Agendamento online: tudo o que você precisa saber sobre o sistema para clínicas

Todo consultório precisa ter um acompanhamento completo de todas as consultas agendadas. Isso já é regra! Dados sobre pacientes, horários marcados, médicos procurados, consultas com prioridade, endereços e pacientes conveniados ou particulares. Enfim, uma série de informações precisa ser detalhada e arquivada para o acervo da clínica.

O que muitos profissionais ainda se confundem é na execução dessa tarefa. Por mais que o agendamento pareça ser um processo simples, alguns ainda se deixam cometer erros que são sentidos em outras etapas durante a consulta.

Descomplicando o trabalho dos profissionais, há o uso do agendamento online, que é muito procurado por consultórios e centros médicos. Essa ferramenta, que funciona como uma secretária digital, se mostrou útil para dar maior praticidade à equipe médica e também ao paciente.

Mas você pode se questionar: “Ok, mas o que é um agendamento online? Como ele funciona? E os resultados?”. Calma, vamos detalhar de maneira simples.

O que é o agendamento online?

O agendamento online é um sistema eletrônico que permite ao paciente marcar sua consulta. Isso mesmo, a clínica utiliza essa agenda compartilhada com os profissionais do estabelecimento, que supervisionam as consultas que os próprios pacientes marcam.

Explicando mais claramente, o paciente escolhe o horário, o dia e o médico por quem deseja ser atendido. Porém, ele ainda possui a opção de a clínica agendar sua consulta. Todos os passos que seriam realizados se o paciente estivesse na clínica são feitos totalmente online.

É oferecido ao cliente a oportunidade de desmarcar ou alterar o agendamento feito por ele. O tempo permitido para realizar essa ação é determinado pelo sistema a comando da equipe da clínica, basta o paciente ser avisado e escolher outra hora apropriada.

Por ser um sistema compartilhado, a agenda online integra os atendimentos feitos via telefone junto com os atendimentos feitos na plataforma eletrônica e os armazena em uma só rede de dados de pacientes, sem correr o risco de perdê-los. Você e sua equipe não ficarão perdidos se houver perda ou extravio de alguma informação necessária para outro procedimento.

O agendamento on-line possui serviço 24 horas. Ou seja, o paciente pode marcar sua consulta a qualquer momento e acessar o sistema em qualquer dispositivo, inclusive em um smartphone. Caso ele se esqueça do compromisso, o software também envia lembretes de aviso. Esses avisos podem ser mandados via telefone e e-mail.

O agendamento online para os funcionários do consultório médico

Outros recursos incluídos na agenda online também são eficazes para os profissionais médicos. Alguns são os compartilhamentos de dados para qualquer profissional autorizado a acessar essas informações. Os técnicos detêm a liberdade de verificar o histórico de consultas e sugerir alterações.

Para a equipe médica, é possível comandar o sistema para realizar automaticamente o registro de follow-ups de consultas realizadas, evitando custos de telefonia e com recursos humanos, abrindo um espaço de tempo maior para a equipe se preocupar com outras tarefas que precisam de mais atenção.

Muitas vantagens são obtidas com o uso do agendamento online. Incorpore o uso dessa poderosa tecnologia na rotina do seu consultório. Você verá as mudanças acontecerem repentinamente e o trabalho fluirá positivamente.

Gostou do artigo? Acesse nosso blog para conferir outros textos e muito mais!

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira: