Agenda vinculada ao prontuário eletrônico: conheça os benefícios para o consultório

Agenda vinculada ao prontuário eletrônico: conheça os benefícios para o consultório

As novas plataformas digitais permitem amplos benefícios para aqueles que as utilizam. Hoje, com o avanço tecnológico e demais meios eletrônicos, cada vez mais as pessoas têm procurado esses meios para se comunicar, realizar as suas tarefas e mais procedimentos que podem facilitar a rotina.

O alcance da tecnologia é tão grande que está sendo utilizado por grandes e pequenas empresas para realizar suas tarefas de gestão diária. No mercado, há diversos softwares que facilitam na administração, organização e demais procedimentos. Esses programas têm alcançado e ganhado espaço em hospitais, clínicas e consultórios.

Conheça o sistema de agendamento on-line

Um dos recursos tecnológicos mais utilizados por essas instituições é o programa de agendamento on-line, que permite agendar sua consulta com praticidade e agilidade aos pacientes. Além disso, pode ser um ótimo aliado na redução das tarefas de rotina nos estabelecimentos.

Isso porque o paciente não precisa enfrentar filas ou gastar tempo no telefone apenas para que agende sua consulta, ele pode realizar o acesso de onde estiver. Além disso, possui a liberdade de escolher o melhor horário e data de atendimento médico.

Os programas oferecidos possuem um armazenamento de dados. Sendo assim, você pode ter acesso a todas as consultas e procedimentos médicos realizados em um determinado período de tempo. Assim, quando for necessário emitir algum documento ou relatório, os dados estarão todos a salvos.

Ao oferecer o sistema de agendamento eletrônico, a instituição demonstrará que possui um diferencial para os seus clientes que buscam por agilidade e qualidade de serviços prestados e faz com que ele agende sua consulta de maneira simples e prática.

Entre os demais benefícios estão à facilidade de organização, a otimização de tempo e as gerências administrativas que a clínica ou consultório possuirá. Ao aderir a esse programa, os funcionários terão mais tempo livre para realizar tarefas emergenciais.

Esses procedimentos contribuem para desvincular a sua clínica do papel. Ao utilizar esse recurso antigo, vários equívocos podem acontecer, como, por exemplo, falta de armazenamento de dados, documentos e demais informações falhas sobre o paciente, confusão com horários, falta de controle, entre outros.

Além disso, estamos vivendo em uma época em que a sustentabilidade ambiental é prezada. Empresas e instituições que esquecem o papel para pensar na natureza ganham destaque no mercado. Um dos documentos médicos que mais utilizam papéis são os prontuários médicos.

Os prontuários eletrônicos geralmente são oferecidos com os mesmos softwares de agendamento on-line. Essa tem sido uma tendência cada vez maior utilizada por grandes hospitais e você pode adotá-la em sua clínica. Além da vantagem para que o paciente agende sua consulta online, ele poderá também ter facilidade para acessar o seu prontuário.

Como o prontuário médico eletrônico pode contribuir na minha clínica

O prontuário médico apresenta todas as informações de um paciente. O documento apresenta uma série de papéis que compõe a organização do tratamento e a terapia de medicamentos. O prontuário tem como função apresentar o registro legal das ações médicas.

Disponibilizar o documento em plataforma digital pode trazer diversos benefícios ao consultório e aos pacientes, pois apresenta uma agilidade em diagnósticos e tomadas de decisões. Além disso, o usuário pode acessar o sistema e recuperar dados caso necessário.

Os prontuários eletrônicos permitem um melhor fluxo de trabalho dentro da clínica. Ademais, melhora a organização da documentação, oferecendo uma maior clareza e legibilidade. Quando o prontuário é ilegível, fica frágil diante das informações apresentadas.

Os prontuários eletrônicos oferecem confidencialidade dos dados, restrição de acesso à visualização e autenticação dos dados fornecidos. Além da garantia de origem da informação, a integridade do documento.

No modelo eletrônico, apenas pessoas autorizadas podem modificar as informações, podendo assim haver um controle de acesso favorecendo a privacidade. No prontuário pela plataforma digital, o documento fica disponível a todo o momento para o acesso.

Assim, o pessoal autorizado pode solicitar a informação sempre que necessitar. O prontuário no meio eletrônico permite uma maior responsabilidade, qualidade, precisão e veracidade das informações no agendamento da sua consulta.

Nos prontuários não eletrônicos pode haver uma disfunção da verdade, funcionalidade e integridade dos fatos. Muitos materiais feitos a mão podem conter erros de dados dos pacientes, letras ilegíveis, nomes errados de medicamento ou de doses e tempo errado de tratamento. Por isso, é importante aderir ao sistema de prontuário digital e agende sua consulta.

Quais outros benefícios de obter uma clínica com plataformas digitais?

Além de prontuários médicos, diversos outros serviços podem ser emitidos ou realizados via plataforma digital, como, por exemplo, os atalhos de “agende sua consulta”, o sistema de notificação e lembretes de consultas para que os pacientes não se esqueçam da data marcada, serviços de atestados e receitas e resultados de exames.

Para a clínica, as vantagens podem ser observadas em emissão de recibos e boletos, administração financeira, controle de fluxo de caixa, conciliação de extratos bancários, contas a pagar e receber, controle de estoque, personalização de anamnese, entre outros. Enfim, são diversas as vantagens e benefícios para o consultório com a aderência das plataformas digitais.

Se você gostou desse artigo, continue navegando no nosso blog. Aqui você encontrará esse e outros assuntos relacionados a gestão de seu consultório ou clínica médica, bem como as vantagens tecnológicas para que agende sua consulta. Confira!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: