Agenda online: cada vez menos pacientes faltando na consulta

Profissionais da área de saúde em geral enfrentam um problema em comum: o não comparecimento de pacientes em consultas médicas. Realinhar os pacientes com base na disponibilidade dos mesmos e de seus médicos nem sempre é uma tarefa simples, mas que também deixa de ser problemática graças ao surgimento da agenda online.

Imagine só a seguinte situação: o indivíduo agenda sua consulta médica para o único dia da semana em que ele não trabalha. Porém, ao chegar o grande dia, um imprevisto surge e ele nem se quer consegue avisar a clínica sobre o não comparecimento. Reagendar a consulta, apesar de ser um procedimento simples, nem sempre irá condizer com as necessidades do paciente e com a disponibilidade do médico.

Porém, o surgimento da agenda online permite que cada vez menos pacientes faltem em suas consultas médicas – principalmente quando o motivo para o não comparecimento está relacionado ao esquecimento. Quer entender como isso se torna possível?

A agenda online e seu potencial de eliminar simples falhas

Quando um paciente falta na consulta, já vimos que recolocá-lo na agenda com base em sua disponibilidade pode gerar alguns conflitos (principalmente considerando os horários que ele e seu médico têm disponíveis).

Porém, com a integração do serviço de agenda online na clínica, uma das primeiras mudanças notadas será a queda no número de pacientes faltando nas consultas. Isso porque, dessa forma, o profissional recepcionista poderá confirmar cada consulta logo no início da semana ou do dia (o que fica ao seu critério), seja por meio de uma simples ligação ou pelo envio de um SMS (sendo este segundo serviço também oferecido pela Imedicina). O lembrete, em ambos os casos, é a ferramenta de maior potencial para eliminar o esquecimento.

Além de diminuir a falta dos pacientes às consultas médicas, a agenda online também é intuitiva e de fácil compreensão visual. Sendo assim, basta uma “olhada geral” para que o profissional veja como está a agenda para cada turno e para cada profissional daquele dia ou semana em questão.

A agenda online também faz com que o profissional possa reagendar consultas com maior facilidade e organização, sem que seja necessário mexer nos horários de todos os outros médicos e pacientes (o que convenhamos, pode causar uma grande confusão mental para os envolvidos).

Quais são os outros benefícios da agenda online?

Além disso, a agenda online também conta com outros diferenciais que farão a diferença para a clínica médica. Com ela é possível:

-> Organizar diariamente, semanalmente e mensalmente os diferentes tipos de consultas com cada profissional da área de saúde;
-> Criar quantos turnos forem precisos para cada profissional da saúde (mesmo que em diferentes clínicas);
-> Possibilidade de definição de intervalos/compromissos entre uma consulta e outra;
-> Integração da agenda online com o modulo financeiro da clínica, o que permite que o valor da consulta seja automaticamente registrado no fluxo de caixa.

O que achou de conhecer mais sobre a agenda online e seus diferenciais na hora de evitar que os pacientes faltem as consultas médicas? Confira mais sobre o assunto filtrando-o na página inicial do nosso blog.

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: