A localização de um empreendimento é um dos pontos fundamentais na criação de um negócio. Se você quer montar um consultório odontológico, deverá realizar um planejamento detalhado. Isso é necessário num mercado desenvolvido, com muitos profissionais em atuação. Neste artigo, trazemos a você os cinco fatores fundamentais na implementação da sua empresa.
A definição do público que frequentará o consultório odontológico é fundamental para definir as prioridades. Por exemplo: se você atenderá pessoas da classe alta, deve instalá-lo em um bairro de classe média ou alta. Se o seu público, em sua maioria, não possui automóvel, precisa achar um local próximo a pontos de ônibus e, nesse caso, não será necessário pensar em estacionamento.
Estrutura, espaço e temperatura interna do consultório odontológico
Provavelmente você já tem em mente as divisões internas do consultório odontológico. A definição dos ambientes do interior ajuda a filtrar as opções. Anote tudo o que será necessário e o espaço mínimo que cada recinto deverá ter. Além disso, pense no fluxo de movimentação interna. Os pacientes devem se sentir confortáveis. Um ambiente de tensão prejudica o atendimento. Isso acontece, por exemplo, quando pacientes na sala de espera acabam tendo contato direto com outros que acabaram de sair da cadeira de dentista.
A estrutura precisa ser considerada com base também no público-alvo. Isso indicará a melhor fachada, o tamanho do estabelecimento, etc. Como a visibilidade é um fator importante, você deve decidir se investirá em uma clínica que chame a atenção ou em uma discreta.
Lembre-se que gastar muito em uma estrutura minimiza outros gastos, como com reformas e construções para adaptar o consultório odontológico. Isso deve entrar no cálculo do seu orçamento, pois o ponto costuma ser onde os empresários mais perdem dinheiro se fazem a escolha errada.
Esse é um fator pouco considerado, mas extremamente importante. E quem trabalha com saúde deve prestar ainda mais atenção. Vá ao ponto que deseja adquirir em diferentes horas do dia para descobrir a temperatura interna. Isso definirá os gastos que você terá com os ambientes.
Por exemplo: se o sol bate durante a maior parte do dia, no seu orçamento deverá entrar custos com sistemas de refrigeração e ar-condicionado. O mesmo acontece no oposto, se for muito gelado, o gasto será com sistemas de aquecimento.
Arredores e concorrência
Checar a vizinhança é importante para não se frustrar depois da aquisição do ponto. Você se incomoda com muito barulho externo enquanto trabalha? E seus clientes? Veja quais estabelecimentos há nas redondezas. Existem muitos vizinhos indesejados e que devem ser evitados. Além disso, o trânsito influenciará não só no deslocamento, mas também no barulho dentro do consultório odontológico.
É importante saber onde estão os profissionais mais próximos que praticam odontologia. Isso deve ser analisado detalhadamente, e envolve o levantamento de informações sobre esses concorrentes. Descubra os preços, os serviços oferecidos por eles e a importância de cada um no mercado da região. Se você conseguir conversar com clientes, ex-clientes, funcionários e ex-funcionários, saberá os pontos fortes e fracos seus e da concorrência. Assim, você descobre se sua instalação será lucrativa naquele local.
Independente do local escolhido é importante que o profissional da área da saúde enxergue o seu consultório como um empreendimento que precisa de atenção estratégica. É preciso investir parte do seu tempo para planejar ações para divulgação do consultório e aumento da qualidade do atendimento.
Investir em uma boa gestão pode impactar bastante nos resultados que o consultório te oferece todo mês. Por isso, é importante começar a pensar em investir em tecnologia para centralizar todos os processos do consultório – administrativo, financeiro e estratégico – em um só lugar: um software de gestão e marketing para consultórios.
No iMedicina nós oferecemos essa possibilidade! Conheça nossa proposta visitando a nossa página e entenda melhor como informatizar o seu consultório e atrair novos pacientes!
Essas dicas são fundamentais para você ter sucesso com seu consultório odontológico. Para ter mais informações para seu negócio, continue lendo os posts do site!