6 dicas para evitar a inadimplência no consultório médico

6 dicas para evitar a inadimplência no consultório médico

A inadimplência no consultório pode ser um grande problema para os médicos. Felizmente, existem maneiras de reduzir e evitá-la.

A inadimplência é um mal que atinge todos os tipos de empresas, e isso não é diferente com os consultórios. 

Ela pode impactar diretamente o lucro de um consultório, ou, em casos mais extremos, levar a clínica à falência. 

Embora seja inevitável passar por esse tipo de situação, existem formas de tentar reverter esse problema. Separamos 6 dicas que irão te ajudar a não perder dinheiro com a inadimplência. Boa leitura!

Como a inadimplência no consultório pode afetar o caixa?

Em um negócio, existem contas fixas, contas variáveis e o lucro esperado. A gestão financeira de um consultório arca com contas mensais essenciais para que ele funcione. 

Aluguel, luz, água, internet, alimentação, equipamentos médicos e funcionários são alguns dos gastos. 

Uma reserva de emergência também é indispensável. Afinal, se você não receber, como irá arcar com tudo isso? 

Confira abaixo as nossas dicas para evitar que a inadimplência no consultório se torne um problema para você.

#1 Seja transparente quando o assunto é o pagamento

A comunicação clara com o paciente desde o momento em que ele procura pelo consultório e demonstra interesse nos serviços é imprescindível. 

Apresente todas as formas de pagamento possíveis de forma detalhada, mencionando todas as condições. Por exemplo, se você aceita pagamentos via cartão de crédito, informe sobre a possibilidade de parcelamentos ou juros. 

Só inicie os tratamentos com o consentimento do paciente e a informação sobre a forma de pagamento. 

A vantagem de receber via cartões de crédito ou débito é a garantia de que você irá receber o dinheiro. Cheques não são muito viáveis, já que o controle deles é complicado.

#2 Ofereça flexibilidade nas datas de pagamento

Essa possibilidade é uma vantagem e demonstra segurança aos pacientes. Imprevistos podem acontecer na vida dos pacientes, e se a clínica mostrar que está aberta a negociações, isso gera conforto e confiança, além de evitar a inadimplência e aumentar a possibilidade de quitação da dívida. 

O paciente pode perder o emprego durante o tratamento, por exemplo. Isso não significa necessariamente que ele não irá pagar, mas ele certamente ficará satisfeito com a opção de pagar de forma flexível.

#3 Realize o acompanhamento correto do fluxo de caixa

O fluxo de caixa é uma ferramenta extremamente importante para o consultório. É ele que proporciona o crescimento sem se esquecer da saúde financeira da empresa. 

O fluxo de caixa permite o registro de tudo que entra e sai de forma simples e prática, proporcionando um controle eficiente de todos os gastos da clínica. 

Utilize a ferramenta para observar quais são os pacientes com mais dificuldade de pagar em dia. Assim, será possível lembrá-los.

Todos os valores da clínica devem estar sempre registrados e atualizados, pois isso evita a omissão de informações relevantes para a saúde financeira. A boa gestão ainda permite o planejamento para problemas futuros.

#4 Mantenha a base de dados de pacientes sempre atualizada

A base de dados dos pacientes permite uma comunicação direta, portanto, deve estar sempre atualizada, principalmente com os meios de contato com o paciente. 

Sempre atualize dados como endereços, telefones e e-mails, por exemplo. Essas são as formas de contato que você pode utilizar para lembrá-los das consultas agendadas e para fazer a cobrança, caso isso seja necessário.

#5 Priorize sempre o bom relacionamento com os pacientes

A experiência do paciente deve ser positiva desde o momento em que ele chega no consultório. 

Ofereça um bom sinal de wi-fi. Café, sucos e biscoitos podem ser muito mais atrativos. Você deve contar com a possibilidade de que alguns pacientes irão fazer exames antes da consulta, portanto, estarão em jejum.

Evite deixar o paciente esperando, seja sempre pontual. Os atrasos podem ser vistos como descaso e irão piorar a experiência do paciente.

O bom relacionamento com o paciente não deve se restringir apenas ao momento em que ele está presente na clínica. O paciente que gosta do atendimento, além de retornar ao consultório, também fará indicações que podem se converter em outros possíveis pacientes.

Utilize mecanismos eficientes para se comunicar com o paciente, como, por exemplo, o Whatsapp. Dessa forma, você melhora a comunicação e ainda reduz a possibilidade de faltas em consultas agendadas. 

Tenha uma equipe composta por profissionais capacitados e focados em estabelecer o bom relacionamento com o paciente. A cortesia e a educação são essenciais para um bom atendimento.

Além disso, se houver necessidade de fazer uma cobrança, tenha sempre em mente que essa é uma situação complicada e que pode ser constrangedora para muitas pessoas. 

É necessário tratar o paciente de forma empática e cordial, buscando formas de facilitar o pagamento e se mostrando sempre disposto a negociar.

#6 Utilize um software médico para acompanhamento financeiro

O avanço da tecnologia também está facilitando o dia a dia das clínicas e dos consultórios. 

O software irá atuar de maneira preventiva, pois ele engloba diversas funcionalidades. Com ele, é possível manter o registro do fluxo de caixa, verificar os pacientes que estão em débito e controlar o agendamento e possíveis cancelamentos de forma ágil e prática.

Além disso, os softwares trazem ferramentas de automação que criam alertas para lembrar os pacientes das consultas agendadas, dos pagamentos em débito e suas datas de vencimento. 

Isso evita as ligações, que podem ser uma parte muito incômoda para pacientes que possuem uma rotina corrida de trabalho e estudos, por exemplo.

Um software de gestão de clínicas e consultórios possui diferentes funções e vantagens para otimizar os processos. Um exemplo é o software do iMedicina, que você pode experimentar criando uma conta de teste por 7 dias. Aproveite para conhecer os planos premium e suas inúmeras vantagens.

Se você gostou das nossas dicas sobre a redução da inadimplência no consultório, aproveite para baixar o nosso e-book “Administre melhor para gerar mais lucro”. Nele, você irá conferir diversas dicas úteis que irão auxiliar no processo de administração do seu negócio.

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: