Agenda desorganizada: saiba como resolver esse problema no seu consultório

agendamento

Para um consultório ou clínica atender aos pacientes de forma adequada, ter uma agenda organizada é fundamental. Somente assim será possível dar a atenção adequada para cada pessoa sem fazê-las aguardar horas na sala de espera. Portanto, o agendamento está diretamente relacionado ao sucesso do seu estabelecimento. É importante destacar, no entanto, que essa tarefa se apresenta como um desafio para muitos dos profissionais de saúde. Hoje, há uma série de recursos tecnológicos, como a agenda iMedicina, que foi pensada para facilitar esse processo.

Como organizar o agendamento do seu consultório

Alterne primeiras consultas e consultas de rotina

Para quem deseja gerir melhor o seu agendamento, intercalar primeiras consultas com consultas de rotina é de extrema relevância. Isso porque os atendimentos iniciais podem ter duração de mais de uma hora, enquanto as consultas rotineiras tendem a demorar de 20 a 30 minutos. Não deixe de registrar na agenda quais são primeiras consultas e quais são retornos, pois assim será mais simples estipular o tempo de atendimento. Encaixe os horários de forma a balancear os dois tipos de agendamento para assim otimizar o expediente diário.

Confirme os horários um dia antes

Crie o hábito de entrar em contato para que o paciente não se esqueça do agendamento. Com isso, o seu expediente não ficará comprometido e será possível abrir espaço para encaixes de emergência em lugar dos horários desmarcados.

Determine um intervalo entre os horários marcados

Por segurança, a melhor solução é deixar alguns minutos entre as consultas. Assim, se algum dos pacientes atrasar ou se um atendimento for um pouco além do planejado, a próxima pessoa não será prejudicada.

Conheça bem os seus pacientes

Saiba o histórico de saúde dos seus pacientes para agilizar o atendimento. Da mesma forma, é fundamental conhecer os hábitos e características das pessoas que buscam o suporte médico. Ou seja, se as consultas de um indivíduo costumam ser mais longas por qualquer motivo, a saída é deixar um espaço maior entre os agendamentos.

Utilize ferramentas para organização

Existem atualmente uma série de recursos desenvolvidos para simplificar os agendamentos. Além disso, as agendas de papel vão contra o movimento de sustentabilidade que devemos almejar. Em papel, é bem mais demorado administrar remarcações e cancelamentos de consultas.

O iMedicina é um software de gestão para consultórios e clínicas que aumenta a eficiência na execução de tarefas cotidianas. Por permitir que agendamentos e outras atividades sejam feitas com maior rapidez, sobra mais tempo para você se dedicar a outros aspectos do negócio. Aproveite essas brechas para pôr em prática os intervalos de segurança já mencionados.

 Os benefícios do iMedicina para agendamento

Entre os pontos positivos de uma agenda do iMedicina estão o caráter intuitivo e a praticidade. Com um número mínimo de toques, o profissional consegue visualizar os compromissos diários, semanais e mensais.

Cada tipo de consulta tem uma cor, o que deixa a identificação bastante clara. Em um clique, dá para se trocar o horário de um compromisso, bem como definir intervalos entre os afazeres. Por fim, os agendamentos no iMedicina estão vinculados ao módulo financeiro do software, o que significa que o preço do atendimento será anotado de modo automático. No entanto, a secretária pode atualizar o valor praticado e acrescentar custos de procedimentos conforme necessário.

Conheça nossa proposta visitando a nossa página e entenda melhor como informatizar o seu consultório e atrair novos pacientes!

Gostou deste artigo? Então não deixe de conferir os outros textos do nosso blog.

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: