Alie agendamento online com SMS e melhore a sua clínica médica

Agendamento online e envio de SMS: vantagens para os profissionais da saúde

O ritmo da vida moderna é intenso. Com isso, para otimizar o tempo, as pessoas buscam meios mais rápidos para cumprir os compromissos do dia a dia. Esse aspecto ficou mais acentuado com o advento da internet, que possibilitou o desenvolvimento de inúmeros sistemas de informação, comunicação e a execução de várias atividades à distância, como, por exemplo, o agendamento online de consultas e exames.

Aprendemos rapidamente a viver e usufruir das facilidades do mundo virtual. E a querer, cada vez mais, serviços digitais de qualidade. Portanto, compensa muito pensar em todos os meios para tornar o nosso trabalho mais eficiente e dinâmico, além de buscar diferenciais para projetar a nossa marca.

O setor de saúde tem que evoluir nesta direção. O mercado é bastante concorrido e muito sensível a reclamações. Portanto, é vital manter um padrão de qualidade nos serviços e atendimento. A opinião de um cliente insatisfeito pode afetar a imagem da organização e dos profissionais.

Por isso, investir no relacionamento com o cliente é essencial ao sucesso do negócio. Isto implica na adesão às tecnologias para modernizar e tornar mais eficiente a gestão do negócio. Afinal, um serviço de saúde não existe sem pacientes, os quais, satisfeitos com o atendimento, espontaneamente farão a tradicional propaganda boca a boca, enaltecendo as qualidades do estabelecimento.

É importante considerar que a crescente demanda nos serviços de saúde pode gerar vários transtornos e gastos desnecessários se não houver uma gestão eficiente e eficaz, especialmente quando do tratamento é dispensada a parte mais importante do negócio – os pacientes e os profissionais que realizam os atendimentos. As inovações tecnológicas estão aí para melhorar todos os processos. Acompanhar as tendências e buscar soluções inovadoras para se destacar no mercado e, claro, conquistar a fidelidade da clientela, é fundamental para manter-se forte no mercado.

Qualidade no atendimento

Quando uma pessoa busca um serviço de saúde, espera ser bem atendida. Ninguém quer passar horas aguardando atendimento pessoal ou telefônico, quando é possível agregar, aos processos gerenciais, tecnologias digitais de informação, comunicação e relacionamento com clientes e parceiros.

As pessoas querem economizar tempo e dinheiro. Ninguém aguenta ficar muito tempo em uma sala de espera para fazer algo simples, como o agendamento de uma consulta ou exame. Sendo assim, implantar o agendamento online é uma decisão inteligente, que proporciona vários benefícios aos empreendedores e profissionais da saúde.

Sem o agendamento online, o estabelecimento é obrigado a dispor de uma equipe para o atendimento pessoal ou por telefone. Ou seja, há um gasto maior com folha de pagamento, encargos e telefonia. Além disso, este fluxo sobrecarrega o pessoal de atendimento e congestiona as linhas telefônicas, deixando as pessoas mais irritadas e impacientes com a demora. Sem contar que potenciais clientes – aqueles que ainda não conhecem os serviços – podem desistir e buscar outra clínica. Em uma época como a atual, dá para perder clientes? Claro que não!

Para resolver o problema, não há “jeitinhos” ou “ideias mirabolantes”. Há, sim, soluções tecnológicas desenvolvidas para atender às necessidades do setor da saúde. Neste sentido, a nossa empresa desenvolveu um software com várias funcionalidades para melhorar a gestão de serviços de saúde.

Inove a gestão e conquiste mais clientes

O iMedicina é o software ideal para a gestão de relacionamento com clientes de clínicas e consultórios médicos, odontológicos, de fisioterapia e outros. É um sistema completo, capaz de executar várias funções, que possibilita um eficiente controle administrativo e financeiro e, principalmente, um sistema ágil de informação e comunicação com os públicos interno (equipe) e externo (pacientes).

Com o iMedicina, é possível ter uma agenda muito mais organizada, banco de dados detalhado, gerenciar tarefas, efetuar os lançamentos do fluxo de caixa, obter dados estatísticos e gerar gráficos que possibilitem uma análise detalhada no negócio, bem como o perfil da clientela, relatórios gerenciais, criar o site, blog e desenvolver estratégias de marketing, conforme a segmentação do público atendido e, principalmente, oferecer ao público algo valioso – o agendamento online de consultas e exames.

Como o sistema permite o acesso remoto, o profissional poderá acessar, a qualquer momento, as informações sobre o paciente, dados administrativos e financeiros de seu consultório ou da clínica onde trabalha com total segurança. Inclusive, ao atender um paciente internado em um hospital, por exemplo, o médico terá acesso aos dados do prontuário eletrônico. Também é possível compartilhar informações com outros especialistas que prestem atendimento aos mesmos pacientes.

Prontuário Eletrônico GratuitoPowered by Rock Convert

Agendamento online

Entre as aplicações deste software, destacam-se o agendamento online e o envio de SMS aos clientes. São dois recursos que agregam valor aos serviços prestados, proporcionando praticidade, agilidade, redução de erros na marcação de consultas e exames, banco de dados mais completo sobre cada cliente, compartilhamento de informações entre os vários especialistas da clínica, bem como a possibilidade de incluir o público, com a devida autorização, no sistema de marketing digital para o envio, por exemplo, de e-mail marketing.

O agendamento online de consultas e exames torna a vida muito mais prática. O cliente não precisa se deslocar à clínica, ao consultório ou ao laboratório para marcar o atendimento desejado. Nem aguardar o atendimento por telefone. Basta utilizar qualquer dispositivo conectado à internet – celular, tablet ou notebook – para acessar o site e preencher o formulário de agendamento online.

A plataforma dispõe de todos os dados necessários para que o paciente efetue a marcação. É possível incluir nome e registro profissional, endereço da clínica ou consultório, horários disponíveis, etc. O profissional pode, inclusive, disponibilizar a agenda parcial, com a finalidade de preencher os horários que costumam ficar ociosos.

O sistema, automaticamente, informa a data e o horário do atendimento. O melhor é que o cliente poderá fazer a solicitação em qualquer momento, já que o sistema pode funcionar 24 horas, em qualquer dia da semana. A plataforma de agendamento online também possibilita a remarcação de um procedimento, com total segurança no controle de informações.

O agendamento online é simples, rápido e resulta em grande economia, uma vez que elimina a necessidade de manter uma estrutura ampla de atendentes no call center. Além disso, o sistema está integrado ao atendimento presencial e telefônico, evitando, assim, que consultas e exames sejam marcados nos mesmos horários.

A plataforma armazena os dados e, a qualquer momento, é possível consultar o histórico de agendamentos online, além de gerar relatórios com informações específicas, tais como os períodos com maior fluxo de atendimento, o perfil do público, os serviços mais solicitados, a quantidade de cancelamentos, as remarcações, entre outros dados que permitem uma análise criteriosa sobre o andamento do negócio e servem de base para renovar o planejamento estratégico da clínica para o ano seguinte.

Agendamento online aliado ao SMS

Com tantos compromissos, fora os imprevistos do dia a dia, não é difícil esquecer uma consulta ou exame agendados com muito tempo de antecedência. Para reduzir o número de faltas, clínicas e consultórios costumam entrar em contato, geralmente por telefone, para lembrar o paciente sobre o compromisso marcado. Quanto trabalho para uma secretária! Sem falar do custo com o serviço telefônico, já que alguns pacientes informam apenas o número de telefone celular. São dezenas de ligações ao mês.

Por isso, o software iMedicina possibilita o envio de lembretes aos telefones celulares dos clientes. É muito mais rápido e econômico. Através do SMS, a organização ou o profissional da saúde poderá enviar lembretes ao cliente, sobre a data e o horário do atendimento ou outras solicitações pertinentes.

O SMS, além de prático, é menos invasivo, se comparado a uma ligação telefônica em horários indesejáveis. Além disso, o envio de SMS traz outro resultado positivo – a redução de faltas às consultas e exames em até 30%. Quando o paciente remarca a consulta ou exame, pode-se, por meio do SMS, oferecer a outros pacientes a possibilidade de anteciparem suas consultas, bastando confirmar com uma resposta à mensagem recebida.

O agendamento online tem outras vantagens, como a redução de gastos com papéis, impressão de formulários, espaço para o arquivamento de prontuários, agilidade na pesquisa de informações de pacientes. Com alguns cliques e poucos minutos, dá para resolver muita coisa.

O agendamento online, aliado ao envio de SMS, já é uma realidade para médicos, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas e demais profissionais da saúde. O iMedicina tem todas as ferramentas necessárias para revolucionar a gestão de sua clínica ou consultório. A plataforma de agendamento online, sem dúvida, é uma facilidade que conquistará o público.

Oferecer o agendamento online é imprescindível na época atual. As pessoas vivem conectadas o tempo inteiro e são conquistadas por todas as facilidades que a tecnologia traz para o dia a dia. Se você ainda não possui o sistema de agendamento online, conheça o software iMedicina.

O custo-benefício mostrará que vale a pena investir neste recurso para otimizar o funcionamento de sua clínica ou de seu consultório. Com isso, você terá muito mais tempo para concentrar-se em outras questões, como dar continuidade ao aperfeiçoamento profissional, expandir os negócios, associar-se a outros empreendimentos da saúde, etc. Com o agendamento online integrado ao SMS, sem dúvida, você dará um passo importante para melhorar o gerenciamento de seus negócios.

Gostou deste artigo? Confira outros textos em nosso blog!

metodologia imedicinaPowered by Rock Convert

Deixe seu
comentário

Compartilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin

Assuntos
Mais Procurados

Clínicas Digitais | Conheça o Livro
iMedicina Software Gratuito - Conheça!

Ainda não encontrou
o que buscava?

Método iMedicina

O iMedicina é uma das 10 Maiores Empresas de Tecnologia da Área de Saúde do Brasil, segundo a Distrito.me

Auxiliamos Profissionais de saúde nos 3 Pilares Fundamentais que precisam para prosperar na carreira:

  • 1) Atração de pacientes
  • 2) Atendimento com Eficiência e Tecnologia
  • 3) Relacionamento e fidelização

Já está de saída?

Junte-se a dezenas de milhares de Médicos e receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.

Ao inscrever na nossa newsletter, você está autorizando o iMedicina a enviar conteúdos de seu interesse. Jamais fazemos spam! Confira nossa política de privacidade.

Junte-se a Dezenas de Milhares de Médicos

Receba no seu email os melhores conteúdos sobre gestão, empreendedorismo e marketing em saúde.