Clínica odontológica: abrir uma sozinho ou me associar a outros profissionais?

clínica odontológica
Powered by Rock Convert

A grande dúvida na hora de montar uma clínica odontológica é definir se será uma clínica particular ou se dividirá o espaço com outros sócios. Apesar de não ter uma resposta certa para isso, já que vai de cada um pensar e definir o que é melhor para si, nós trazemos algumas dicas e recomendações para te ajudar na hora dessa decisão.

A primeira coisa que você deve estudar antes de abrir uma clínica em conjunto é escolher muito bem os outros profissionais que irá colocar para trabalhar junto com você.

Mesmo que cada um tenha a sua sala própria e desempenhe os seus serviços, é importante que exista um bom relacionamento entre vocês, afinal, isso poderá refletir no sucesso ou no fracasso do seu consultório.

Procure se associar também com profissionais de qualidade, ou seja, que sejam renomados na sua cidade. Se juntar com um dentista que não tenha uma boa reputação é perigoso, pois até mesmo os seus clientes já antigos podem deixar de frequentar a sua clínica por conta da sua associação com um profissional duvidoso. Nestes casos, escolher bons dentistas para atuar junto com você é fundamental.

Outro ponto que deve ser analisado é verificar onde será localizada a sua clínica. Por exemplo, se for em um grande centro, onde a concorrência é muito grande, abrir um consultório em conjunto vale a pena, pois se tem mais chances de chamar mais clientes pela variedade de opções de atendimento.

Quais as vantagens e desvantagens de abrir uma clínica odontológica em conjunto?

Se associar com outros dentistas e abrir uma clínica odontológica em conjunto pode ser um bom começo, mas assim como tudo, tem também suas desvantagens.

Veja as principais vantagens e desvantagens desta escolha.

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

Vantagens:

1 – Dividir despesas – abrir um clínica em conjunto é bom porque as suas despesas não cairão apenas sobre você, mas serão dividas com o associado. As contas com funcionários, limpeza, água e luz serão divididas entre vocês, e assim, o gasto será menor.

2 – Oferecer um serviço mais completo – outra vantagem é que com a associação, você pode escolher outros profissionais com diferentes especialidades, e assim, construir uma clínica mais completa para seus pacientes.

3 – Atrair mais clientes – quando se junta mais de um profissional em uma mesma clínica, é normal que o número de pacientes aumente. Isso porque assim como os seus pacientes possam precisar de algum serviço do seu sócio, os pacientes do seu sócio também pode precisar dos seus serviços.

Desvantagens:

A única desvantagem maior que se tem quando se abre uma clínica odontológica em conjunto, é a perda da sua autonomia. Isso porque o funcionamento do seu espaço deverá seguir não apenas as suas demandas, mas também as demandas do seu associado. E assim, nem sempre, ou melhor, quase nunca, as suas necessidades e interesses são os mesmos que os do seu sócio.

Diante disso, dividir o espaço requer um pouco mais de paciência para que cada um tenha o seu direito preservado, sem atrapalhar o funcionamento do serviço um do outro.

Independente do caminho escolhido é importante que o profissional da área da saúde enxergue a sua clínica odontológica como um empreendimento que precisa de atenção estratégica. É preciso investir parte do seu tempo para planejar ações para divulgação do consultório e aumento da qualidade do atendimento.

Investir em uma boa gestão pode impactar bastante nos resultados que a clínica te oferece todo mês. Por isso, é importante começar a pensar em investir em tecnologia para centralizar todos os processos da gestão – administrativa, financeira e estratégica – em um só lugar: um software de gestão e marketing para clínicas odontológicas.

No iMedicina nós oferecemos essa possibilidade! Conheça nossa proposta visitando a nossa página e entenda melhor como informatizar o seu consultório e atrair novos pacientes!

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: