

Conclusão

Contratar uma agência de marketing médico nem sempre é a melhor opção, principalmente, se você estiver abrindo um consultório agora ou tiver pouco dinheiro para investir.

Antes de escolher um fornecedor deste porte, dê preferência para alternativas com melhor custo-benefício.

O método iMedicina já foi testado e aprovado em mais de 10 mil clínicas em todo país, o que nos dá segurança em dizer que é possível alcançar resultados concretos por meio dele.

Quer saber mais sobre os planos preemium? Entre em contato com um consultor e agende uma reunião com os nossos especialistas para esclarecer as suas dúvidas. 

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