Abro o meu consultório odontológico sozinho ou com outros profissionais?

consultório odontológico

Muitos profissionais recém-formados na área da odontologia ficam em dúvida se devem abrir um consultório odontológico sozinho ou em sociedade com outros profissionais. Mas o primeiro passo é analisar as situações e observar o que compensa financeiramente e profissionalmente e o que atenderá melhor as demandas. Todo começo de profissão pode ser difícil, por isso, é preciso persistência e paciência para alcançar o sucesso.

Por que trabalhar em consultório odontológico em sociedade?

A grande vantagem de abrir um consultório odontológico em sociedade é a de dividir determinadas despesas que podem sair pesadas no final do mês para o profissional que possui o consultório sozinho. Como, por exemplo, despesas com secretárias e recepcionistas, aluguel do imóvel, contas de manutenção, materiais de limpeza, entre outros. Entretanto, se preferir abrir um consultório sozinho, terá de arcar com todos os custos e precisará de uma grande demanda de pacientes para lucrar e pagar as contas.

O pagamento de tributações na questão administrativa pode ser menor. Por estar enquadrado como pessoa jurídica, pode estar cadastrado junto ao Simples Nacional, que facilita determinadas questões burocráticas. Lembrando que o preço de materiais odontológicos é caro, então uma ajuda de economia inicial pode ser essencial para começar.

Importante que, ao abrir um consultório odontológico em sociedade, deve haver especialistas de diversas áreas para evitar a concorrência interna. Se um paciente começa o tratamento com um dentista que possui um tipo de especialização e, em meio ao procedimento, precisar de outros cuidados, os colegas pode indicar um ao outro.

Por ser do mesmo estabelecimento, pode trazer confiança ao paciente que acatará a recomendação. Além disso, em sociedade pode-se divergir horários e datas de trabalho justamente para evitar a concorrência interna e fazer que o consultório esteja sempre em funcionamento.

Atender em um consultório odontológico de sociedade pode ser extremamente benéfico para profissionais que estão no começo da carreira, até o momento em que a demanda não está sendo suficiente para atender em conjunto e assim precise abrir o seu negócio individualmente.

Quais são as vantagens de atuar em consultório odontológico sozinho?

Existem também benefícios em abrir um consultório odontológico sozinho. Ao atuar particularmente, você terá mais autonomia sobre as questões administrativas e estruturais do estabelecimento.

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

Pode-se escolher como e em que horário o consultório funciona e quem pode trabalhar com você. Assim, pode evitar divergências entre colegas de profissão, que podem ocorrer com frequência quando se trabalha em sociedade.

Além de que não haverá uma concorrência interna. Logicamente que haverá a externa, mas é necessário oferecer os diferenciais aos pacientes para poder se destacar.

Ao abrir o consultório como pessoa física, o profissional será registrado através do CPF e pagará as tributações correspondentes. Quando se possui uma alta demanda de pacientes, o profissional pode ser capaz de atender as demais despesas.

Independente do caminho escolhido é importante que o profissional da área da saúde enxergue o seu consultório como um empreendimento que precisa de atenção estratégica. É preciso investir parte do seu tempo para planejar ações para divulgação do consultório e aumento da qualidade do atendimento.

Investir em uma boa gestão pode impactar bastante nos resultados que o consultório te oferece todo mês. Por isso, é importante começar a pensar em investir em tecnologia para centralizar todos os processos do consultório – administrativo, financeiro e estratégico – em um só lugar: um software de gestão e marketing para consultórios.

No iMedicina nós oferecemos essa possibilidade! Conheça nossa proposta visitando a nossa página e entenda melhor como informatizar o seu consultório e atrair novos pacientes!

Se você gostou desse artigo, continue navegando em nosso blog. Aqui você encontrará diversos artigos voltados à saúde, sempre apresentando informações relevantes para os profissionais dessa área.

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: