Benefícios de uma agenda online para pacientes e profissionais da saúde

Já não é mais surpresa que a acessibilidade das tecnologias tem facilitado o cotidiano de todos nos mais diferentes objetivos. Da mesma forma, a rotina dos profissionais de medicina e demais áreas de saúde tem sido reestruturada graças a aplicativos disponibilizados para a área médica ou mesmo aplicativos inespecíficos, mas que são eficientes na rotina destes profissionais, como a agenda online do Google, por exemplo.

Imagine poder disponibilizar a sua agenda online de maneira que os seus clientes possam visualizar a sua disponibilidade de atendimento e agendar uma consulta também online, sem precisar entrar em contato direto com você ou com sua secretária?

Para médicos e outros profissionais liberais da área de saúde que, não raro, acabam desempenhando múltiplas funções, este tipo de facilitação na rotina diária faz muita diferença.

Pois estas ferramentas de agenda online disponíveis atualmente fazem isto pelo profissional. Estes serviços inovam em facilitar a marcação de consultas, trazendo vantagens não apenas para o médico ou outro profissional da área de saúde, mas também para a sua secretária/atendente e, principalmente, para a sua clientela, tornando o processo mais conveniente para todos.

Como o profissional de saúde pode utilizar uma ferramenta para a agenda online de consultas?

Pode-se dizer que a grande maioria dos profissionais de saúde utiliza algum tipo de agenda eletrônica virtual para organizar a sua própria rotina pessoal e facilitar o acesso a estas informações de qualquer lugar, sem a necessidade de dispor de uma agenda impressa com estas anotações.

Qualquer pessoa que possua um e-mail gratuito de qualquer provedor de internet, possivelmente já possui uma agenda associada a ele. É possível também que parte destas pessoas nunca tenha prestado atenção a isto.

Entretanto, uma agenda online pode fazer muito mais pelo profissional de saúde do que apenas organizar e facilitar a sua própria rotina. Alguns aplicativos são capazes de agregar funcionalidades a sua agenda virtual e torná-las ainda mais vantajosas para estes profissionais.

Abaixo são descritas duas agendas virtuais muito utilizadas na rotina destes profissionais e um aplicativo que pode incrementar as suas funções, permitindo o compartilhamento virtual com os clientes.

• Google Agenda. Este serviço é disponibilizado para todos os usuários cadastrados que possuam uma conta no Gmail ou outro e-mail do Google. É um aplicativo disponível na web e também para os dispositivos Android e iPhone.

O Google Agenda é um serviço de agenda ou calendário eletrônico virtual muito útil e já bastante utilizado de maneira inespecífica por pessoas que desejam organizar as suas atividades e compromissos utilizando este serviço. Para se conectar ao Google Agenda, é necessário apenas fazer o login e cadastrar uma senha para começar a utilizar o serviço.

Embora não tenha sido criada especificamente para a área médica, as funcionalidades deste aplicativo são imensamente vantajosas para estes profissionais liberais. Embora muitos a utilizem para organização de sua própria rotina de atendimentos na clínica, no hospital ou no consultório, ainda é restrito o número de profissionais da saúde que conhecem e utilizam as diferentes funcionalidades que facilitam ainda mais a rotina de trabalho.

No Google Agenda, é possível criar diferentes “agendas” com o mesmo cadastro renomeando cada uma de acordo com os objetivos profissionais ou pessoais, por exemplo.

• iCloud Agenda. A agenda do iCloud (ou iCloud Calendar) é simples, mas bastante funcional. Assim como na agenda do Google, este aplicativo também permite a adição de diferentes agendas no mesmo cadastro de usuário. Este serviço já vem nos dispositivos da Apple, como o iPhone e o iPad, mas é possível acessá-lo na página oficial do iCloud.

Há também formas de importar os dados do iCloud Agenda de seu iPhone para aparelhos com sistema Android e para ambientes do Windows através de alguns aplicativos como, por exemplo, o Sunrise Calendar.

Se você já utiliza estes serviços em sua agenda virtual do Google ou iCloud, mas deseja algo mais específico e eficiente, você precisa utilizar a ferramenta YouCanBook.Me.

Como o software YouCanBook.Me transforma a sua agenda online em uma poderosa ferramenta de trabalho?

Com o YouCanBook.Me, você não precisará fazer grandes mudanças. Este software se integra com a sua agenda virtual e possibilita que você tenha uma página de agenda online personalizada. A partir daí, basta disponibilizar o link para a sua clientela, permitindo o compartilhamento do seu conteúdo.

Este compartilhamento pode ser público, ou seja, sua agenda poderá ser visualizada por qualquer usuário a partir de uma pesquisa do Google; ou pode ser restrita ao seu público-alvo. Este último é o mais comum entre os profissionais liberais da área de saúde.

Com o compartilhamento de sua agenda virtual, os seus clientes poderão fazer o agendamento de consultas diretamente na agenda online compartilhada, sem a necessidade de entrar em contato com você ou com a sua secretária. O acesso do usuário pode ser feito por meio de qualquer computador ou dispositivo móvel (tablet ou celular).

No momento em que um novo agendamento é realizado, o profissional receberá uma notificação por e-mail com todos os detalhes da reserva. Este agendamento passa a constar automaticamente em sua agenda virtual.

Além do profissional, seus clientes também recebem notificações por e-mail com informações e lembretes de sua consulta. O usuário também poderá fazer alterações em seu agendamento online sem precisar entrar em contato com o médico. Basta verificar a disponibilidade de um novo horário e fazer a alteração em tempo hábil.

Esta ferramenta pode ser incorporada em sites, páginas do Facebook ou o e-mail do profissional, permitindo que usuários possam fazer as reservas diretamente a partir destes canais e no momento que lhes convier.

Vantagens adicionais das ferramentas de agendamento online de consultas

Além da conveniência óbvia que este tipo de serviço oferece para o profissional e para sua clientela, estas ferramentas digitais podem também auxiliar na estratégia de marketing digital do profissional de saúde ou de uma clínica, um consultório ou um hospital. A implantação deste tipo de serviço, além de facilitar a rotina de todos, ainda transmite uma imagem positiva de inovação e eficiência dos serviços prestados.

Além disto, disponibilizar a sua agenda online de maneira que o público possa ver o quanto é um profissional solicitado, pode servir como um marketing social que fala por si mesmo.

A agenda online tem ainda o diferencial de ficar acessível todo o tempo. Não raro as pessoas ficam dias planejando marcar “aquela” consulta tão necessária e não o fazem por simples falta de tempo. Dependendo do tipo de trabalho que desempenham, pode ser realmente difícil parar durante o horário comercial para fazer tal agendamento.

Isto acontece porque a grande maioria das clínicas, consultórios e hospitais também presta este tipo de serviço de agendamento de consultas dentro do horário comercial. Este sistema facilita a vida de quem tem esta rotina atribulada no trabalho e só tem disponibilidade para cuidar de seus interesses pessoais no final do dia.

Quais empresas da área médica já utilizam o agendamento online de consultas?

Algumas operadoras de planos de saúde particulares já utilizam o sistema de agenda online nos portais de algumas de suas redes de atendimento. É o caso de algumas cooperativas da Unimed, que têm disponibilizado esta ferramenta para os clientes associados. Com este sistema, o cliente segurado pode escolher na agenda online do médico credenciado o dia e o horário de atendimento disponível que lhe é mais conveniente.

A aceitação parece imediata, visto que vários profissionais médicos têm aderido a este novo sistema, que facilita a vida do profissional e de seu paciente, tornando muito mais simples o agendamento de consultas nestas operadoras de planos de saúde.

O Bradesco Saúde é outra operadora de planos de saúde que tem disponibilizado este serviço de agenda online de consultas em algumas cidades do estado de São Paulo. O objetivo, segundo informações da empresa, é expandir o sistema para outras cidades e regiões do país.

Outra melhoria prevista neste sistema do Bradesco Saúde é incluir outras especialidades no serviço, que funciona através do Programa Meu Doutor. Atualmente, é possível fazer o agendamento de consultas diretamente no ambiente virtual apenas para a especialidade de clínica médica. O detalhe neste serviço é que o segurado do Bradesco Saúde precisa aguardar uma notificação por e-mail ou SMS para conclusão do processo de agendamento.

Outras empresas que estão na internet, como a ConsultaClick, a BoaConsulta e a CM Tecnologia, utilizam esta ferramenta para viabilizar a agenda online de consultas médicas de forma independente, buscando intermediar esta relação entre os pacientes e os profissionais de saúde.

A vantagem para profissionais de saúde, clínicas, consultórios e hospitais que se cadastram nestas empresas de plataforma digital é a divulgação e a visibilidade de seu trabalho, além de simplificar a administração das agendas.

Enfim, a agenda online é uma tendência crescente e sem a menor chance de retrocesso. A adesão cada vez maior dos profissionais de saúde a estes serviços é explicada pelas características absolutamente vantajosas sob os mais diversos pontos de vista. Os serviços de agendamento online de consultas estão aí para redesenhar de maneira definitiva e positiva o cotidiano destes profissionais da saúde e da sua clientela.

Gostou deste texto? Então não deixe de ler outros textos interessantes em nosso blog!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: