Agendamento online? Devo mesmo implantar em meu consultório?

Otimizar. Essa é a palavra-chave que encabeça o sucesso em diversos tipos de negócio. Consultórios médicos não ficam fora da lista. Profissionais da saúde estão optando por um novo sistema, que pretende facilitar tanto o dia a dia de trabalho, quanto a vida dos pacientes. O agendamento online oferece a ambas as partes uma maior organização e exatidão quando o assunto é marcar consultas.

O aumento de organização e a agilidade presente em um agendamento online traz benefícios surpreendentes a pontos que ninguém imagina. Coisas simples, como um ambiente de trabalho e de atendimento mais tranquilo. Os pacientes ficam satisfeitos, já que a tranquilidade que acompanha um rápido agendamento de consultas liga-se a um acolhimento de qualidade.

A facilidade do agendamento online

A tecnologia existente nesse software de agendamento dribla as dificuldades que diversas clínicas médicas vivenciam ao lidar com o grande número de ligações em busca do agendamento de consultas. O serviço pode até ser arquitetado da melhor maneira possível, com secretária e diversas linhas telefônicas a disposição. Porém quando a demanda é grande, as linhas de telefone ficam ocupadas, os horários começam a se tornar indisponíveis, além da demora de retorno aos pacientes. Isso causa constrangimento para ambas as partes.

Esse serviço funciona como uma espécie de secretária virtual para os médicos, trazendo agilidade e perspicácia ao serviço. O uso de softwares e sites que possuem o agendamento online é uma prática que tem crescido constantemente no Brasil. Toda essa ideia surgiu nos EUA, através do ZocDoc. Esse modelo existe desde 2007, e possui em torno de 1 milhão de consultas marcadas mensalmente.

Chega de faltar consultas!

Dentre tantas facilidades desse tipo de serviço, o agendamento online tem sido bastante eficiente para auxiliar na diminuição dos não comparecimentos. Enquanto no agendamento tradicional (pessoalmente ou via telefone) as faltas são em torno de 12%, apenas 2% dos pacientes não cumprem com o compromisso ao fazer o agendamento online.

Com softwares e sites que dão o suporte ao agendamento online, é possível organizar o seu consultório de diversas maneiras: gestar de uma melhor forma os horários, realizar um controle financeiro mais minucioso, gerenciar seus pacientes, diminuir o número de faltas em consultas, aumentar o rendimento próprio e também de toda a equipe.

Vantagens para todos os lados

Além da melhora na qualidade de serviço prestado pela clínica, é válido levar em conta os benefícios oferecidos aos pacientes. Quando se apresentam vantagens ao público, a chance do produto ser adquirido é maior. Ao optar pelo agendamento online, o paciente pode contar com a ajuda de um software programado para avisá-lo (pelo menos um dia antes) sobre sua consulta, seja via telefone ou e-mail.

A praticidade é outro benefício que é importante. Pode soar repetitivo, mas o fato do agendamento online tornar o processo mais fácil faz com que o paciente se fidelize à sua clínica. A independência por trás desse serviço conforta o paciente, já que basta ele acessar a plataforma, buscar os profissionais que precisa e agendar sua consulta.

O agendamento feito através do telefone é uma prática que já não satisfaz os pacientes. Sua clínica deve obter o agendamento online. A programação de agendamentos irá gerenciar as solicitações e consultas já marcadas, fazendo o envio de lembretes de maneira automática. O aumento do bom desempenho do serviço faz com que a equipe estabeleça metas, sempre em busca de melhorias.

Outro ponto de suma importância é a possibilidade de promoção de sua clínica. A oportunidade de compartilhar a disponibilidade dos médicos com os pacientes, e ainda o suporte de agendamento online 24 h chama e prende a atenção do público-alvo.

Diferente do modelo tradicional de agendamento, o agendamento online traz uma flexibilidade na agenda do consultório. Existe a possibilidade de começar e terminar a agenda dentro dos horários que achar necessário, encaixando seus pacientes sem enfrentar nenhuma burocracia. A facilidade em programar os turnos de atendimento também é um grande diferencial. Ainda existe a possibilidade de efetuar um bloqueio naqueles horários que você não puder atender.

Reagendar consultas, aumentar sua duração e organizar da melhor forma possível a agenda de seu consultório. O agendamento online é a ferramenta que promete (e traz) uma facilidade tanto para você quanto para toda sua equipe. A oportunidade de realizar todas as mudanças que precisar, e esticar essa flexibilidade aos pacientes. Essa é a nova era!

Listamos abaixo as vantagens tanto para os profissionais quanto para os pacientes, ao aderirem o agendamento online:

1. Vantagens para o profissional
• Maior comodidade no agendamento;
• Gestão toda virtual de sua agenda;
• Administração de mais de um consultório ao mesmo tempo;
• Diminuição de ausência e/ou atrasos em consultas, por parte dos pacientes;
• Notoriedade online;
• Avisos de pagamentos de consultas pendentes

2. Vantagens para o paciente
• Aprimoramento no atendimento, tanto telefônico quanto on-line;
• Lembretes através de mensagens eletrônicas referentes a consultas;
• Disponibilidade de listagens de profissionais credenciados no site;
• Pode agendar consultas fora do horário comercial.

Gostou desse artigo? Quer saber mais sobre isso e sobre esse e outros assuntos? Confira outros textos em nosso blog!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: