Conheça as principais ações e projetos inspiradores realizados por dentistas

dentistas

Mesmo com a agenda lotada, muitos dentistas encontram tempo para realizar projetos sociais ou participar, como voluntários, de ações realizadas por ONGs em várias cidades brasileiras.

Iniciativas que transformam a realidade de famílias carentes, melhoram a qualidade de vida de inúmeras pessoas que necessitam de tratamento odontológico, mas encontram muita dificuldade para receber atendimento em serviços públicos.

Graças ao espírito de solidariedade e a responsabilidade social de tantos cirurgiões-dentistas estas pessoas têm a chance de exibir um sorriso saudável.

Dentistas do Bem

Profissionais de várias cidades brasileiras participam do projeto Dentista do Bem, realizado pela OSCIP Turma do Bem, fundada, em 1995, pelo dentista Fábio Bibancos. A iniciativa já está presente em mais de 1.500 municípios do Brasil e ultrapassou fronteiras, mobilizando profissionais em países da América Latina e Portugal. A rede reúne cerca de 16 mil dentistas de 10 países.

Cirurgiões-dentistas voluntários reservam espaço em suas agendas para atender crianças e adolescentes de baixa renda. O tratamento odontológico gratuito, realizado no próprio consultório do dentista voluntário, beneficia jovens na faixa etária de 11 a 17 anos.

Mais de 65 mil crianças e jovens carentes foram atendidos pelo projeto Dentista do Bem. A triagem é realizada geralmente em escolas públicas e instituições sociais. São priorizados os casos mais graves e jovens com idade para ingressar no primeiro emprego. O atendimento é garantido até o jovem completar 18 anos.

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

Dentistas atendem mulheres vítimas de violência

“Apolônias do Bem” é outra iniciativa da TdB, realizada em parceria com a Amil Dental. O foco do projeto é o atendimento odontológico a mulheres vítimas de violência doméstica. Começou em São Paulo, expandindo-se para o Rio de Janeiro e Espírito Santo. O projeto já beneficiou mais de 600 mulheres.

Dentistas são voluntários em projetos sociais

Comunidades ribeirinhas na Amazônia recebem atendimento odontológico graças ao trabalho realizado, desde 2011, pela OSCIP Doutores das Águas, da qual fazem parte cinco médicos e cinco dentistas. A equipe atende anualmente cerca de 1.300 pessoas em 18 comunidades.

A ONG Missão África conta com o apoio de dentistas, entre outros voluntários, para realizar atendimentos em comunidades de Moçambique. A 12ª viagem será realizada de 21 de abril a 1º de maio.

Na cidade de Araguaína, norte do Tocantins, nasceu o projeto “O essencial é invisível aos olhos”, criado para orientar deficientes visuais sobre os cuidados com a saúde bucal. A iniciativa partiu de dois projetos e alguns estudantes do curso de Odontologia de uma faculdade daquele município. Desenvolveram um manual em braile com informações sobre a estrutura da boca e orientações sobre a higiene bucal e tratamentos odontológicos.

A ONG SOS Dental foi fundada, em 2005. Com o apoio de dentistas voluntários, a ONG realiza mutirões para atender famílias de baixa renda. Oito anos depois, iniciaram o projeto Dentista na Favela, que atende casos de urgência no Complexo do Alemão, Rio de Janeiro. As dificuldades de acesso na tabela não limitaram o alcance do projeto.

Com o auxílio de motoboys, os voluntários chegam aos locais mais difíceis. Para isso, a ONG criou o “odontocase”, para transportar os materiais e instrumentos necessários para realizar procedimentos odontológicos básicos.

Gostou deste artigo? Confira outros textos em nosso blog! Boa leitura!

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira:

Já está de saída?

Junte-se a dezenas de milhares de Médicos e receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.

Ao inscrever na nossa newsletter, você está autorizando o iMedicina a enviar conteúdos de seu interesse. Jamais fazemos spam! Confira nossa política de privacidade.