Agendamento de pacientes para dentistas: Quais tecnologias posso usar?

dentista

Pode parecer uma abordagem simplória, até porque ninguém mais lembra o telefone como uma tecnologia, mas vale lembrar que até mesmo o advento da roda é um marco tecnológico. Tecnologia é tudo que envolve processos criativos e científicos, pesquisa, trabalho e experimento, com a finalidade de atender a uma necessidade prática e para o dentista, a tecnologia está fortemente presente também.

Cabem perfeitamente nessa definição a roda, o telefone e até o fogo, mas por que tanta ênfase no telefone? É porque quando falamos do assunto em questão, qual seja o agendamento de pacientes para consultórios, nenhuma tecnologia causou tanto impacto como o telefone. Você já parou para imaginar como seria a vida do seu consultório de dentista sem um telefone?

Como as pessoas marcavam consultas?

Elas iam ao consultório, preenchiam a ficha e aguardavam a vez? Em determinados dias, você teria uma enorme fila de pacientes, alguns com dor de dente, e, em outros, o consultório vazio.

Colocando-se do lado do cliente, imagine, quando o telefone não era ainda popular, a pessoa ter que andar até o jornaleiro, comprar ficha de telefone, ir ao orelhão e torcer para ele funcionar… Imagine tudo isso com dor de dente…

Com o aparecimento das tecnologias móveis ficou mais fácil. O cliente pode ligar a qualquer hora, de qualquer lugar, mas lembremos: toda tecnologia está fadada a ser superada e se tornar obsoleta.

Por que a tecnologia?

Da roda ao telefone celular, tudo que é criado tem por finalidade melhorar a vida das pessoas. A tal ponto que, ao olhar para trás, as pessoas não conseguem imaginar como seriam suas vidas sem essas engenhocas, que, não faz tanto tempo, eram vistas por alguns como luxos desnecessários.

Tudo bem. No dia a dia, ninguém é obrigado a acompanhar a última inovação tecnológica nem ter o último lançamento, tampouco aprender a mexer com a única engenhoca. Acredite, é possível, mais econômico e pode ser até mais agradável viver sem elas, ignorá-las, mas quando se trata dos negócios a coisa muda de figura.

Tecnologia e agendamento

Antes de chegarmos ao escritório do dentista, vamos pegar alguns exemplos práticos de outros segmentos, para depois aplicarmos ao que nos interessa. Por exemplo, hoje é possível você, acessando o site de uma agência de viagem ou uma companhia aérea, comprar a passagem e agendar online sua viagem. É possível, ainda, fazer a reserva no hotel através da agência e locar um veículo no aeroporto de destino, tudo pela internet, sem mover uma única palha além do teclado do seu computador. Ou do seu celular…

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

Hoje em dia é possível fazer compras no supermercado pela internet. Já pensou fazer isso por telefone? Nem pensar. Você escolhe os produtos, põe no carrinho virtual, escolhe a forma de pagamento e agenda a data da entrega. Em todos os casos, são processos mais complicados do que marcar hora no dentista, não é verdade. Logo, não fica bem para o dentista não ter um recurso parecido.

Benefícios para o dentista e para o cliente

Imagine que o seu consultório ou clínica tem um site na internet e, através dele, o cliente pode marcar a consulta com o dentista. Ao acessar o site, o cliente tem acesso aos horários disponíveis no consultório do dentista, escolhe o horário e preenche as informações necessárias. Em seguida, recebe a confirmação por e-mail do agendamento e, mais à frente, próximo à consulta, uma lembrança do compromisso.

Imagine, então, que o cliente está agonizando de dor de dente e tem muita pressa. Ele próprio pode consultar a agente do dentista ou da clínica para estimar o tempo de demora, fazendo comparação com outras alternativas.

Para o dentista, o primeiro benefício é reduzir o número de vezes que tem que atender ao telefone, deixando de dar atenção ao paciente que está sendo atendido, mas isso é só um pequeno mimo. A tecnologia pode trazer muito mais, proporcionando maior organização do consultório, da própria agenda, controle de caixa e estimativa de receitas, além de oferecer ferramentas para a melhora do relacionamento com os clientes.

Os recursos tecnológicos

A excelente notícia é que os recursos tecnológicos existem e o custo não é nada exorbitante. Há excelentes ferramentas gratuitas para construção de sites, mas não é necessário recorrer a elas.

Existem sistemas com módulos específicos para o próprio dentista desenvolver o site da clínica ou consultório. Marcar a consulta com o dentista através do site é muito simples. Basta que o site esteja integrado ao software de gestão do consultório do dentista e tanto esse último quanto o paciente tenham a mesma visão da agenda.

O principal recurso tecnológico é o software, que deve ter agenda eletrônica de fácil preenchimento, módulos práticos para cadastro de preços de consultas e tratamentos, preenchimento e impressão de receitas e ficha de clientes.

Além disso, o software deve ter recursos capazes de oferecer um histórico do cliente, a vida dele enquanto paciente do consultório do dentista, o que pode auxiliar no desenvolvimento de um relacionamento duradouro.

Uma forma de manter esse relacionamento duradouro é desenvolver um blog no site. Fazer um blog é uma das coisas mais simples da atualidade. Você pode alimentá-lo com artigos relevantes para a saúde dos seus clientes cadastrados e mandar esses artigos por e-mail. É uma forma de fazer com que eles sempre lembrem do dentista.

Em resumo, apenas três tecnologias baratas vão fazer o dentista melhorar muito o processo de atendimento. Basta um site, um bom software de gestão e, claro, a internet. Acesse nosso blog e conheça mais sobre o software iMedicina!

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira:

Já está de saída?

Junte-se a dezenas de milhares de Médicos e receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.

Ao inscrever na nossa newsletter, você está autorizando o iMedicina a enviar conteúdos de seu interesse. Jamais fazemos spam! Confira nossa política de privacidade.